O que fazer quando o marido esfriar com a esposa?

Perguntado por: aaragao6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Tirem um dia ou uma noite da semana só para vocês, longe dos filhos, amigos e parentes. Saiam para conhecer novos lugares, restaurantes diferentes, casas de show ou até mesmo um motel. Todo casal precisa de um tempo a sós para esquentar a relação.

A falta de diálogo é um dos principais motivos para o casamento esfriar. Muitos casais associam as conversas às brigas e isso não é saudável. É fundamental estabelecer um canal de comunicação aberto e que permita que ambos digam tudo o que acham importante - SEMPRE.

Às vezes o relacionamento esfriou porque um dos dois pode estar se sentindo sufocado. Isso pode ser causado por uma série de cobranças de uma das partes ou porque simplesmente sentem falta de mais liberdade. Também pode demonstrar que o casal está em sintonias diferentes, um quer demais enquanto o outro quer de menos.

Para isso, não seja drástica. Dessa forma, comece a dar gelo aos poucos, deixando ele perceber que está te perdendo. Se você é muito simpática, manda mensagens todos os dias, fala com ele direto, é excessivamente carinhosa, pare agora! Isso mesmo, deixe ele sentir sua falta, mas comece aos poucos.

Como lidar com o sentimento de desprezo?

  1. Valorize-se. Faça o seguinte questionamento: é possível ser amado e valorizado por outra pessoa, sem aprender a amar e valorizar a si próprio? ...
  2. Não tente controlar o que não depende de você ...
  3. Mude o foco. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Não há nada mais tóxico ao casal do que uma situação de constante disputa, já que isso corrói pouco a pouco o relacionamento, até se tornar algo insuportável. A convivência com alguém que demonstra estar o tempo todo fiscalizando os atos do outro, só para ter razão, pode destruir o casamento.

Com todos os compromissos e discussões que chegam com os casamentos, é importante que casais encontrem leveza quando as coisas ficam mais pesadas porque a risada é uma boa cura. Se vocês dois já não conseguem mais rir juntos, pode ser um sinal de que precisam de ajuda para sair desta fase.

Seja grato pelo que tem.
Isso nem sempre é fácil, principalmente quando se está num relacionamento infeliz. Mesmo assim, esse tipo de atitude pode ajudar você a enfrentar a situação, trazendo certa alegria à sua vida. Todos os dias, tire um tempo para pensar nas coisas pelas quais é grato.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

Relacionamento frio: dicas para combater o problema

  1. Apimentem a vida sexual. Novidades são sempre bem-vindas na rotina sexual de um casal. ...
  2. Façam mais coisas juntos. ...
  3. Tenham momentos exclusivos para o casal. ...
  4. Reduzam o uso de TV e celular. ...
  5. Revisem a decoração do quarto. ...
  6. Relembrem sempre os primeiros momentos.

Ocupe-se com outras coisas
Um marido que não te ama será infiel, isso acontece muito. Por isso, vale a pena ocupar-se com outras coisas. Foque em você mesma e não no seu relacionamento. Ele pode não ter mais futuro, mas você ainda tem uma vida inteira pela frente, mesmo que decida seguir sozinha.

Dê espaço. Ele não vai ter a chance de sentir sua falta se vocês estiverem sempre se falando ou se encontrando. Dê a ele a chance de ver como seria a vida sem você se afastando por um tempo. Um dos dois vai ter que se afastar para a experiência funcionar.

Quando marido e mulher demonstram desprezo um pelo outro é sinal de que, se não houver uma intervenção para ajudá-los, o relacionamento dificilmente sobreviverá. A raiz desse problema pode começar de mansinho, com atitudes que ferem o outro sem pedido de perdão, e falta de diálogo.

Aqui estão alguns sinais de que ele pode estar pronto para terminar:

  • Ele não quer mais conversar com você
  • Ele não demonstra mais carinho.
  • Ele passa cada vez menos tempo com você
  • Ele está sempre irritado ou infeliz quando está por perto.
  • Ele já não faz planos para o futuro com você

Desse modo, sem a abertura para ele, não há muito o que esperar do relacionamento além da incompatibilidade entre vocês. Assim, quando o casamento chega ao ponto no qual você e sua esposa não conseguem conversar sobre absolutamente nada sem discutir, significa que já está na hora de pedir o divórcio.

Uma das coisas mais importantes em um casamento é conhecer, verdadeiramente, o outro e também deixar-se ser conhecido. Muitos casais não se revelam, não sabem nada sobre o outro e isso é um caminho de frustração.

Você se sente completamente mal-amado ou pior, se sente negligenciado e humilhado. Seu cônjuge o decepcionou de alguma maneira importante. Talvez seu cônjuge não tenha contribuído financeiramente para o seu casamento e esteja completamente dependente do seu apoio financeiro.

Quando o homem quer terminar o que ele faz? Ele pode começar a se afastar fisicamente e emotionalmente. Pode deixar de ligar, de marcar encontros e de dar carinho. Tudo isso pode ser um sinal de que ele não está mais interessado no relacionamento.

7 coisas que você nunca deve tolerar em seu relacionamento

  1. Controle no relacionamento. Quando você aceita ter um relacionamento, deseja compartilhar sua vida com essa pessoa. ...
  2. Agressividade. Atenção! ...
  3. Falta de confiança. ...
  4. Chantagem emocional. ...
  5. Bullying com o seu corpo. ...
  6. Mentiras. ...
  7. Desprezo.

É muito mais comum, do que vocês imaginam, pacientes com medo do sofrimento do divórcio, e crença de que tudo se acabou, que nunca mais terão um parceiro (a). Preferem viver infelizes em seus casamentos, até muitas vezes suportando infidelidades e também sendo infiéis, mas não conseguem pensar em separação.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito.