O que fazer quando o marido e orgulhoso?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Por isso, é necessário que o cônjuge tenha paciência, humildade e sabedoria para ajudar o marido ou esposa a reconhecer o problema. “Não em uma discussão acalorada, mas em tempos de bonança, quando os dois possam conversar”.

Quando exagerado, denota pretensão de superioridade e até arrogância. É um sentimento que pode desencadear muitos problemas nos relacionamentos, já que está associado à dificuldade em ceder e admitir seus erros e defeitos. O orgulho causa problemas até antes de um relacionamento ser estabilizado.

Lembre-se, busque uma comunicação não violenta, não ofenda seu companheiro(a), mostre o seu lado de como você queria que as coisas fossem, mas não fique falando coisas como "você não fez isso" ou "você é orgulhoso(a)". Na comunicação não violenta não devemos apontar o dedo para outro, mesmo que ele esteja errado.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

Orgulho ferido = ferida emocional
A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

As pessoas orgulhosas transmitem muitas queixas mentais devido ao seu ego exagerado, reclamando de pessoas, de situações, do tempo, do país, etc. Isto inevitavelmente fará com que elas saltem de um conflito para outro. “Se não moderarmos o orgulho, ele será o nosso maior castigo.”

O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). É o coração quebrantado e o espírito contrito (ver 3 Néfi 9:20; 12:19; D&C 20:37; 59:8; Salmos 34:18; Isaías 57:15; 66:2).

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18.

A comunicação é a prioridade para os homens. Eles procuram mulheres que respondem as perguntas com honestidade e tenham opiniões próprias. Homens querem esposas capazes de se defender e que falam como realmente são. Os homens querem uma mulher que não esteja desesperada por um relacionamento.

Não deixe que o orgulho fale mais alto que seu coração, Se alguém te faz sorrir nas horas mais incertas e te faz bem mesmo quando não diz nada, apenas por estar com você... Perdoe...

Como reconquistar um homem magoado? Veja dicas!

  1. Reconheça que você errou.
  2. Comece a mudança dentro de você
  3. Espere o tempo passar.
  4. Peça perdão pelo erro cometido.
  5. Converse com ele sobre o ocorrido.
  6. Demonstre seu comprometimento com novas atitudes.
  7. Tenha Ajuda Espiritual para reconquistá-lo.

Se essa pessoa não tiver confiança para dar o primeiro passo, o fato de você ter parado de correr atrás pode significar o fim desse relacionamento, seja qual for o tipo de relação. A sensação de desvalorização por esse afastamento, acaba impedindo essa continuidade.

A pessoa orgulhosa no amor não consegue reconhecer os próprios erros, acha que o outro está sempre errado e acaba levando o relacionamento ao desgaste por causa desse comportamento. Mas se você quer mudar esse comportamento, comece a mudar as suas atitudes dentro da relação.

Tenho muito orgulho de onde eu vim e de tudo o que fiz para chegar aqui! A humildade é a única coisa que pode curar esse seu coração orgulhoso! O orgulho é o pior defeito que podemos encontrar nas pessoas!

Representa um sentimento de satisfação por uma realização ou capacidade. Um excesso de autoadmiração que resulta em arrogância, soberba, altivez. O sentimento pode ser direcionado a outras pessoas.

Meu querido, pra achar outros melhores que você, eu nem preciso de muito. É só sair na rua que encontro uns 4. Sinto te dizer que você enganado a vida toda. Você não é o melhor, o que mais sabe e o mais criativo como te disseram.

Um ego ferido não consegue ver o amor, se coloca como vítima e começa a buscar culpados pela situação que ele mesmo criou. A autoestima cai, o sofrimento bate a porta e a vida parece estagnar. E a pessoa fica enclausurada em uma prisão psicológica, que ela mesmo criou e não vê a saída.

O orgulho destrói também relações no trabalho. Afinal, o orgulhoso se incomoda com o carisma, o profissionalismo, a capacidade e a simpatia do seu colega. E mais, deseja o sucesso a qualquer preço. Sua arrogância causa antipatia.

O orgulho doentio
Através de feitos extravagantes, tentam provar para si mesmas e para quem estiver ao redor o quanto são competentes. É assim que fazem a manutenção da sua autoconfiança, a qual já é fragilizada. Lá no fundo, essas pessoas são atormentadas pela incerteza, vergonha e culpa.

Nesse segundo caso, o orgulho assume tons diversos e pode passar a se chamar de soberba. A soberba, segundo a própria definição do dicionário, é “o orgulho excessivo”. É aquela emoção que enche a mente de imagens grandiloquentes, nos fazendo pensar que tudo gira em torno do nosso umbigo.