O que fazer quando o leite sai pelo nariz do bebê?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Caso continue a sair leite pelo nariz, a mãe deve deixar a cabeça do bebê mais baixa e dar duas palmadas de leve nas costas do bebê para pressionar o pulmão e interromper a asfixia (sufocação). Se o leite não parar de escorrer, a criança deve ser levada prontamente ao hospital. Isso faz parte do refluxo em bebês.

Sim, grande parte dos bebês apresenta regurgitações e mesmo vômitos eventuais, devido a uma imaturidade de funcionamento do esôfago, que acaba permitindo o retorno de leite do estômago para a boca ou mesmo o nariz.

Dê tapas firmes nas costas, até que o bebê consiga expelir o leite ou o que provocou o engasgo. Deite a criança de lado com a cabeça mais baixa para o leite fluir. Se criança entrar em parada respiratória é preciso uma manobra chamada Reanimação Cardiopulmonar (RCP) com 15 compressões com os dedos no peito da bebê.

O bebê vai dando sinais de saciedade, por isso esteja atenta aos sinais. Muitos bebê fazem uma, duas ou três sessões de mamada na mesma mama para ficarem satisfeitos. Normalmente, quando o bebê tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece dormir no peito. Fica relaxado e solta a mama espontaneamente.

"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand.

Isso pode causar bloqueio das vias aéreas e inflamação e infecção dos pulmões. É mais provável quando há problemas nos reflexos normais, seja no reflexo de deglutição ou no reflexo faríngeo. Os sintomas podem incluir tosse ao comer, chiado e falta de ar.

O leite em seus pulmões o impediu de respirar adequadamente, então seu cérebro ficou sem oxigênio.

Provavelmente esse bebê está ingerindo uma quantidade maior de líquido do que cabe na barriguinha e como há ligação o leite pode voltar e sair pelo nariz. O refluxo pode ser normal (fisiológico) ou doença do refluxo gastroesofágico.

Essa contração faz com que a pressão no abdome e no tórax aumente e desencadeie a compressão do estômago, que expulsa de forma rápida e forçada seu conteúdo pela boca e, algumas vezes, pelo nariz. A força da expulsão é tão forte que não pode ser controlada.

Durante os episódios de refluxo, a secreção ácida pode subir e atravessar todo o esôfago, chegando à garganta, e mesmo ao nariz e pulmões. Quando esse tipo de refluxo ocorre, o classificamos como refluxo laringofaríngeo (RLF). Os sintomas mais comuns do RLF são: Irritação, queimação e secura na garganta.

Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca. Somente a partir do terceiro mês é que os vultos começam a ganhar traços um pouco mais definidos.

Geralmente, bebês com seis meses de vida começam a permanecer sentados, ainda com apoio. Mas só aos nove meses, em média, é que eles conseguirão se manter sentados sozinhos, sem o apoio. Porém, cada criança tem seu ritmo!

O sono do bebê não é regular
O sono do bebê de 2 meses ainda não é muito regular, apesar das mães desejarem que nesta fase eles já dormissem bastante. Contudo, é comum aos 2 meses culparmos a amamentação por uma fala expectativa que o leite artificial ajudaria a dormirem a noite inteira.

Estimular X observar
Por outro lado, devemos ficar atentos pois o excesso de atividades também pode ser prejudicial, fazendo com que a criança fique cansada e estressada. Por tanto, é importante que a criança tenha tempo para tudo: brincar e descansar adequadamente”.

Quantas vezes um bebê mama por dia? Não se prenda tanto a números, pois cada criança tem seu ritmo e frequência. Mas para ter uma referência, é esperado que um bebê saudável mame de 8 a 12 vezes por dia por, pelo menos, 15 a 20 minutos por mamada.

Como saber se o bebê mama o suficiente

  1. O som do bebê engolindo foi perceptível;
  2. O bebê aparenta estar calmo e relaxado após a amamentação;
  3. O bebê soltou a mama espontaneamente;
  4. O seio ficou mais leve e mais macio após a mamada;
  5. O mamilo está igual estava antes da mamada, não está achatado ou branco.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

A melhor posição para o bebê que tem refluxo dormir continua sendo a de barriga para cima. Entretanto, uma opção seria deitar o bebê de bruços por meia hora depois da mamadeira ou da amamentação, o que pode ajudar no esvaziamento gástrico e diminuir o desconforto para o bebê.

A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão. 10 - Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir. Fique atenta com shorts e calças com cordões, além de roupas muito justas.