O que fazer quando o INSS demora para analisar um pedido?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS ou agendar um atendimento presencial. Anote o número de protocolo do atendimento para futuras referências. Buscar ajuda de um advogado previdenciário: Diante da demora na análise do requerimento, pode ser útil buscar a ajuda de um advogado previdenciário.

A partir do dia 1º de fevereiro, registros de reclamações, denúncias, sugestões e elogios ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deverão ser enviados na Central 135 ou plataforma Fala.BR, com o próprio INSS como órgão destinatário.

Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Caso você prefira saiba que é possível entrar em contato com a ouvidoria Previdenciária pelo Telefone do INSS. Assim, basta ligar para o número 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h) e pedir para ser transferido para o setor da ouvidoria para fazer sua reclamação ou sugestão.

3 – CONCLUIDO – Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO) : É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO) : Resposta que ninguém deseja.

Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mais recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

45 a 90 dias para acontecer você vai receber tá é certeza que vai receber mas ainda vai ter que aguardar um tempinho com relação a atrasados o INSS pode entrar com recurso você que recebeu por exemplo seu benefício foi implantado você começou a receber o pagamento do benefício só que você não recebeu nenhuma atrasado ...

Por diversos motivos o acerto pós-perícia pode acontecer, sendo os mais comuns: erros cadastrais: dados pessoais incompletos, NIT incorreto; acerto de vínculos: períodos de contribuição não contabilizados, solicitação do comprovante como MEI, pendências no CNIS.

Em situações de demora, será possível fazer uma reclamação pela Internet ou por telefone. Ou seja, caso o prazo ultrapasse os 85 dias. Pela Internet, você precisará acessar o site da Ouvidoria do INSS. Já por telefone, uma reclamação poderá ser registrada na Central de Atendimento 135.

Qual o WhatsApp do INSS? Não. O INSS não tem nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público. Os únicos canais para contato do órgão são as agências, a Central 135 e as plataformas online do Meu INSS.

Agora, se for preciso agendar uma perícia médica, é preciso ficar atento ao prazo de 45 dias: esse é o prazo total que o INSS tem para agendar a perícia e dar o resultado da análise feita pelo médico perito.

Geralmente, o benefício fica em análise ao requerer uma aposentadoria, auxílio ou pensão ou após cumprir alguma exigência do Instituto para dar andamento ao requerimento. Essa informação você irá encontrar verificando o andamento da sua solicitação no portal do Meu INSS.

Além de apresentar queixa à Ouvidoria do INSS pelo telefone 135 ou no inss.gov.br, a alternativa para tentar acelerar o andamento do recurso é exigir o cumprimento dos prazos por meio de um mandado de segurança na Justiça.

Hoje, esse processo leva apenas dois dias, para quase todos os tipos de manifestações.

Segundo a Lei nº 9.874/1999, o INSS tem prazo de 30 dias para responder qualquer solicitação.

CORRESPONDÊNCIA: envie uma carta para endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Sede, Térreo, Sala 45, CEP 70059-900 – Brasília/DF.

Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”. Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.

45 dias

Quanto tempo o BPC fica em análise? O BPC tem o prazo de análise de 45 dias, podendo ser prorrogado por mais 45 dias.

Se por algum motivo a sua carta não chegar dentro desse prazo, entre em contato com o 135, procure a agência do INSS da sua cidade ou consulte o portal Meu INSS.

Lembre-se: até 60 salários mínimos, você pode receber em até 60 dias após a sua expedição por meio da RPV. Se exceder 60 salários mínimos, você recebe de um 1 e meio até 2 anos, por meio do precatório.