O que fazer quando o gel de clareamento queima a gengiva?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Limpe com água o local atingido pelo gel e suspenda o clareamento por alguns dias até que a gengiva se restabeleça novamente”. Além disso, entrar em contato com o profissional é uma atitude indicada.

Apesar de indolor, o clareamento pode deixar os dentes mais sensíveis, gerando desconforto. Para amenizar o problema, pode-se intercalar as noites de uso do produto. Outro ponto é o uso incorreto do gel – quando ele é depositado em excesso na moldeira – que pode machucar a gengiva.

Há possibilidade de danos à gengiva e à polpa
O mau uso de produtos para clareamento pode levar à retração da gengiva – fazendo que a raiz dos dentes fique à mostra – e à perda das porções entre eles (conhecidas como papila).

"O clareamento dental doméstico usa um gel clareador de baixa potência, que o paciente aplica por meio de uma moldeira de silicone feita em laboratório. Neste molde, o paciente aplica o gel clareador e o deixa na boca durante o tempo determinado pelo dentista, podendo inclusive dormir com ele.

Por mais que seja um procedimento conservador e não representar riscos significativos, o excesso do uso, seja pela frequência ou pelo tempo, é prejudicial ao paciente. “Pode causar sensibilidade dentinária, queimaduras na gengiva ou uma desidratação dos dentes, aumentando a dor por sensibilidade durante o tratamento.

Uma queimadura de palato geralmente cicatriza-se espontaneamente no período três a sete dias.

Quando as gengivas estão inflamadas e sensíveis, sangram facilmente ao serem escovadas ou com o uso do fio dental. A causa mais comum para a irritação das gengivas é a falta de hábitos frequentes com a higiene bucal. A escovação de forma incorreta também pode piorar nesse caso.

Bochechar água fria
Assim como para queimaduras em outras partes do corpo, o resfriamento do local é a primeira medida a adotar no caso da língua. O ideal é, portanto, fazer bochechos com água fria imediatamente depois do ocorrido, a fim de desacelerar o processo inflamatório e reduzir a dor.

Géis dessensibilizantes à base de fosfato e cálcio são excelente aliados para minimizar as dores da sensibilidade pós clareamento. Isso porque eles agem fechando os túbulos dentinários e integrando-se a estrutura dental, servindo como uma barreira protetora que minimiza os incômodos.

Quais são os riscos do clareamento dental caseiro?

  • Surgimento de manchas. Após a realização de um clareamento é necessário seguir uma dieta específica por um certo período de tempo para evitar que os dentes fiquem manchados. ...
  • Pulpite. ...
  • Sangramentos gengivais. ...
  • Aumento da sensibilidade dos dentes. ...
  • Queimaduras.

Clareamento dental feito em casa também precisa de cuidados após o procedimento. Para manter o efeito White depois do clareamento, é importante praticar algumas medidas durante a sua rotina. Kalina explica a principal: "Escovar ou enxaguar os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas".

Nas concentrações mais baixas, como peróxido de carbamida a 10% – por uma questão de conveniência e não de eficiência clareadora -, o paciente pode até dormir com as moldeiras com gel clareador. Existe ainda o peróxido de carbamida altamente concentrado, de 22%, cujo protocolo recomenda o uso por 90 minutos.

Portanto, é possível dormir com a moldeira de clareamento, mas o dentista deve ser informado para ajustar o que for necessário e o tratamento seja feito de maneira correta e segura.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o procedimento é indolor, mas pode deixar os dentes sensíveis, provocando um incômodo temporário, que desaparece em cerca de 15 dias. Entretanto, alguns podem sentir dor, mas ela não deve ser considerada normal. Se a técnica for seguida de modo correto, ela é segura e eficaz.

Em média são utilizadas 3 a 4 seringas para clareamento somente com moldeiras. Na técnica combinada é feita uma sessão no consultório e depois, utilização de 2 seringas com moldeiras como complemento.

Durante o tempo em que estiver usando a moldeira com o gel clareador, não se deve beber água ou se alimentar. Essa recomendação existe, pois é preciso que a aplicação do gel faça efeito, o que requer algumas horas.

O procedimento leva de 7 a 21 dias com aplicação diária do gel nos dentes, que pode durar de trinta minutos a quatro horas, isso varia da concentração do gel. Não é recomendado a pessoas com retrações gengivais e pode acarretar sensibilidade dentária em alguns indivíduos.

Tempo de uso: 1 hora diária durante 21 dias. Número de Sessões: 3 sessões para monitoramento.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

INDICAÇÃO: Cicatrização e epitelização em caso de ferimentos leves, tais como queimaduras e escoriações de pouca gravidade, úlceras crônicas, úlceras de decúbito e fissuras anais. Tratamento das inflamações da boca e da faringe.

Coloque a região afetada debaixo de água fria (em temperatura ambiente, nunca gelada) por aproximadamente 15 minutos. Mantenha a região coberta com um pano úmido e frio durante as primeiras 24 horas. Passe sobre a lesão uma pomada hidratante e cicatrizante para queimaduras.