O que fazer quando o furúnculo endurecer?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Olá, o ideal é fazer uso de antibiótico oral para o tratamento do furúnculo; dessa maneira o pus (que está endurecido) vai ser tratado com o antibiótico. Outra dica é colocar compressa de água quente 3x/dia por 10m.

Muitas vezes, porém, o furúnculo não se rompe espontaneamente, e ajuda médica é necessária para drenar o abscesso. Abscessos muito volumosos e profundos podem deixar cicatrizes. Algumas lesões podem também formar pequenos buracos na pele após serem drenadas.

Pode haver problemas quando a barreira de proteção é ultrapassada, determinando uma disseminação bacteriana. Comumente isso ocorre devido ao ato errôneo, cometido pelas pessoas, de espremerem os furúnculos. Essa ação pode fazer com que as bactérias alcancem a corrente sanguínea, indo infectar outros lugares do corpo.

Na pele, surge um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso que acaba por se transformar em um abscesso de pus. Com o tempo, este botão amolece e drena o “carnegão”. O “carnegão” é uma massa de pus misturada com restos de pele.

O furúnculo é causado por uma bactéria que se aloja na pele. Se entrar na corrente sanguínea pode causar infecção generalizada com risco de morte. Não se deve espremer o furúnculo.

Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

As pomadas com antibiótico, como a Verutex, Bactroban ou Nebacetin, por exemplo, ajudam a retirar o pus do furúnculo mais rapidamente e a aliviar a dor e o desconforto. Estas pomadas devem ser aplicadas cerca de 3 vezes por dia e são vendidas nas farmácias, só devendo ser usadas sob orientação médica.

O furúnculo é uma infecção profunda do folículo piloso. Não espere resolver sozinho, procure auxílio médico. Geralmente há necessidade de prescrição de medicações e muitas vezes drenagem. Com o tratamento correto, resolve rapidamente.

Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e a cura. Em casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo cirurgicamente, em uma unidade de saúde. Prevenção: – manter as mãos sempre limpas e cuidadosamente lavadas, bem como unhas cortadas e também limpas.

Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.

A infecção pode sim "aumentar" e voltar. Na verdade, tirar o pus não resolve o problema do furúnculo. Furúnculo é uma infecção de pele. Não é recomendado espremer, pois fazendo isso em casa a chance de contaminar a ferida com bactérias da sua própria mão e pele é grande.

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

Quando presente apenas a primeira, muitas vezes o tratamento com Benzetacil é suficiente, porém caso haja a presença da segunda bactéria citada, a mesma já possui altos índices de resistência a vários antibióticos (o antibiótico não funciona).

Além disso, é provável que a infecção possa se generalizar (por exemplo, sépsis por estafilococos) e complicações desse tipo são geralmente fatais. Você deve saber que o furúnculo localizado em áreas específicas do corpo pode causar coágulos sanguíneos que podem bloquear as veias do cérebro, sendo, portanto, mortal.

O que pode acontecer se o carnegão não sair? SE sair um pouco de pus devo espremer até sair o carnegão? Vai depender do estágio do furúnculo. Se o abscesso (coleção de pús) já formou e estiver a ponto de drenagem, essa deverá ser feita pelo medico.