O que fazer quando o filho fala palavrão?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 28 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

Finja, realmente, que não escutou. Com frequência, as crianças falam palavrão para chamar a atenção dos pais. Se perceberem que esse tipo de comportamento não rende a atenção desejada, perderão o interesse por ele. Fique calmo(a) e aja com naturalidade.

Brinque com o vocabulário dos aluno
Uma aula interessante sobre palavrões é fazer os alunos trocarem os palavreados de baixo calão por outras palavras. O principal diferencial será com o professor na lousa para anotar palavras diferentes e interessantes de serem ditas.

Se a criança utiliza os palavrões como método para expressar sua raiva, o melhor será oferecê-la um vocabulário para que ela possa fazer o mesmo, mas com outras palavras. O objetivo é que possam canalizar a sua chateação ou frustração. Ou seja: um palavrão por uma outra palavra “mais bonita”.

Síndrome de Tourette é uma doença que afeta crianças e provoca comportamento estranho. O paciente tem vários tiques, xinga e fala palavrões em público, tudo isso de forma involuntária. Não existe exame capaz de detectar essa doença, mas é identificada por neurologistas.

Síndrome de Tourette: O que é, sintomas, tratamento e muito mais | Erich Fonoff.

Como você pode lidar com palavrões?

  1. Faça uma pausa antes de dizer qualquer coisa. Você não deve dar muita atenção a comportamentos indesejados, diz Sperling.
  2. Pergunte por que. ...
  3. Resolução de problemas juntos. ...
  4. Explique um comportamento aceitável. ...
  5. Incentive a compreensão através de perguntas. ...
  6. Seja concreto.

Via de regra, sim, é crime de injúria. Mas temos que fazer algumas observações, e a primeira delas diz respeito aos efeitos desse xingamento. Para que exista o crime, é fundamental que a vítima tenha a sua dignidade ou decoro ofendidos.

São utilizadas para definir exageiros, para xingamentos ou para expressar raiva. Palavrão é um termo pejorativo ou ofensivo usado em relação a alguém ou algo. Assim, "filho da puta" é um palavrão. Xingamento é o uso de palavrões por uma pessoa para se referir à outras.

O ideal é que, em uma conversa privada, você coloque a ele o que sentiu. Ouça-o também e legitime os sentimentos dele. Diga ter entendido que ele esteja bravo, mas que há formas não ofensivas de se manifestar. Peça que o próprio estudante as aponte.

Significado de Palavrão
Etimologia (origem da palavra palavrão). Palavra + ão.

Falar palavrão é bastante comum em nossa sociedade, funcionando, inclusive, como uma ferramenta de alívio da dor e do estresse. Há quem defenda que xingar pode nos ajudar a lidar melhor com situações desconfortáveis do dia a dia.

Recorra às perífrases (expressões usadas quando se quer evitar dizer algo indesejado ou desagradável) para não falar palavrões. Essa também pode ser uma oportunidade divertida de praticar sua criatividade na fala.

Xingar pode ser um sinal de honestidade
A ciência também encontrou uma ligação positiva entre palavrões e honestidade. Pessoas que xingavam mentiam menos em um nível interpessoal e tinham níveis mais elevados de integridade geral, de acordo com uma série de três estudos publicados em 2017 (em inglês).

Muitas vezes, palavrões são manifestações emocionais, seja de raiva, surpresa, alegria, etc. Quando não são insultos, servem para realçar a intensidade de uma ideia ou evento. Na adolescência, os hormônios e emoções estão à flor da pele, sendo mais intensos. É natural, portanto, que isso se reflita no vocabulário.

Alguns experimentos mostram que vocalizar um palavrão pode fazer com que uma pessoa adquira maior tolerância à dor e maior limiar de dor em comparação com palavras neutras. Existem até mesmo dados que mostram como algumas pessoas apresentam aumento de força física após xingar.