O que fazer quando o Excel está somando errado?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O mesmo vale para funções matemáticas que cobrem um grupo de células na sua planilha: digitar SOMA(A1:A10) não vai apresentar a soma de valores entre as células descritas, apenas o texto. Para corrigir o problema, é preciso colocar o sinal de igual, deixando a função assim: =SOMA(A1:A10).

Dica: Se você alterar qualquer um dos números que está adicionando, selecione a soma e pressione F9 para atualizar o total.

Para que o erro não surja depois de uma dessas troca de valores das células, o que você pode fazer é colocá-las separadas com o sinal de ponto e vírgula ";" dentro de uma função numérica. Por exemplo, no caso anterior dos gatos. Repare que eu coloquei as 2 células dentro de uma =Soma() e separados pelo ponto e vírgula.

Em Excel 2016, Excel 2013 e Excel 2010: Clique em Arquivo > Opções >Fórmulas. >Excel Opções > Fórmulas. Em Verificação de Erros, desmarque a caixa de seleção Habilitar verificação de erros em segundo plano.

Escolha uma célula ao lado dos números que você quer somar, clique em AutoSoma na guia Página Inicial, pressione Enter e pronto! Quando você clica em AutoSoma, o Excel insere automaticamente uma fórmula (que usa a função SOMA) para somar os números. Veja um exemplo.

O Excel pode mostrar "#####" em células por dois motivos. O mais comum é quando não há espaço suficiente para exibir o conteúdo da fórmula, bastando redimensionar a coluna ou abreviar os números para resolver o problema.

No Excel, selecione uma célula em uma consulta em uma planilha. Selecione a guia Consulta na faixa de opções e, em seguida, selecione Atualizar > Atualizar.

Na guia Página Inicial, no grupo Células, clique em Formatar. Em Tamanho da Célula, clique em AutoAjuste da Altura da Linha. Dica: Para ajustar automaticamente de forma rápida todas as linhas da planilha, clique no botão Selecionar Tudo e, em seguida, clique duas vezes no limite abaixo de um dos títulos de linha.

A melhor maneira de corrigir o erro #valor! no Excel é verificar novamente a fórmula e certificar-se de que cada argumento da função tem o tipo correto de dados. Se os valores estiverem corretos e o Excel ainda mostrar o erro #valor!

Erro #NOME?

  • Escrever o nome da função errado.
  • Inserir algum argumento errado.
  • Utilizar um nome definido errado ou que não exista.

A Função E tem como objetivo retornar VERDADEIRO SE TODOS os argumentos forem verdadeiros. SE APENAS UM FOR FALSO ela vai retornar FALSO.

A função OU retornará VERDADEIRO se qualquer um dos argumentos for avaliado como VERDADEIRO e retornará FALSO se todos os argumentos forem avaliados como FALSO. Um uso comum para a função OU é expandir a utilidade de outras funções que realizam testes lógicos.

Confirme se a opção de cálculo está automática.
Clique na guia Arquivo, clique em Opções e, em seguida, clique em Fórmulas. Na seção Opções do cálculo, em Cálculo da Pasta de Trabalho, clique em Automática, por fim clique em Ok.

Para fazer a soma de porcentagem no Excel, basta inserir o comando “=SOMA(células a serem somadas)”. No exemplo, o comando fica =SOMA(B2:B3).

Selecione uma célula em uma tabela. Selecione Design > Linha de Totais. A linha Total é adicionada à parte inferior da tabela. Observação: Para adicionar uma nova linha, desmarque a caixa de seleção Linha de Totais, adicione a linha e marque novamente a caixa de seleção Linha de Totais.

Se for 0 ou nenhum valor, mostre um 0 ou nenhum valor como o resultado da fórmula em vez do valor do erro #DIV/0! ou calcule a fórmula. Por exemplo, se a fórmula que retorna o erro for =A2/A3, use =SE(A3;A2/A3,0) para retornar 0 ou =SE(A3;A2/A3;"") para retornar uma cadeia de caracteres vazia.

Excluir uma fórmula, mas manter os resultados

  1. Selecione a célula ou intervalo de células que contém a fórmula.
  2. Clique em Home > Copy (ou pressione Ctrl + C).
  3. Clique em Home > seta abaixo Colar > Colar Valores.

O primeiro método basta você pressionar a tecla F9 para recalcular os dados das funções e fórmulas aplicada na planilha. Um exemplo que podemos mostrar aqui é o uso da função AGORA, que retorna o horário atual e data atual, conforme o passar do tempo.

Selecione as células com o Estilo do Excel. Clique com o botão direito do mouse sobre o estilo aplicado em Início > Estilo da Célula. Selecione Modificar > Formato para alterar o que você deseja.