O que fazer quando o esgoto do vizinho passa no meu quintal?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O que fazer?

  1. Se dirigir ao órgão competente da subprefeitura ou prefeitura e relatar o ocorrido;
  2. São necessários alguns documentos com dados pessoais, planta da casa e encanamentos, imagens do vazamento de esgoto do vizinho.
  3. Será feita uma sessão de conciliação entre os vizinhos para buscar uma solução;
  1. Serviços de Emergência. 195.
  2. Central de Atendimento. 0800 055 0195.
  3. WhatsApp Sabesp. 11 3388 8000.

Segundo a lei brasileira, a regra geral é a de que o possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do prédio superior. É o que dispõe o artigo 1.288 do Código Civil: “Art.

O tratamento de esgoto no Brasil contempla apenas 45% do esgoto gerado, o que significa que o restante é despejado diretamente na natureza, afetando solo, rios e praias de todo o país. Essa porcentagem representa 5,2 bilhões de metros cúbicos de esgoto despejados por ano.

Conversar com o Síndico ou Presidente da Associação dos Moradores para averiguar se existem outras reclamações no mesmo sentido e acerca da possibilidade de convocar uma Assembleia Extraordinária para debater o que pode ser feito para evitar que a perturbação ocorra novamente.

É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho. § 1o As janelas cuja visão não incida sobre a linha divisória, bem como as perpendiculares, não poderão ser abertas a menos de setenta e cinco centímetros.

Conforme preceitua o art. 1.302 do Código Civil de 2002 , o prazo decadencial para o vizinho prejudicado exigir judicialmente o desfazimento da obra é de um ano e um dia após a sua conclusão, situação que afasta a pretensão envolvendo o desfazimento da obra.

Eletrônico: - Portal de Atendimento SP156. Telefônico: - Central SP156.

O Saaesp é responsável por reparar os vazamentos externos (ruas, calcadas, etc.) e cavaletes de ligação de água até o hidrômetro. Proprietários são responsáveis pelos encanamentos internos, válvulas e calçadas.

A responsabilidade por promover a regularização do esgotamento sanitário, com sua ligação à rede pública disponível, é do proprietário do imóvel que, mesmo sem providenciar tal medida, pode ser cobrado pela respectiva concessionária ao oferecer o serviço.

E qualquer pessoa, ao presenciar essa situação, pode denunciar na Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 (ligação gratuita), lembrando que as denúncias também podem ser feitas de forma anônima.

Para evitar alagamentos e enchente muitos prédios adotam um sistema de drenagem pluvial, que se compõem de itens como:

  1. Bomba de água submersa.
  2. Poço de águas pluviais.
  3. Filtro de captação da água das chuvas.
  4. Calhas e canaletas.

A servidão de passagem é um direito real que permite que o proprietário de um imóvel se utilize da área de um outro imóvel para ter acesso a outro local – geralmente uma via pública, como uma rua ou avenida.

O que este documento deve conter?

  1. identificação do Notificante;
  2. identificação do Notificado;
  3. descrição das dificuldades/incômodos causados pelo vizinho/condômino;
  4. pedido/exigência de realização de algum ato ou de cessação de algum ato pelo Notificado;
  5. prazo para solução dos problemas indicados na notificação.