O que fazer quando o empréstimo consignado não caiu na conta?

Perguntado por: ireal7 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Se após o prazo de 5 dias úteis o dinheiro do seu empréstimo consignado ainda não estiver na sua conta, entre em contato com o atendente que lhe ajudou no processo de solicitação para saber o que pode ter acontecido.

O acompanhamento da evolução do pagamento do empréstimo consignado pode ser feito online. Para servidores públicos, a ferramenta utilizada deve ser o SouGov. Aposentados e pensionistas INSS, por outro lado, devem baixar e acessar o aplicativo Meu INSS.

Depois da análise e aprovação dos documentos demora apenas 48 horas para o dinheiro referente ao empréstimo consignado cair em conta. O processo de análise e aprovação dos documentos é necessário por medidas de segurança, que protegem tanto o tomador de dinheiro, quanto os credores da dívida.

É importante destacar que quem deposita o valor do crédito consignado na conta do cliente é o banco no qual o empréstimo foi contratado. Já o pagamento da dívida é transferido ao banco pela instituição pagadora, como o INSS ou o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE).

O empréstimo consignado para o BPC foi liberado em 2022 e suspenso em março de 2023.

Quanto tempo demora a averbação de empréstimo consignado? Atualmente, a averbação do empréstimo consignado está acontecendo de forma quase que imediata. Isso porque o processo de averbação tornou-se digital e, consequentemente, agilizou o processo que, antes, demorava de 24h a três dias úteis para ser concluído.

A regra geral do prazo para os registros e averbações perante o Cartório de Imóveis é de 30 (trinta) dias a contar da data do protocolo do título. Essa regra geral está estampada na Lei dos Registros Públicos em seu artigo 188, veja: Art.

O novo contrato deverá passar pelo mesmo processo de averbação do consignado. O prazo da desaverbação, geralmente é de 2 dias em média, mas pode variar em função de cada situação.

Nos empréstimos pessoais comuns, o banco solicita dados cadastrais, como como CPF, telefone, estado civil, idade, nível de escolaridade, profissão, renda, região onde mora. Com isso, o banco consulta as restrições no nome para saber se há alguma pendência registrada no CPF da pessoa.

3 dias

Tendo o processo realizado online, o prazo para liberação do crédito em conta pode ser ainda menor. Portanto, saiba que o empréstimo consignado Bradesco não demora para cair na conta. Geralmente, o dinheiro é liberado em até 3 dias úteis, após a averbação do contrato.

A Lei 14.131/21 foi publicada na edição desta quarta-feira (31) do Diário Oficial da União. De acordo com a lei, dos 40% de margem consignada, cinco pontos percentuais devem ser destinados para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito.

Caso seu pedido seja aceito, o dinheiro estará disponível em até 48 horas úteis, exceto em época de fechamento de folha de pagamento pelo Ministério da Cidadania, período em que o prazo obedece o calendário específico divulgado pelo Ministério da Cidadania.

Após a quitação do contrato, o banco, junto com o órgão pagador, tem até 7 dias úteis após o recebimento do valor para liberar a margem (exceto para convênios que atuam por ofício). Como solicitar o cancelamento de um empréstimo consignado?

Após atualização cadastral pelo aplicativo “CAIXA Tem”, ao acessar a conversa de Empréstimo - Crédito CAIXA Tem, aparecerá a informação de liberação ou não do empréstimo.

O direito ao arrependimento independe de motivação, ou seja, a pessoa que contratou o empréstimo não precisa ter qualquer razão para desistir da operação dentro do prazo semanal. Assim, nesse contexto, o empréstimo consignado pode ser cancelado por qualquer motivo.

A dívida poderá crescer, exponencialmente, e se tornará difícil a sua quitação, podendo levá-lo a contrair novos empréstimos. Portanto, o desconto de empréstimo consignado ou pessoal superior a 30% (trinta por cento) dos rendimentos líquidos, seja ele na folha de pagamento ou na conta corrente do contratante é ilegal.