O que fazer quando o dígito verificador da inválido?

Perguntado por: eesteves4 . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Para resolver a Rejeição 236: Chave de Acesso com dígito verificador inválido, deve-se verificar como está sendo feita a formação da chave de acesso e o cálculo do dígito verificador, pois o mesmo não corresponde ao cálculo sobre os demais dígitos.

Se sua conta não tiver 8 dígitos, inclua zeros entre o código da operação e a conta até completar os 8 dígitos da conta. Já se a conta for, por exemplo, 1234-5 e a operação for 001 (conta-corrente), preencha da seguinte forma: 00100001234-5. Saiba como declarar seu imposto de renda!

E qual o dígito verificador, você sabe? É bem simples de localizar: o que vem depois do traço (ou espaço) é o dígito verificador. Ele também pode ser chamado de algarismo de controle. Ao lado, você encontrará os números da conta e o código de segurança.

O preenchimento correto vai garantir que a operação seja realizada com sucesso. Em alguns casos, o Dígito Verificador é formado por dois números. Alguns usuários podem encontrar dificuldades para usar os dois códigos em determinados sistemas.

O Dígito Verificador (DV) é um mecanismo de autenticação. Nos cartões bancários, é um algarismo que certifica se o número correspondente a uma agência ou conta é realmente válido – por isso também é conhecido como algarismo de controle.

O dígito verificador, ou DV da conta, é um código numérico único, composto por um ou mais algarismos, geralmente localizados no final da sequência numérica, utilizado para validar se o número de uma conta corrente ou poupança existe.

Assim como o RG, CPF ou CNPJ, sua conta possui um dígito final que aparece depois do traço. Esse número, que é popularmente chamado de dígito da conta, é o dígito verificador e tem um importante papel na proteção das suas transações.

Onde ver o código da agência Caixa? No cartão da CAIXA, os 4 primeiros dígitos são da agência e os 9 últimos dígitos são da conta, sendo que o último número é o dígito verificador. O dígito da agência é o que aparece logo após o traço.

Erros de digitação ou incoerência nos dados bancários podem impedir o ressarcimento de parte do seu Imposto de Renda na data certa. A solução é alterar a conta para a restituição.

Essa sequência vem acompanhada de um traço e um número isolado. Esse número isolado após o traço é o DV da conta Caixa, também conhecido como dígito verificador. A última sequência será uma de quatro números, que corresponde ao período de validade do seu cartão.

Caixa Econômica Federal: os dados de agência e conta estão localizados na parte frontal do cartão, logo abaixo do nome do titular da conta. Os quatro primeiros algarismos são os da agência.

Se o número da conta não possuir 8 dígitos, inclua zeros entre o código da operação e a conta.

Os primeiros oito dígitos, ABCDEFGH, formam o número-base definido pela Receita Federal no momento da inscrição. O nono dígito, I, define a Região Fiscal responsável pela inscrição. O penúltimo, J, é o dígito verificador dos nove primeiros. O último, K, é o dígito verificador dos noves anteriores a ele.

06 DÍGITO VERIFICADOR:
Conforme o esquema abaixo, cada dígito do número, começando da direita para a esquerda (menos significativo para o mais significativo) é multiplicado, na ordem, por 2, depois 1, depois 2, depois 1 e assim sucessivamente.

Checagem de integridade: refere-se ao mecanismo que registra dígitos verificadores em um banco de dados para que possa ser consultado futuramente pelo antivírus com objetivo comparativo.

É utilizado como exemplo o número: 123456789. A dezena do número verificador é 0 caso o resto da divisão por 11 da soma dos produtos seja 0 ou 1; caso contrario a dezena corresponde a subtrair de 11 o resto da divisão por 11 da soma dos produtos.

Não é necessário colocar o dígito da agência em todas as transferências. Como saber a agência da Caixa? No cartão da CAIXA, os 4 primeiros dígitos são da agência e os 9 últimos dígitos são da conta, sendo que o último número é o dígito verificador.

Código da Agência Caixa: 0123 (4 primeiros números); Operação do Banco: 013 (próximos 3 dígitos); Número da Conta Caixa: 00012345 (sequência de 8 números após a operação); Dígito verificador ou DV da conta Caixa: 6 (número após o hífen).

Banco do Brasil: Na parte frontal do cartão localize onde está o número da conta bancária - o dígito de verificação estará logo depois dele. No caso do BB, o dígito pode ser o X. Santander: No Santander é bem simples e fácil de localizar o dígito de verificação.

Número do banco - o número da Caixa é 104.