O que fazer quando o dedo está com pus?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Eis algumas das medidas a adotar:

  1. Limpe e desinfete bem o local.
  2. Aplique compressas quentes várias vezes por dia.
  3. Aplique soluções tópicas e tome os medicamentos prescritos pelo médico.
  4. Em caso de abcesso, pode ter de se submeter a uma incisão e drenagem cirúrgica.

4- Pomadas cicatrizantes e sabonetes antibacterianos podem ser boas saídas. Na hora de lavar as pontinhas dos dedos machucadas, lembre-se que o ideal é preferir sabonetes que afastem as bactérias para longe (os famosos antibacterianos) e, fora isso, o uso de pomadas cicatrizantes leves também está liberado.

Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea.

No caso de trauma é aconselhável repouso nas articulações e aplicação de gelo para aliviar a dor. Em consulta com reumatologista ou ortopedista, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores. Na Síndrome do Túnel de Carpo e em casos mais graves, recomenda-se cirurgia.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Remova também qualquer resquício de sujeira, pus e secreções e aplique sobre a ferida o curativo antimicrobiano prescrito pelo especialista. No caso de a infecção estar em um estágio mais severo, mesmo o curativo deverá ser feito com auxílio profissional.

O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.

Agudo, quando a inflamação surge rapidamente depois do trauma, a evolução é rápida e o problema instala-se em 1 ou 2 dias; Crónico, quando há uma resposta inflamatória persistente à exposição repetida a traumas ou substâncias irritantes, tem geralmente uma duração superior a 6 semanas.

A drenagem de abscesso é feita por meio de um corte no forro fornecendo uma rota de fuga para o pus, quer através de um tubo de drenagem, ou deixando a cavidade aberta para a pele. A área em redor do abscesso será anestesiada antes de se fazer a drenagem.

Os quadros agudos de paroníquia se caracterizam por uma dor muito forte, inchaço e vermelhidão na pele da área afetada pela inflamação. Também pode ocorrer a presença de pus debaixo da unha ou sob a pele. Já os casos crônicos manifestam sintomas mais brandos, com o local sensível, avermelhado e ligeiramente inchado.

A natureza é riquíssima em opções de alimentos para prevenir a ação das inflamações em nosso corpo.

  1. Laranja moro.
  2. Alecrim.
  3. Alho.
  4. Abacate.
  5. Azeite de oliva.
  6. Astaxantina.

Limpeza da região com soro fisiológico; Uso do aparelho de alta-frequência: cicatrizante, fungicida, bactericida e gerador de ozônio; Colocação de anteparo com um combinado de óleos essenciais e copaíba, que é cicatrizante; Fechamento com curativo.

Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.

Os sintomas de inflamação aguda duram alguns dias. A inflamação subaguda dura de 2 a 6 semanas. Os sinais de inflamação aguda podem aparecer em horas ou dias, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem se tornar graves rapidamente.

Estoure a bolha: apenas em último caso, e se a bolha for muito grande e dolorosa. Faça isso com uma agulha esterilizada, higienize a área e não remova a pele da região. Procure um médico: caso a bolha seja de pus, ou avermelhada, procure um médico, pois pode ser uma infecção.

Se a inflamação da unha estiver sendo muito incômoda, outra opção é mergulhar o pé em água morna por 10 minutos enquanto se tentar puxar suavemente com os dedos a pele úmida e amolecida no canto do dedão, de forma a libertar a unha. Esse processo deve ser feito 3 vezes por dia por pelo menos 1 semana.

As contusões podem ser tratadas com gelo e anti-inflamatórios e normalmente a dor e o inchaço se resolvem em 2-3 dias, sem necessidade de imobilização.

As parestesias das mãos podem ser devidas a diferentes causas, as mais frequentes das quais são: Síndrome do canal cárpico, compressão do nervo cubital, radiculopatia cervical, diabetes, doença de Raynaud, artrite reumatóide, entre outras condições, como veremos adiante com detalhe.

Se o pus não for drenado, a área ficará mais inchada e dolorida. Isso é conhecido como abscesso.

Continuar lendo O que causa pus no dedo?