O que fazer quando o CRV não tem código de segurança?

Perguntado por: emendes3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

No CRV, o número de segurança está localizado na parte superior direita. Mas como chegar até ele virtualmente? Para tal, você deve acessar o site do DETRAN do seu respectivo estado. Em seguida, procurar pela área de consulta a veículos e, nela, digitar o número da placa do veículo e o RENAVAM.

O que é o CRV
O número e código de segurança estão localizados no canto superior direito, conforme imagem que pode ser vista clicando na interrogação ao lado do campo a ser preenchido na página do serviço.

Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar no canto esquerdo da página o bloco "Validação" e ali clicar em "CRV".

Como baixar o CRV Digital?

  1. Acesse o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”.
  2. Vá em “Veículos”. O app irá mostrar a lista de automóveis que estão registrados no nome do usuário.
  3. Clique no veículo escolhido e pronto: seu CRV Digital, com validade de um documento impresso, está disponível!

O CRV também deve ser utilizado para produzir o CRLV do veículo (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) onde esse código de segurança irá servir como se fosse uma senha para a emissão do documento, tanto física, quanto digital pela CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Onde fica o CRV no documento
O Certificado de Registro do Veículo, em sua versão física, é emitido junto com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). A parte que deve ser preenchida ao ocorrer a compra/venda de um automóvel fica no verso do documento.

Conforme o órgão, o principal motivo para não conseguir gerar o documento são débitos pendentes do veículo. “O proprietário do veículo deve fazer a consulta e quitá-los para ter acesso ao CRLV-e. Nesse sentido, para mais orientações, o cidadão deve entrar em contato com o Detran local”, explica.

O primeiro passo é registrar o veículo zero km em até 30 dias após a loja emitir a nota fiscal para gerar o Certificado de Registro do Veículo (CRV). Esse documento permite o emplacamento e a concessão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), principal documento de porte obrigatório do carro.

Normalmente, o Certificado de Registro do Veículo fica pronto em até cinco dias úteis, mas esse prazo pode variar de acordo com a situação e com o local em que a emissão foi solicitada. Por isso, é importante verificar a informação no local em que o serviço será realizado.

– Na tela inicial clique em “Meus veículos”; – Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica; – Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S; – O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4 branca.

Após o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário, estará disponível o download e a impressão do CRLV-e diretamente no portal do Detran.SP, no aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no portal de serviços do Senatran.

O CRV é entregue ao proprietário do veículo no momento em que é realizado o emplacamento.

CRV só permite 11 dígitos, documento do veículo possui 12 dígitos.

Veja a seguir o passo a passo:

  1. Baixe o app Zul+ clicando aqui ;
  2. Toque em “CRLV Digital”;
  3. Registre seu veículo no app;
  4. Depois, toque em “Solicitar Documento”;
  5. Pronto! O CRLV ficará disponível em até 2 dias úteis.