O que fazer quando o creme depilatório queima a pele?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Caso sua pele tenha sido queimada pelo creme, trate com pomada ou até mesmo com produtos que previnam infecções e acalmem sua queimadura, após isso, dê o tempo necessário para sua pele sarar.

Por ser uma região delicada, é necessário um cuidado extra, pois o produto não pode entrar em contato com a região íntima. Fora isso, pode usar sem medo.

Mito: Cremes depilatórios não podem ser usados na região da virilha. Você pode usar os cremes depilatórios Veet na região da virilha, mas é preciso tomar cuidado para que o produto não entre em contato com sua região íntima. A aplicação do produto muito próximo à área genital pode causar reações adversas.

Pele pode demorar uma semana para se recuperar da depilação
“Tanto a depilação feita com barbeador quanto a depilação feita com cera podem provocar foliculite, que é a inflamação dos pelos”, alerta a dermatologista Marcela Benez. A foliculite, se não tratada adequadamente, pode evoluir para manchas escuras.

  1. Chá de camomila gelado. Com efeito calmante, o chá diminui a vermelhidão e a ardência provocadas pelo sol. ...
  2. Água fria. Compressas de água fria ajudam a retirar o calor e a resfriar o corpo, dando sensação de conforto e recuperando a pele. ...
  3. Amido de milho. ...
  4. Água termal.

A principal reação relatada por quem já teve problemas com cremes depilatórios é a dermatite de contato irritativa, que causa ardor e vermelhidão na região aplicada. Geralmente, isso acontece quando o tempo de uso do produto na pele é ultrapassado.

A depilação da região íntima com creme depilatório também é uma opção, porém é preciso ter certeza de que ele pode ser usado nesta região, o que geralmente vem indicado na embalagem.

O que fazer quando tiver alergia a creme depilatório? Caso você identifique alguma reação na pele causada pelo uso do creme depilatório, o mais importante é procurar um especialista. Neste caso, o dermatologista é o profissional que vai ser capaz de avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.

O método mais seguro depende do local a ser depilado e da quantidade de pelos. Também é bom conhecer o serviço e, se ele for feito em casa, evitar ceras quentes, que podem causar queimaduras. Mas, em geral, o procedimento que envolve menos risco é a lâmina e o mais desconfortável é a cera fria.

O BIOXET é um creme dérmico que reduz e enfraquece significativamente os pêlos indesejáveis. A chave do sucesso do BIOXET deve-se à alta eficácia da sua formulação e à facilidade de utilização.

Aplique um pouco na ponta dos dedos e espalhe pela região que deseja depilar. Passe somente o necessário para cobrir a raiz dos pelos, mas o suficiente para que você não possa ver a pele coberta. Se planeja depilar tudo, faça um teste em uma pequena parte da virilha antes de cobri-la completamente com o creme.

Depile levemente com passadas firmes. Com passadas firmas, depile muito levemente sua virilha na direção do crescimento do pelo. Você não precisa aplicar muita pressão na lâmina. De fato, se você tiver uma lâmina afiada, ela fará a maior parte do trabalho para você.

A depilação definitiva é um método que atua sobre a raiz do pelo, eliminando-a e inibindo o seu crescimento. Existem 3 métodos de depilação definitiva: laser, luz pulsada intensa (IPL), depilação elétrica (eletrólise). Para cada um dos métodos é necessário ter vários cuidados, antes e após a realização do procedimento.

No caso de manchas escuras originadas pela depilação, também chamadas hiperpigmentação pós-inflamatória, os tratamentos mais indicados são com dermocosméticos de uso tópico que contenham ativos clareadores como o ácido tranexâmico, ácido kójico e a niacinamida.

Inicie o controle da temperatura da lesão com soro fisiológico abundante ou água em temperatura, por no mínimo 10 minutos. Não use água muito fria, gelada, muito menos gelo! Cubra toda a região afetada com gaze ou panos limpos umedecidos em soro fisiológico e aguarde o atendimento médico, que precisa ser emergencial.

A regra de ouro para acalmar imediatamente a pele é arrefecê-la: a aplicação de frio acalmará a pele irritada, proporcionando alívio instantâneo. Por isso, após a depilação, pulverize as zonas afetadas com água fria ou aplique uma compressa fria. Em seguida, hidrate a pele com um produto rico em ingredientes calmantes.

Além de usar o pós-sol para cuidar da sua pele após exposição intensa ao sol, é importante beber bastante água, tomar banhos frios, usar roupas leves e aplicar água termal na pele. Você também pode usar compressas geladas sobre a vermelhidão e descansar para ajudar a recuperar a pele.

Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.

Tomar sol logo após a depilação pode manchar a pele e favorecer o aparecimento da foliculite. Aguarde pelo menos 24 horas para se expor ao sol e não se esqueça de usar filtro solar.

A melhor alternativa para a área também é a depilação a laser, que não escurece a região e diminui o crescimento dos pelos com a frequência das sessões. As lâminas, nesse caso, são indicadas para momentos emergenciais ou de pressa, mas não apresentam resultados duradouros e podem causar coceira.

As vantagens do creme depilatório

  • Vantagens: – Não arranca os pelos pela raiz. ...
  • Desvantagens: – A depilação dura cerca de 3 dias, bem menos do que quando feita com cera. ...
  • Como a química do creme é forte, fique esperta: – Na primeira vez, faça o teste de contato para garantir que você não tem alergia ao produto.