O que fazer quando o cliente nem sempre tem razão?

Perguntado por: lmodesto . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Como lidar quando nem sempre o cliente tem razão?

  1. Entenda as reais necessidades e intenções dos clientes. ...
  2. Seja claro ao comunicar-se com os clientes. ...
  3. Pratique a escuta ativa. ...
  4. Mostre conhecimento no assunto. ...
  5. Tenha valores bem definidos e os exponha para seus clientes.

Dê outras alternativas. Além de dizer os motivos porque acha que o que ele pede não está completamente certo, é importante que mostre alternativas. Aponte os problemas e no mesmo momento dê soluções, poupando tempo e esclarecendo na hora alguma dúvida que se possa criar na cabeça dele.

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas de como lidar com clientes quando eles não estão com a razão.

  1. Entenda as reais necessidades e intenções dos clientes. ...
  2. Seja claro ao comunicar-se com os clientes. ...
  3. Pratique a escuta ativa. ...
  4. Mostre conhecimento no assunto. ...
  5. Tenha valores bem definidos e os exponha para seus clientes.

Atrasar com o serviço, ou compromissos
Porém, quando existem atrasos, ou cancelamentos, isso poderá fazer com que o consumidor perca tempo, e fique com uma má impressão. Esse ponto é importante para qualquer ramo de negócio, e não só para serviços. Ninguém gosta de profissionais que não cumprem prazos.

Uma boa ação para tratar com clientes difíceis é saber dizer não e impor limites. Tudo deve ser realizado por uma conversa clara, que demonstra empatia e proatividade em ajudar. Muitas vezes, a insatisfação ocorre após a compra, logo ter um pós-vendas eficaz ajuda a eliminar esse tipo de situação.

Como lidar com clientes difíceis

  1. Pratique a escuta ativa.
  2. Considere a heurística do afeto.
  3. Pense como um iniciante.
  4. Deixe o medo de lado.
  5. Destrinche o problema.
  6. Trate a raiva com naturalidade.
  7. Mantenha a calma e siga em frente.

· Peça permissão - Sempre que o cliente interromper seu argumento, não leve para o lado pessoal e, assim, peça a palavra educadamente para tentar esclarecer as queixas e dissipar o ódio dele. Não caia no discurso “não levo desaforos para casa”. Seja firme, defenda sua marca, mas não perca a educação e a gentileza.

Apoiado a isso, existe 3 grandes pilares-foco que as empresas precisam prestar mais atenção e investir cada vez mais para que sejam atingidos grandes resultados. Os pilares são, começando pelo básico, atender, depois satisfazer e por último encantar seus clientes.

A compreensão do significado da frase – o cliente é o rei – é a cultura de atitudes que privilegiam a ética, a racionalidade, o comprometimento, a justiça e o interesse na manutenção de uma relação ganha-ganha entre cliente e empresa, na qual ambos estejam satisfeitos.

Enfrentando o nervosismo

  1. Escuta. A primeira coisa a se fazer é escutar atentamente o que o cliente tem a dizer. ...
  2. Agilidade. Demonstre interesse em resolver o problema. ...
  3. Empatia. Coloque-se no lugar do cliente, certamente, isso o ajudará a compreender o sentimento dele e resolver o problema com mais afinco. ...
  4. Sinceridade.

8 dicas de como conquistar um cliente indeciso

  1. Ouça o cliente atentamente, sem interromper. ...
  2. Capriche no rapport. ...
  3. Seja paciente e educado. ...
  4. Ofereça poucas alternativas. ...
  5. Mostre que realmente entende do assunto. ...
  6. Apresente cases de sucesso. ...
  7. Tenha sua lista de contorno de objeções na ponta da língua. ...
  8. Descubra o que aflige o cliente.

Como responder um cliente insatisfeito?

  1. “Eu entendo o seu problema e não irá se repetir”;
  2. “Lamentamos sua experiência ruim no nosso estabelecimento. ...
  3. “Entendemos a sua infelicidade e estamos trabalhando o mais rápido possível para resolver”;
  4. “Nos importamos com seu ponto de vista e vamos resolver seu problema.

Ainda não identificamos o pagamento da sua última fatura e gostaríamos de saber se aconteceu alguma coisa e como podemos ajudá-lo. Estamos à sua disposição!” “Bom dia! Notamos que há uma pendência no seu pagamento e, para nossa organização, gostaríamos de combinar uma nova data para que o valor seja quitado.

Sinais de que a pessoa é arrogante

  • Interromper aos outros constantemente. ...
  • Acreditar que é melhor que as outras pessoas. ...
  • É sempre o centro das atenções. ...
  • Não sabe agir com o que é diferente. ...
  • Ofende as outras pessoas. ...
  • Extrovertidos em excesso.

O sabe-tudo
Ele vai exigir maior habilidade técnica no atendimento, mas você nunca deve entrar em uma competição de quem-sabe-mais. Mostre que você domina o assunto e tem credibilidade no que diz, mas não se deixe levar. Ao invés disso, foque na solução do problema.

As 7 formas de atrair mais clientes são: procurar e implementar parcerias, fazer networking em eventos, investir no Linkedin, confiar em embaixadores para sua marca, explorar seu website, fortalecer a imagem da sua marca e fazer promoções e gerar valor continuamente.

Boa leitura!

  1. Lembre-se de que o cliente tem o direito de se irritar. Ninguém falha de propósito, no entanto, erros acontecem. ...
  2. Não ignore o “catalisador” emocional. ...
  3. Mantenha-se calmo. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Empregue um tom de voz calmo para se contrapor a um cliente nervoso. ...
  6. Assuma a responsabilidade pela resolução do problema.

5 dicas de como perder o medo de vender por telefone

  1. Crie um momento de intervenção da felicidade. ...
  2. Mude seu diálogo interno. ...
  3. Seja agradecido pelas suas conquistas. ...
  4. Conheça sobre o mercado e produto. ...
  5. Tenha perguntas planejadas.

3 técnicas para superar a resistência do cliente na hora da venda...

  1. 1 – Invista em você e prepare-se melhor para vender. ...
  2. 2 – Estude as necessidades do cliente. ...
  3. 3 – Seja flexível e escute o cliente.

O cliente jogador cansado
De todos os tipos de clientes, este é um dos mais difíceis. Ele admite que a sua empresa tem uma necessidade para o seu produto ou serviço, mas não consegue ser convencido a preencher o cheque e, por isso, continua investigando opções e alternativas.