O que fazer quando o cliente grita com você?

Perguntado por: nibrahim . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Como lidar com clientes irritados

  1. Melhore suas habilidades de escuta ativa. ...
  2. Seja o primeiro a pedir desculpas. ...
  3. Demonstre empatia. ...
  4. Permaneça calmo. ...
  5. Não leve nada para o lado pessoal. ...
  6. Use o nome do cliente. ...
  7. Mantenha-se positivo e sempre forneça uma solução. ...
  8. Mantenha a conversa factual.

6 dicas indispensáveis para acalmar um cliente nervoso

  1. Lembre-se de que o cliente tem o direito de se irritar. ...
  2. Não ignore o “catalisador” emocional. ...
  3. Mantenha-se calmo. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Empregue um tom de voz calmo para se contrapor a um cliente nervoso. ...
  6. Assuma a responsabilidade pela resolução do problema.

Quando um cliente passa dos limites e se torna abusivo. Alguns exemplos. Gritar, palavrões, linguagem ameaçadora, linguagem corporal intimidadora, contato físico indesejado ou violência. As regras de atendimento não se aplicam mais quando o cliente passa dos limites.

Ouça o que seu cliente tem a dizer
O cliente indeciso muitas vezes só está nesse estado pois não acredita que aquilo vale seu tempo e investimento. Escutar o que ele tem a dizer pode ajudar a conhecer mais sobre a dor do cliente e sobre as objeções que ele pode estar apresentando.

Enfrentando o nervosismo

  1. Escuta. A primeira coisa a se fazer é escutar atentamente o que o cliente tem a dizer. ...
  2. Agilidade. Demonstre interesse em resolver o problema. ...
  3. Empatia. Coloque-se no lugar do cliente, certamente, isso o ajudará a compreender o sentimento dele e resolver o problema com mais afinco. ...
  4. Sinceridade.

Como responder um cliente insatisfeito?

  1. “Eu entendo o seu problema e não irá se repetir”;
  2. “Lamentamos sua experiência ruim no nosso estabelecimento. ...
  3. “Entendemos a sua infelicidade e estamos trabalhando o mais rápido possível para resolver”;
  4. “Nos importamos com seu ponto de vista e vamos resolver seu problema.

Veja quais são a seguir!

  1. Pratique a escuta ativa. ...
  2. Faça muitas perguntas. ...
  3. Demonstre empatia. ...
  4. Seja honesto com o cliente. ...
  5. Tenha paciência. ...
  6. Mantenha um distanciamento pessoal. ...
  7. Seja ágil. ...
  8. Adote procedimentos padrão.

Algumas dicas para quebrar o gelo e conquistar a confiança do cliente:

  1. Fale sobre ele;
  2. Chame-o pelo nome;
  3. Faça um elogio honesto e sincero;
  4. Coloque-se sempre no lugar dele;
  5. Anote tudo.

Com estas quatro dicas, se acalmar é mais que possível:

  1. Faça exercícios. Quando estamos ansiosos e nervosos, é essencial dissipar essa energia para a calma ter espaço! ...
  2. Durma cedo no dia anterior. ...
  3. Faça técnicas de respiração. ...
  4. Organize seus estudos.

Dra Ana Escobar

  1. Ouça a pessoa. Deixe-a falar sem interromper. ...
  2. Evite frases do tipo “eu falei que isso ia acontecer”, ou “a culpa é toda sua”. Em um primeiro momento dificilmente as pessoas estão abertas para reconhecer os próprios erros. ...
  3. O silêncio solidário é muitas vezes um grande companheiro.

Explique sua reação
Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva. Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp.

Vamos detalhar cada uma a seguir:

  1. Agradeça pela resposta. Agradecer pelo contato é um sinal básico de educação, e mostra que você tem consideração pela pessoa que te escreveu. ...
  2. Elogie. ...
  3. Peça um feedback. ...
  4. Se mantenha disponível.

listou alguns exemplos de como dizer "não" seguindo a fórmula de LePera:

  1. "Muito obrigado por pensar em mim [agradecimento]. Porém, não tenho tempo na minha agenda agora [a negativa]. ...
  2. "Obrigado por compartilhar seu projeto comigo. ...
  3. "Admiro sua paixão pelo seu evento, mas não poderei participar.

Dicas Para Se Impor Sem Ser Autoritário

  1. 1 – Conheça a Sua Essência. ...
  2. 2 – Desenvolva Sua Autoconfiança. ...
  3. 3 – Seja Assertivo em Suas Decisões. ...
  4. 4 – Entenda Que Amar é Diferente de Se Sujeitar. ...
  5. 5 – Identifique Quais São os Seu Limites. ...
  6. 6 – Se Relacione Com Pessoas Que Te Respeitam. ...
  7. 7 – Se Expresse Sempre Com Gentileza.

É possível limitar a quantidade de venda de produtos? O artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o fornecedor não pode condicionar a venda de produtos ou serviços a limites quantitativos sem justa causa, classificando essa prática como abusiva. Assim, de modo geral, essa é uma medida ilegal.

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