O que fazer quando o cliente e timido?

Perguntado por: asouza8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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O cliente do tipo "tímido" observa cautelosamente os seus produtos, mas fica intimidado quando você se dirige diretamente a ele. Em geral, não sabe de quais produtos necessita. Sugestão de tratamento: não force confrontos, pois isso o intimidará ainda mais.

Em geral, a vergonha de vender está relacionada ao medo de ser avaliado, criticado, ignorado e rejeitado. Quando a pessoa não tem controle sobre esses medos, a tendência é que ela acabe se fechando como uma forma de se proteger, prejudicando consideravelmente seu desempenho profissional.

Introvertido? 4 dicas para vender sem pegar no telefone

  1. – Jogue com seus pontos fortes. Ao contrário da crença popular, introvertidos não odeiam lidar com pessoas e não são necessariamente tímidos. ...
  2. – Faça sua lição de casa e direcione suas mensagens. ...
  3. – Vá acima e além com a apreciação do cliente. ...
  4. – Não exagere.

As sete desculpas que podem matar o seu negócio

  • Vender mais as características do que os resultados. ...
  • Criar intimidade. ...
  • Escrever uma proposta cedo demais. ...
  • Falar mais do que ouvir. ...
  • Gastar tempo com oportunidades vazias. ...
  • Não entregar o combinado. ...
  • Tratar a venda como o final do processo. ...
  • Pedir uma indicação cedo demais.

Vale a pena até dar um ultimato, oferecendo alguma condição única, associando um gatilho mentais de escassez e urgência, por exemplo, para fazer com que o cliente diga sim ou não, e se caso, ele apresentar uma objeção seja possível tratá-la e seguir com essa negociação.

Pensar que as pessoas estão te olhando não vai ajudar, então se concentre na sua apresentação, não nos outros. Quando você menos esperar, vai ter acabado. Escrever muitos textos no slide da apresentação pode te confundir mais ainda caso você esqueça de alguma coisa.

Em reuniões ou apresentações, fale com altivez e procure se concentrar totalmente no assunto – mais do que em você mesmo e em suas dificuldades. Valorize e expresse a sua opinião. Ela pode ser a solução de um problema. Faça-se ouvir, no seu modo reservado, mas não deixe de falar com boa voz.

O profissional apropriado para procurar é o psicólogo. Ele vai te ajudar a se conhecer melhor e aprender a lidar melhor com essa timidez....

5 ótimas ideias para chamar a atenção de clientes

  1. Realize eventos. Realizar eventos em uma loja pode trazer muitos diferenciais para a empresa. ...
  2. Faça promoções. ...
  3. Esteja presente nas redes sociais. ...
  4. Traga personalidade para a sua loja. ...
  5. Melhore o layout do PDV.

O estudo realizado pela InsightSquared conclui que o melhor horário do dia para vender é das 10h às 16h.

Entendendo por que não consigo vender
Independentemente de o modelo comercial ser simples ou complexo, a razão pela qual vendas são perdidas costumam ser uma só: as portas não foram corretamente fechadas. As portas da venda são classificadas em quatro tipos: dinheiro, credibilidade, urgência e autoridade.

Eles gostam de refletir e esvaziar seus pensamentos.
Os introvertidos podem não expressar muito pessoalmente, especialmente se tiverem que sentar em uma sala cheia de pessoas todos os dias na escola ou trabalhar em um ambiente extrovertido. Como resultado, muitos pensamentos podem passar pela cabeça ao longo do dia.

De modo simples, pessoas introvertidas focam-se no interior, enquanto as extrovertidas se dão bem com o que há no exterior.
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Busque hobbies mais solitários.

  1. Jardinagem.
  2. Leitura e escrita criativa.
  3. Pintura.
  4. Determinados esportes.
  5. Tocar um instrumento.
  6. Caminhar.

Continue a leitura e confira!

  1. Estimule as trocas de experiências. Faça reuniões periódicas e peça para que os vendedores contem suas experiências e como elas influenciaram nos bons e maus resultados. ...
  2. Utilize boas práticas. ...
  3. Aproveite os “multiplicadores do conhecimento” ...
  4. Busque conhecimento. ...
  5. Invista na motivação.

Quais são os 8 principais gatilhos mentais para vendas online?

  • Gatilho de escassez.
  • Gatilho de urgência.
  • Gatilho de novidade.
  • Gatilho de dor.
  • Gatilho de prazer.
  • Gatilho de confiança.
  • Gatilho de reciprocidade.
  • Gatilho de autoridade.

Não seja insistente
Esse é um grande mérito do vendedor: não insistir em uma negociação que não vai acontecer. Uma coisa é ser persistente na hora de conquistar clientes, buscar novos leads e negociar. Outra coisa é ser insistente depois que o cliente já deixou claro que não tem nenhum interesse no que você faz.

Uma boa ação para tratar com clientes difíceis é saber dizer não e impor limites. Tudo deve ser realizado por uma conversa clara, que demonstra empatia e proatividade em ajudar. Muitas vezes, a insatisfação ocorre após a compra, logo ter um pós-vendas eficaz ajuda a eliminar esse tipo de situação.