O que fazer quando o cliente diz que só está olhando?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
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A melhor forma de ajudar ao cliente é estar à disposição. Não precisa avisar: ele notará isso e ficará satisfeito quando e se ele precisar. Quando isso acontecer, aproveite para fazer as perguntas certas e ajudá-lo a definir o que ele precisa, mostrando que você é quem melhor pode ajudá-lo no que procura.

Aborde o cliente de forma amistosa e com um largo sorriso. Informe o seu nome e pergunte o dele. Avalie se existe algo imediato que você possa fazer por ele. Se estiver chovendo, por exemplo, comente sobre o tempo e pergunte se você pode guardar a sombrinha dele para que ele consiga olhar a loja com tranquilidade.

Vale a pena até dar um ultimato, oferecendo alguma condição única, associando um gatilho mentais de escassez e urgência, por exemplo, para fazer com que o cliente diga sim ou não, e se caso, ele apresentar uma objeção seja possível tratá-la e seguir com essa negociação.

É preciso saber também o que não falar!
...
Frases de vendedor para clientes que devem ser evitadas!

  1. “Eu não sei” Essa frase de vendedor para cliente transmite uma enorme falta de conhecimento e uma lacuna muito grande. ...
  2. “Esse produto está dentro do seu orçamento” ...
  3. “Você está errado!”

Mas vamos às dicas de como lidar com objeções em vendas:

  1. Registre tudo sobre seu cliente. Um bom sistema de CRM pode ajudar muito nessa hora. ...
  2. Ouça mais, fale menos. ...
  3. Não empurre a venda, atraia um bom negócio. ...
  4. Nunca “confronte o comprador” ...
  5. Classifique as objeções.

Não seja insistente
Esse é um grande mérito do vendedor: não insistir em uma negociação que não vai acontecer. Uma coisa é ser persistente na hora de conquistar clientes, buscar novos leads e negociar. Outra coisa é ser insistente depois que o cliente já deixou claro que não tem nenhum interesse no que você faz.

"Se você assinar o contrato hoje, posso garantir que faremos [solicitação especial que o comprador fez]. Que tal?" Similar ao nº 2, mas com uma ressalva importante. A pergunta de fechamento nº 2 supõe que o vendedor resolverá a objeção do prospect antes de ele assinar o contrato.

Uma boa ação para tratar com clientes difíceis é saber dizer não e impor limites. Tudo deve ser realizado por uma conversa clara, que demonstra empatia e proatividade em ajudar. Muitas vezes, a insatisfação ocorre após a compra, logo ter um pós-vendas eficaz ajuda a eliminar esse tipo de situação.

Separamos algumas dicas para você, veja:

  1. 1 - Entenda o perfil do cliente. Antes de realizar qualquer tipo de abordagem ao lead, é necessário entender qual o seu público-alvo e buyer persona. ...
  2. 2 - Seja objetivo. ...
  3. 3 - Construa uma relação real com o cliente. ...
  4. 4 - Primeiro contato. ...
  5. 5 - Escute o cliente.

Então lembre-se de prestar atenção especial a essas dicas, para aplicá-las no seu negócio.

  1. Contatá-los após uma venda não feita. Clientes fidelizados são aqueles que voltam com certa frequência ao seu estabelecimento. ...
  2. Criar um senso de urgência. ...
  3. Encurtar o caminho de compra. ...
  4. Mostre os pratos certos.

Para isso, é necessário fazer algumas perguntas para fechamento de vendas. Veja abaixo alguns exemplos!
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Veja abaixo alguns exemplos!

  1. Se fosse optar por isso, quantos precisaria?
  2. Quando precisam ser instalados?
  3. Qual o número do usuário?

8 erros que o vendedor de sucesso não pode cometer

  • Não escutar o cliente. Dê voz ao seu cliente. ...
  • Falar demais. ...
  • Achar que presta um favor ao cliente. ...
  • Tentar logo fechar o negócio. ...
  • Não honrar os compromissos. ...
  • Falar mal da empresa. ...
  • Ser insistente. ...
  • Achar que sabe tudo.

Seja educado, honesto e transparente
Afinal, não tem como dizer não ao cliente sem sinceridade. Procure explicar os motivos que impedem de atendê-lo, sem medos e com muita objetividade. Vale mencionar que essa estratégia é ainda mais eficiente quando utilizada para todas as interações entre a marca e o consumidor.

Confira algumas dicas para contornar essas objeções:

  • Tenha uma comunicação eficaz.
  • Seja autoridade no assunto.
  • Investigue.
  • Estude para fazer bons acordos.

Quais as 6 técnicas de como fechar uma venda difícil?

  1. Entender o contexto da negociação. ...
  2. Fazer perguntas direcionadas. ...
  3. Estar atento às objeções. ...
  4. Verificar sinais e linguagem corporal. ...
  5. Entender a dor do cliente. ...
  6. Focar no detalhes.

Mostre-se disponível
Logo em seguida, apresente-se e pergunte seu nome. Se ele não se mostrar muito aberto, diga que você está à disposição se ele precisar de qualquer coisa. Lembre-se do nome, pois isso ajuda a estabelecer um diálogo de confiança. Dedique toda a sua atenção para o cliente na loja, mas sem sufocá-lo.

Leia abaixo a nossa lista de sugestões e ideias.

  1. Estabeleça e mantenha a sua presença profissional/pública. ...
  2. Combine o preço antes e sabendo exatamente o que precisa fazer. ...
  3. Pense na possibilidade de trabalhar com demandas ou por meio de depósito. ...
  4. Faça a eles uma oferta irrecusável. ...
  5. Perguntar é o primeiro passo.

3 dicas de como atender um cliente chato

  1. Estude o mercado e refute reclamações. Clientes chatos, muitas vezes, são assim como uma técnica de vendas. ...
  2. Acredite no seu produto. Se você acredita que seu produto ou serviço é mesmo bom, deixe o cliente ser chato à vontade. ...
  3. Mude o astral do cliente chato.

Algumas respostas para essa objeção podem ser: Obrigado por compartilhar isso. Quanto muito alto nós estamos? Agradeço você dizer isso.

A objeção do “não tenho dinheiro” muitas vezes é o desejo de procrastinar por achar que depois ele pode resolver o problema. Para quebrar esse sentimento de procrastinação, você precisa gerar um FORTE ESTÍMULO EMOCIONAL. Mostre a ele que, se ele não resolver esse problema agora, o futuro vai ser bem pior.

5 dicas infalíveis para lidar com objeções em vendas

  1. Não confronte o comprador. ...
  2. Não seja o dono da verdade. ...
  3. Seja empático com o que o cliente tem a dizer. ...
  4. Conheça muito bem o seu cliente. ...
  5. Classifique as objeções em vendas. ...
  6. Saiba como contornar cada objeção.