O que fazer quando o cachorro tosse como se estivesse engasgado?

Perguntado por: garruda3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

O cachorro tossindo como se estivesse engasgado é comum a várias doenças, portanto, leve regularmente o seu pet ao médico-veterinário para avaliação e prevenção de doenças do coração, bronquite, colapso de traqueia e outras enfermidades respiratórias que causam tosse crônica.

Se você está se perguntando “como saber se meu cachorro está engasgado“, observe se ele:

  1. Balança a cabeça.
  2. Bate as patas na boca.
  3. Choraminga.
  4. Saliva em excesso.
  5. Mantém a boca aberta.
  6. Faz mímica de vômito.
  7. Não para de se mexer.

O que é bom para tosse de cachorro?

  1. Mel natural. Além de ser docinho, o mel tem propriedades antibióticas por causa das enzimas produzidas pelas abelhas durante sua produção. ...
  2. Alimentos ricos em vitamina A. ...
  3. Vaporizador de ar. ...
  4. – Alergias. ...
  5. – Infecções. ...
  6. – Parasitas.

Os pets possuem uma válvula na parte superior da laringe (chamada de epiglote). Ela fica aberta e por conta disso líquidos e alimentos podem acabar seguindo para a laringe. Para que isso não aconteça, o organismo acaba produzindo jatos de ar, deixando o cachorro fazendo barulho como se tivesse engasgado.

Alguns sinais podem ajudar a facilitar a identificação desses casos:

  1. O cachorro pode ficar inquieto;
  2. Aumento na salivação ou espumas;
  3. Tentativa de tirar algo da boca com as patas;
  4. Dificuldade para beber água e se alimentar;
  5. Vômito;
  6. Piloereção (pelos arrepiados).

Quando o coração deixa de conseguir bombear corretamente o sangue é que se diz que o cão tem insuficiência cardíaca. É nesse momento que ele começa a apresentar sinais, como cansaço, sono excessivo, e a característica tosse seca (que parece um engasgo).

Óleo de coco: é outro remédio para tosse canina muito eficaz que também fortalece o sistema imunológico. Este óleo alivia a tosse de cachorro, fortalece a energia e ajuda a combater problemas cardíacos. Você deve misturar duas colheres pequenas de óleo de coco na água do cachorro e deixar que ele vá bebendo.

TUSSEDAN Xarope oral 100 ml é indicado para tosse e gripe de cães e gatos. Atua nas infecções das vias respiratórias e na asma brônquica dos animais domésticos.

Doxiciclina

Já em casos mais severos, em que o animal tenha quadros de broncopneumonias bacterianas, é indispensável o uso de antibióticos no tratamento. A Syntec oferece ao mercado veterinário o Doxitec®, o Hiclato de Doxiciclina líder de mercado, nas apresentações de 50mg, 100mg e 200mg.

Normalmente, a doença é autolimitante e a cura ocorre entre 4 dias e 3 semanas. Entretanto, o tratamento para tosse dos canis também inclui o isolamento do animal acometido por, pelo menos, 15 dias como profilaxia para evitar o contágio de outros cães, incluindo a separação de comedouro e bebedouro.

Outra forma de tentar deslocar o objeto que esteja obstruindo a garganta de seu animal é realizar algumas manobras. Se o cachorro for pequeno, segure-o pelas patas traseiras e levante ele, deixando a cabeça para baixo. Chacoalhe o animal (DELICADAMENTE) e veja se ele consegue expelir o objeto.

A tosse seca tem mais semelhança a um engasgo e pode vir acompanhada de espirros, febre, falta de apetite e secreções. Esses sintomas podem estar associados a alguma doença contagiosa. É necessário levar o animal ao veterinário para avaliação e para que ele indique algum remédio ou xarope para tosse de cachorro.

Graças as propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antissépticas, o mel é um excelente remédio para aliviar os sintomas de infecções nas vias respiratórias ou inflamações. Assim, você pode preparar mel com limão para cachorro com tosse e/ou com dor de garganta.

Os principais sintomas do colapso de traqueia são a tosse e a dificuldade para respirar, especialmente em momentos de excitação, como quando o dono chega em casa, ou durante passeios, brigas e brincadeiras. Alguns animais podem chegar a desmaiar e apresentar mucosas de cor azulada.

Apesar da aparência preocupante, a espuma branca no vômito do cão nada mais é do que o resultado da mistura de saliva com substâncias gástricas. A aparência esbranquiçada surge devido ao ar que se agrega à mistura a partir do vômito, semelhante à clara em neve.

Em caso de cachorro com ânsia de vômito, mas que não vomita, a Dra. Louise diz que a causa pode ser a obstrução da traqueia. Isso pode ser causado pela ingestão de corpo estranho, por exemplo. Assim, podemos estar falando de um cachorro engasgado.

Geralmente está associada a problemas respiratórios, como a pneumonia. Pode vir acompanhada de fluidos como sangue ou catarro. É uma tosse mais curta e também pode ter a ver com problemas cardíacos do bichinho. Nesses casos, pode ser que o médico-veterinário indique algum antibiótico para tosse canina.

De acordo com o especialista, os medicamentos para humanos podem causar graves problemas nos peludos. Por isso, cuidado! Cachorro não pode tomar xarope em hipótese nenhuma!

Sendo assim, cachorro pode comer mel de abelha, mas ele contribui para diversas doenças. Com propriedades anti-inflamatórias, o mel é muito usado por nós para tratar dores de garganta, tosse e outros sintomas.