O que fazer quando o cachorro pega espinho de ouriço?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Se seu pet brigar com um ouriço, é importante encaminhá-lo para o médico-veterinário o mais rápido possível. “Os espinhos não devem ser removidos por conta própria, esse procedimento é doloroso e, se não realizado adequadamente, pode comprometer a saúde do cão”, orienta Dr.

Os espinhos podem chegar a mais de 30 centímetros de comprimento. Se atingir a área pode perfurar um órgão vital e causar a morte. Além disso, se não forem removidos o quanto antes provocam infecções graves.

O procedimento recomendado, é tentar acalmar o seu cachorro para que ele não tente se coçar e aprofundar os espinhos na pele e levá-lo a um veterinário, o mais rápido possível.

O especialista explica que os espinhos do ouriço nada mais são do que pelos modificados para conferir proteção ao animal. Eles não são venenosos, mas machucam muito, por serem extremamente duros.

O tratamento de uma perfuração por espinho de ouriço-do-mar é a remoção imediata. Vinagre dissolve espinhos mais superficiais; é suficiente embeber a ferida com vinagre várias vezes ao dia ou aplicar compressas úmidas. Compressas quentes podem ajudar a aliviar a dor.

Os espinhos, como são popularmente chamados, são usados como forma de defesa pelo animal. Os porcos-espinhos são incapazes de lançar os espinhos. Os espinhos dos porcos-espinhos não possuem veneno.

Um sedativo de uso veterinário que é bastante usado é a acitromazina, que normalmente é aplicada em 60 gotas para cães de grande porte e 15 gotas para cachorros pequenos. Ele deixa o cão num estado de sonolência que facilita a viagem”, conta Camargo.

se ele for calmo e forem poucos espinhos, retire-os o quanto antes; se ele for agitado, leve ao veterinário; após a retirada dos espinhos, lave toda a área que estará machucada com água em abundância; dê os remédios que forem receitados pelo veterinário.

cefalexina

Tipos de antibióticos para cachorro
Os antibióticos para cachorro com infecção podem ser do tipo seletivo, como cefalexina, combatendo apenas algumas bactérias em particular, ou do tipo de amplo espectro, como amoxicilina, que age sobre bactérias diversas.

É importante deixar claro que o porco-espinho não lança os seus espinhos como forma de defesa. Como os espinhos são frouxamente presos ao corpo do animal, eles se soltam com facilidade, prendendo-se no corpo da vítima e destacando-se do corpo do porco-espinho.

Enquanto os espinhos dos ouriços são mais curtos, com 2,5 cm de comprimento, os dos porcos-espinhos podem chegar a 7,5 cm. Além disso, os espinhos de um ouriço estão presentes em menor quantidade pelo corpo e não caem com tanta facilidade, apresentando um padrão de queda semelhante ao dos pelos humanos.

A espécie possui uma espécie de espinho recobrindo o dorso como proteção a predadores como cães e animais silvestres, porém, é extremamente dócil e não ataca. “Quem ataca é o cão, e, neste caso, quando o animal ficar com os espinhos na boca, a orientação é que se corte a ponta que está fora da pele.

Os espinhos dos ouriços são mais curtos, com 2,5 cm de comprimento, enquanto dos porcos-espinhos podem chegar a 7,5 cm, explica a bióloga Thaís Parra. “Outra diferença é a quantidade de espinhos. O ouriço possui menos, e eles não caem com tanta facilidade, apresentando um padrão de queda semelhante ao pelo humano.

Aquece um recipiente com vinagre branco, mas não o suficiente para queimar a pele, claro. Mergulha a área afetada no recipiente e deixa repousar até o vinagre deixar de estar quente. Isto vai ajudar a dissolver quaisquer resquícios de ouriços que não sejam visíveis a olho nú.

Experimente utilizar uma pinça.
Escolha uma pinça que tenha a borda interna serrilhada, pegue a ponta da farpa com firmeza e puxe para fora devagar. Esterilize as pinças antes de usá-las. Passe álcool isopropílico ou vinagre, ferva-as na água por vários minutos ou segure-as sobre uma chama por cerca de um minuto.