O que fazer quando o cachorro é muito apegado ao dono?

Perguntado por: ealbuquerque7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O cachorro muito apegado dá alguns sinais disso e requer alguns cuidados e mudanças na rotina para que consiga ficar bem mesmo quando você não estiver por perto. Brinquedos, enriquecimento ambiental e até mesmo alguns treinamentos podem ajudar o animal a lidar com esse sentimento de dependência.

Labrador retriever

Labrador retriever
Em primeiro lugar está o labrador, a raça campeã entre os cachorros mais carinhosos. Por conta de sua grande amorosidade, lealdade e sociabilidade, é muito utilizado em trabalhos terapêuticos e, também, como cão-policial, identificando narcóticos e participando de resgates.

Primeiro ensine seu filhote a brincar sozinho enquanto estiver presente. Ofereça um dispenser com petiscos, recheado com comida ou alguma guloseimas. Recompense seu filhote quando ele se acalmar e brinca com você por perto. Então, o deixe sozinho alguns minutos, enquanto ele ainda está entretido com seu brinquedo.

As orelhas são um dos órgãos mais importantes e sensíveis para o animal.

Eles entendem quando beijamos ou quando mandamos beijos para eles como um sinal positivo e ficam muito animados com isso. Nós como tutores, precisamos ficar atentos porque eles também se comunicam conosco e não apenas com latidos, o olhar do seu cão ou gato diz muita coisa.

Um cachorro mordendo quer atenção. Se você dá atenção às mordidas dele, certamente o ato vai se repetir. Isso porque ele entende como uma maneira de se entrosar com seu tutor e receber dele mais carinho. Essa atitude é normal quando se é filhote, porque o animal está ainda aprendendo a viver.

A verdade é que para nós o abraço significa um gesto de afeto, um carinho, ou às vezes um simples cumprimento. Enquanto para os cães abraços significam a invasão do espaço pessoal dele, e um gesto de dominação. Isso pode incomodar muitos cães, principalmente se o cão em questão for um cão mais difícil e pouco submisso.

Comece estabelecendo limites dentro de casa, como o exemplo das portas durante o passeio, depois, passe para locais diferentes. Use sempre coleira e guia para contê-lo, pois essas ferramentas ajudarão no seu controle. Também ofereça recompensas quando o pet aceitar o limite imposto. Assim, ele aprenderá mais fácil!

Normalmente o motivo desse comportamento está relacionado à insegurança, a um excesso de apego entre cão e tutor. Apego não é sinônimo de amor, muito menos de algo ruim. Todos nós desenvolvemos relações de apego com animais e humanos. A grande questão é o tipo e a qualidade desse apego.

A preferência depende de alguns fatores, como prazer, segurança e confiança garantidos pelos tutores. Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido".

O estudo revelou que o cachorro consegue diferenciar entre o cheiro da pessoa apresentando e do seu dono no seu cérebro e fica feliz ao cheirar o seu dono, mesmo quando ele não está presente. Interessantemente, ao ser apresentado ao cheiros do seu dono, a região do cérebro do cachorro relacionada a recompensa ascendia.

O cão poderá se acostumar de 3 semanas a 3 meses. Isso não é uma regra, tudo vai depender também da forma de como o cão é recepcionado e o nível de atenção que ele recebe. A maioria dos especialistas em comportamentos de cães afirmam que, em média, o cão precisa de 3 semanas a 3 meses para se acostumar ao novo dono.

O sentimento de solidão
O que ocorre é que, naturalmente, os cães são animais muito sociáveis. Por isso, o cachorro não quer ficar sozinho na maioria das vezes. E se o tutor gosta de tratá-lo como um filho humano, cheio de mimos e apegos, ele não reagirá bem à ausência do dono.

Os cachorros jovens, a partir dos 5 meses podem ser educados pouco a pouco para passar um tempo sozinhos. De todos os modos, se você se pergunta se cachorro pode ficar sozinho o dia todo, a resposta é que não é indicado. Os cachorros adultos não devem ficar sozinhos mais de quatro horas.

Duas opções sempre muito bem-vindas são os chás de camomila e o de valeriana. Respectivamente, um serve para situações de estresse leve a moderado; o outro, para momentos críticos, que requereriam, muitas vezes, intervenção farmacológica.

  • Ração para cachorro. A ração é um item obrigatório do enxoval para cachorro. ...
  • Comedouro e bebedouro para cachorro. O comedouro e o bebedouro são itens importantes do enxoval para cachorro. ...
  • Tapete higiênico para cachorro. ...
  • Brinquedos para cachorro. ...
  • Caminha e casinha para cachorro. ...
  • Caixa de transporte para cachorro.

O líder da matilha fica com os melhores lugares da casa para dormir e, como macho alfa da sua gangue, você define se o seu cachorro pode subir no sofá, na cama, etc. Se ele é quem decide onde ficar, é porque esses limites não estão claros; estabelecendo algumas regras, ele o obedecerá e não subirá onde não deve.