O que fazer quando o buxinho está secando?

Perguntado por: hcunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O primeiro passo para resolver planta buxinho secando é remover todas as folhas e galhos que estiverem bastante prejudicados, evitando assim que o problema se alastre, além disso, você precisará procurar por fungos que possam estar causando o dano à planta e utilizar antifúngicos para plantas que sejam capazes de ...

"As podas podem ser feitas em qualquer época do ano e é comum que sejam realizadas com maior frequência, para garantir o formato simétrico ou ornamental", explica Laís. "Sua floração acontece entre as estações da primavera e do verão, porém, suas flores de um amarelo pálido não tem grande apelo.

O buxinho não precisa de irrigação constante. Você pode regar com grandes quantidades em dias muito quentes ou se ele estiver com a terra seca. Cuidado para não exagerar e encharcar o solo, porque suas raízes podem apodrecer. Nos dias frios, não precisa de atenção especial, porém mantenha a rega quando necessário.

Para recuperar a planta mantenha a meia sombra, se necessário faça um transplante para outro vaso maior, não mexa muito nas raízes, pode podar uns 20% e acomodar o torrão noutro vaso com substrato neutro, sem adubo, não adube agora, só depois que iniciar nova brotação.

Quando fica só na claridade, a folhagem amarela e cai. Quando está no vaso, deve ser regada diariamente. No pote 27, use de 2l a 3l de água na rega. Se ela está com a folha queimada ou amarelada e apresenta furinhos, use o adubo NPK 4-14-8.

Este é um sinal de que é preciso regar com maior frequência e regularidade. Mas se esta for a razão do amarelamento, dificilmente a planta conseguirá se recuperar. Cada espécie tem sua particularidade em relação a quantidade necessária de luz solar para sobreviver. Uma boa dica é experimentar mudar o vaso de lugar.

Quando fertilizamos nossas plantas, caso ocorram excessos, as folhas começam a queimar nas pontas, secar e posteriormente cair. Em casos assim, o melhor a se fazer é diminuir a frequência de adubações e/ou diminuir a dosagem do adubo na próxima vez que for aplicar.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

O que não se deve podar? Tudo o que está em flor. Estas são plantas que se podam após a floração (final da primavera), pois necessitam que haja indução floral durante o inverno.

O buxinho precisa de bastante luz solar por ser um arbusto denso e com folhas de pigmentação mais escuras que se desenvolvem melhor onde há contato direto com a luz do sol. Quando em ambiente com luz suficiente, as folhas se desenvolvem mais, deixando a planta com uma aparência mais maciça.

Os meses certos para fazer esta poda são janeiro e fevereiro, pois é quando as plantas estão em dormência. A poda de frutificação também ajuda a controlar pragas e doenças.

Em comparação com as tuia, a maior desvantagem do buxinho é o tempo de crescimento. – A tuia com 1 metro vai de 1 ano e meio a 2 anos, o buxinho com 50 cm vai de 3 ou 4 anos, demora bem mais – diz Santos. Mesmo com a demora no crescimento e preços mais altos, a planta tem mais saída no mercado.

O Buxinho Bola é bem versátil, combinando com diversos canteiros e tipos de plantas. Ele exige uma manutenção regular pois cada brotação vai deformando seu formatinho de bola, portanto se quer um jardim sem manutenção, melhor optar por outras plantas, pois o buxinho bola exige bastante sua presença.

A proposta para o jardim pequeno mostra diferentes formas de utilizar o buxinho no paisagismo. Para introduzir a planta ao espaço, a espécie foi plantada diretamente no solo e em vasos de cerâmica, o que cria um visual super charmoso ao espaço externo.

R$ 10,00

Buxinho, Buxus sempervirens VALORES: A PARTIR DE R$ 10,00 | Igara Plantas.

Sobre a Buxinho ou Buxo
A principal utilização é como planta ornamental em jardins, onde é utilizada para topiaria (a arte de adornar os jardins, dando às plantas diversas configurações, actividade já utilizada na antiguidade romana e mais recentemente, nos jardins à francesa.