O que fazer quando o benefício é cessado?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Para pedir a reativação do benefício, o próprio beneficiário pode fazer a solicitação através do site ou aplicativo Meu INSS. Caso queira, o segurado também pode indicar um advogado ou um representante legal. A solicitação pode ser feita através do telefone de atendimento do INSS, 135.

Todo auxílio-doença deverá ter uma data de cessação. Caso não seja informada a DCB a Lei diz que o benefício deve ser cessado em 120 dias, com exceção de quem está em processo de reabilitação profissional. Com a falta da DCB anotada quem está recebendo auxílio-doença não consegue realizar o pedido de prorrogação.

Assim como as dívidas em geral, o empréstimo consignado não se extingue com a morte do titular do contrato. O valor das dívidas pode ser quitado pelo patrimônio deixado (espólio), pela herança deixada aos herdeiros ou ainda pelo seguro prestamista.

Quanto tempo demora até ele voltar ao normal? Depois de entender o que significa cessado, os beneficiados também querem saber quanto tempo demora para o benefício ser reativado, após fazer os procedimentos junto ao INSS. Esse prazo pode demorar de 1 mês até 2 anos, de acordo com o motivo da cessação do benefício.

30 dias

Quanto tempo demora para reativar benefício suspenso? O site do INSS pede pelo menos 30 dias, mas a lei autoriza que suas decisões ocorram em até 60 dias se a prorrogação for justificável por acúmulo de serviço, fila de análise, ou outra motivação expressa. (artigo 49 da lei 9.784/99).

Solicitar Reativação de Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão“Novo Pedido”; Digite o nome do serviço/benefício que você quer; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Ela é um documento gratuito e serve para comprovar seu direito ao benefício do INSS. Assim que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão for aprovado, a carta será emitida e enviada ao segurado.

Como ocorre a indenização do benefício? Quando o segurado tem o seu auxílio-doença negado e deseja solicitar o retroativo, o primeiro passo é reunir toda a documentação médica do período da incapacidade passada e atual para que seja possível receber o benefício retroativo.

Como funciona o período de graça após cessação do benefício? Após a cessação de benefício por incapacidade, a qualidade de segurado será mantida por até 12 meses. Ou seja, esse será o direito após a cessação do benefício de acordo com o Decreto n. 10.491/2020 e do o art.

Nos últimos 15 dias do benefício por incapacidade, quando o segurado percebe que não está recuperado para retornar ao trabalho, deve pedir a prorrogação. Existem três meios para fazer isso: pelo 135, na agência do INSS presencialmente ou pelo aplicativo do INSS.

Essa facilidade pode ser utilizada até duas vezes seguidas. Depois disso, o segurado precisará agendar uma nova perícia médica para renovar o benefício.

90 dias

Essa mensagem aparece para os beneficiários do INSS que tiveram a concessão do benefício há pouco tempo. Dessa forma, será necessário aguardar o prazo de 90 dias da data de concessão, para que possa desbloquear o empréstimo consignado.

30 dias

Quanto tempo demora para desbloquear benefício para empréstimo? O INSS dá um prazo médio de até 30 dias corridos para o desbloqueio, a contar da data de solicitação.

Benefício novo
Entretanto, por mais que o segurado do INSS precise esperar esse prazo, a solicitação do desbloqueio pode ser feita após 30 dias do início do recebimento do benefício. Nesse caso, assim que o período de 180 dias for cumprido, o empréstimo consignado já poderá ser feito.

Confira, a seguir, quem fica de fora da avaliação do INSS: Maiores de 60 anos que recebem aposentadoria por invalidez ou pensão. Aposentados por invalidez ou segurados do auxílio-doença que recebem o benefício há mais de 15 anos e que e tenham mais de 55 anos de idade. Pessoas portadoras do vírus HIV.