O que fazer quando o benefício é bloqueado por falta de prova de vida?

Perguntado por: nramos . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

Em caso de benefício bloqueado, para liberar o pagamento, a pessoa precisará ir a agência bancária onde recebe o benefício para fazer o recadastramento. Após 90 dias, caso ninguém compareça, o benefício será cessado.

30 dias

Quanto tempo demora para reativar benefício suspenso? O site do INSS pede pelo menos 30 dias, mas a lei autoriza que suas decisões ocorram em até 60 dias se a prorrogação for justificável por acúmulo de serviço, fila de análise, ou outra motivação expressa. (artigo 49 da lei 9.784/99).

INSS tem 10 dias para apresentar cronograma da revisão da vida toda. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu dez dias para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentar um cronograma para efetuar os pagamentos decorrentes da chamada revisão da vida toda.

Como fazer a Prova de Vida digital no aplicativo gov.br? A Prova de Vida digital é realizada no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios.

90 dias

Essa mensagem aparece para os beneficiários do INSS que tiveram a concessão do benefício há pouco tempo. Dessa forma, será necessário aguardar o prazo de 90 dias da data de concessão, para que possa desbloquear o empréstimo consignado.

Isso significa que você só precisará fazer a prova de vida indo até à instituição de pagamento ou por meio do aplicativo, se não for possível a comprovação de vida por cruzamento de informações.

Agora, não é mais obrigação do titular do benefício sair de casa para realizar o procedimento, e sim do próprio órgão. Ferramenta importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos, a prova de vida é realizada periodicamente e pode acontecer de forma presencial ou digital.

Em Atraso: significa que você ultrapassou o período de três meses para realizar a Prova de Vida, mas é possível fazer o procedimento mesmo assim.

Passo a passo para fazer a prova de vida pelo celular
Para os segurados que podem fazer a prova de vida pela internet, aparecerá uma notificação no aplicativo Meu INSS. Informando que deve instalar/acessar o aplicativo Gov.br. Ao entrar no aplicativo, vá em autorizações. Selecione a autorização e clique em autorizar.

O bloqueio de aposentadoria do INSS provavelmente pode ter ocorrido com seu cliente por falta de prova de vida. Isso porque o Ministério da Economia informou, em maio deste ano, que o Instituto Nacional do Seguro Social identificou que 160 mil segurados não haviam realizado a prova de vida em fevereiro de 2020.

Mas se você ainda tem dúvidas se o seu benefício foi realmente suspenso, basta entrar no portal do Meu INSS, fazer o login e clicar em “Meus benefícios”. Caso a situação do seu benefício apareça como “suspenso”, veja as principais causas no próximo tópico.

Quando a aposentadoria é bloqueada? O segurado pode ter a aposentadoria bloqueada quando não faz a prova de vida por mais de um ano. Esse procedimento é realizado todos os anos, e é definido pelo banco que faz o pagamento. Todas as pessoas aposentadas no país devem fazer a prova de vida.

Se durante os 30 dias de bloqueio, o segurado não fizer nenhuma movimentação para realizar a prova de vida, o benefício será suspenso e com 6 meses o benefício será cessado.

4 - Como vou saber se minha prova de vida foi realizada ou não? O segurado poderá acessar o site ou o aplicativo Meu INSS ou ligar para a central de atendimento 135 a fim de verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS.

É preciso ir ao Cras ou ligar no 121 para saber a situação seu cadastro.

Ligue 135 -> A Central de atendimento 135 foi criada com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone. E por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas a partir de celular também serão gratuitas.

A transferência pode ser feita presencialmente ou pelo portal Meu INSS. O usuário deve buscar pela opção de “Novo requerimento”, “Alterar Local ou Forma de Pagamento”, informar os dados da conta que deseja passar a receber o benefício, clicar em “Avançar”, ler as informações e finalizar o pedido.

Esse ciclo é contado a partir da data de aniversário do titular do benefício. A partir dessa data, o INSS terá 10 meses para comprovar a vida da pessoa. Ou seja, a partir de janeiro de 2023, fez aniversário, começa a valer o prazo para a prova de vida pelo INSS a partir de cruzamento de dados.

Para o teste digital, basta clicar em “Serviços”, depois em “INSS”. Em seguida, haverá a opção para tirar foto do RG frente e verso. Para o caixa eletrônico, basta acessar com a biometria já usual.

A partir de 2023, com a Portaria nº 1.408 do INSS, a prova de vida dos segurados será feita pelo próprio INSS, por meio do cruzamento de informações com bancos de dado do governo.

A Prova de Vida do beneficiário passará a ser realizada pelo INSS, 10 meses após o último aniversário do titular do benefício (Portaria MTP nº 220, de 2 de fevereiro de 2022). Quando o INSS não conseguir realizar a prova de vida, o beneficiário será comunicado com as orientações para sua realização.