O que fazer quando o bebê toma a vacina de 2 meses?

Perguntado por: vassis . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

“Normalmente, orientamos medicar o pequeno com o antitérmico que a criança está habituada, alternando banhos e oferecer hidratação oral”, orienta Bedoni. Caso a região onde a criança ou bebê tomou a vacina fique dolorida uma boa opção é fazer compressas de água fria, a camomila também é orientada, no local.

TRÍPLICE DPT
Assim chamada pela obrigatoriedade das doses quando o pequeno completar 2, 4 e 6 meses, a reação mais comum da vacina aplicada para evitar o aparecimento de difteria, tétano e coqueluche é o aparecimento de febre de intensidade variável no primeiro dia após a aplicação, que é feita no bumbum do bebê.

A hora do banho pode ser estressante para o pet. Por isso, é recomendado esperar um tempo depois de tomar a vacina para cachorro filhote antes de dar banho no pet de novo. O ideal é dar banho após, pelo menos, 15 dias.

A posição mais segura sempre é de barriga para cima.

Usar a compressa Xô Febre é muito simples, basta retirar o adesivo que cobre o gel da compressa e aplicar sobre o local da vacina, testa, costas, peito em caso de febre ou sobre qualquer outra área que esteja inchada. As compressas podem ser cortadas ao meio.

Caso a criança ou bebê tenha febre em decorrência da vacina a mãe pode tomar algumas medidas para superar o problema. “Normalmente, orientamos medicar o pequeno com o antitérmico que a criança está habituada, alternando banhos e oferecer hidratação oral”, orienta Bedoni.

Febre acima de 37.8 graus até 72 horas da aplicação, dor e vermelhidão no local da picada, enjoo e diarreia. Irritabilidade, choro, sono e falta de apetite também podem surgir.

Seja sincera: quantas vezes você levou seu filho para tomar vacina e ficou tentada a dar algumas gotinhas de antitérmico para que ele nem tivesse febre? Cuidado. Essa atitude pode atrapalhar a resposta imunológica do organismo à vacina.

Nessas situações, indica-se antitérmico/analgésico no momento da vacinação e com intervalos regulares nas 24 horas até as 48 horas subsequentes. É importante ressaltar que se a criança estiver com febre, a aplicação da vacina poderá ser adiada até que esteja bem.

Crianças que recebem medicação preventivamente, antes ou imediatamente após a vacinação, quando ainda não há reações, produzem menos anticorpos, ou seja, diminui o potencial protetor da vacina. Para garantir a eficácia total, não é recomendado o uso de analgésicos ou antitérmicos antes da aplicação.

Não há nenhuma contraindicação para colocar o Xô Febre sobre o local da vacina, sendo também uma ótima opção para o alívio do desconforto que a criança possa estar sentindo após a vacina, reduzindo a dor que normalmente fica no local da picada.

As vacinas quando administradas no período matutino favorecem a monitorização do bebê, durante o dia, facilitando a observação de eventos adversos que podem ocorrer, principalmente nas primeiras 48 horas após a vacinação.

Tríplice DTP
As reações mais comuns desta vacina são uma febre variável nas primeiras 24h após a aplicação, que pode perdurar até o segundo dia. A nádega, local onde a vacina é aplicada, pode ficar dolorida e inchada, por isso são recomendadas compressas quentes para amenizar o desconforto do bebê.

Usar compressa fria no local da vacina é uma das melhores formas de aliviar a dor e desinchar a região, mas atualmente você não precisa ter trabalho e muitos itens para realizar essa aplicação. Existem compressas adesivas em gel refrescante à base de água que são usadas como compressas frias, como o Xô Febre.

O sono excessivo também é um sintoma comum. Manter a criança bem enroladinha numa manta, simulando a sensação que ela tinha dentro do útero, também pode ajudar mas tome cuidado para não comprimir justamente a área da vacina. Balançá-lo suavemente no colo também é uma ação que acalma e oferece bem-estar.

A recomendação é que o bebê esteja no seio durante a vacinação e também alguns minutos após o processo. E não, o bebê não irá associar a amamentação com o momento ruim.

Cuidados após a Vacinação
Manter o local injetado limpo. E no dia da vacinação, será possível tomar banho, evitando-se esfregar o local.

Mantenha o bebé numa posição vertical sobre o seu ombro, mesmo que este tenha adormecido. Apoie bem a cabeça do bebé sobre o seu ombro, de forma a que a barriga esteja a ser ligeiramente pressionada.

Não se recomenda a aspiração da seringa durante as aplicações intramusculares, já que pode aumentar a dor; A pessoa mais próxima do bebê deve estar sempre presente durante e depois da injeção, é um direito da mãe/pai ou responsável e da criança; É recomendável distrair as crianças menores de 6 anos.

Em casos de febre, basta colar Xô Febre ® na testa, nas costas ou no peito. Sua ação prolongada garante alívio refrescante por no mínimo 8 horas. O adesivo não precisa de refrigeração para ser utilizado, pois possui um gel com efeito de resfriamento. ?

O Xô Febre é uma compressa adesiva em gel refrescante a base de água, que atua de forma natural para alivio da febre, dores de cabeça, inchaço de picadas de insetos e dor local após vacinas. Auxilia no controle da temperatura corporal, melhorando o mal estar.