O que fazer quando o bebê tem Disquesia?

Perguntado por: abarros3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Algumas dicas incluem, tentar consolá-lo com carinho, fazer massagem (dobrar as pernas do bebê sobre a barriga ou massagem em movimento horário na barriga), fazer bicicletinha com o movimento das pernas ou colocar o bebê como se fosse de cócoras, são posições e manobras que podem facilitar a evacuação.

Estimule o consumo de frutas, água, sucos, fibras, vegetais e cereais integrais, pois podem ajudar a regularizar o intestino da criança. Por outro lado, deve-se evitar alimentos causadores de constipação como leite, queijo, massas, batata, farinhas e banana-maçã.

Muitas vezes a disquesia pode se confundir com as cólicas tão comuns nessa fase. A principal diferença entre as duas situações é que na disquesia, o alívio é imediato após a eliminação das fezes e na cólica, nem sempre isso acontece.

Aumente o consumo de frutas, vegetais e leguminosas
No caso de intestino preso, o consumo de certas frutas e vegetais pode contribuir para soltar o intestino do bebê. Isso ocorre nos alimentos com alta concentração de fibras.

É no terceiro mês após o nascimento que o bebê completa um ciclo de 12 meses desde a fecundação, contando o período de vida intrauterina. Nesta fase, ele deixa de ser um recém-nascido, pois no quarto mês seu sistema digestivo já está formado e as cólicas tendem a deixar de ocorrer.

- Massagear a região abdominal estimula a evacuação e alívio da disquesia. - O choro do bebê é natural, afinal ele ainda não fala e não sabe dizer ao certo o que está sentindo. A força que ele faz para chorar pressiona a região abdominal e essa força resulta no trabalho dos músculos corretos para a evacuação.

1º dica: não se desespere, mesmo que pareça que o seu bebê esteja sofrendo muito. Tente consolá-lo carinho, fazer massagem (dobrar as pernas do bebê sobre a barriga ou massagem em movimento horário na barriga), fazer bicicletinha com o movimento das pernas ou colocar o bebê como se fosse de cócoras.

Ele pode também, quando sentir vontade de fazer cocô, fazer muita força, ficar vermelho, chorar, gemer, levar até 20 minutos para conseguir evacuar, mesmo com as fezes moles. Isso tem nome científico: DISQUESIA. Pode acontecer em bebês que mamam só leite materno ou também nos que usam outro leite, e não é doença.

Aumente a quantidade de fibras na alimentação. Você encontrará fibras nas verduras, frutas e cereais integrais. A ingestão de água é fundamental para a hidratação e para auxiliar na digestão dos alimentos. Adquira o hábito de fazer leves massagens na barriguinha do bebê, logo abaixo do umbigo.

A receita do é caseira e simples de fazer, porém é preciso atenção em alguns fatores: a idade para ingestão dela depende da avaliação do seu pediatra e do organismo do recém-nascido. A partir dos seis meses de idade, quando o recém-nascido já se alimenta com frutas e papainhas, a água de ameixa está liberada!

· No caso de estar a alguns dias sem evacuar, pode-se fazer estímulos retais para amenizar (pegue um cotonete e coloque óleo de bebê em uma das bases, depois, com muito cuidado e delicadeza, insira a parte com o algodão no ânus do bebê e faça suaves movimentos circulares.

Conforme vai crescendo, o número de evacuações vai reduzindo até chegar ao padrão evacuatório mais habitual. Além disso, os pais podem perceber também variações na coloração e até no odor durante as trocas de fraldas.

Ofereça chá de erva doce ou funcho
A erva doce, que também é chamada de funcho, é excelente para o funcionamento do sistema digestivo.

Escolha um biberão anticólicas. Os biberões anticólicas de Dr. Brown's são os únicos clinicamente testados e com um sistema patenteado de ventilação completa. Este sistema elimina a pressão negativa e as bolhas de ar para ajudar a reduzir as cólicas, vómitos, arrotos e gases.

A fórmula da linha NAN Comfor é especialmente indicada para prevenir ou tratar a constipação intestinal, pois melhora o funcionamento do intestino do bebê.