O que fazer quando o bebê não dorme de jeito nenhum?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

Faça a união entre uma soneca e depois alguma atividade, ajustando aos poucos essas rotinas, o bebê começa a entender os horários e terá uma disposição maior a pegar no sono na hora adequada. Nenhum estímulo em excesso é bom, por isso tenha equilíbrio.

Diminua a intensidade das luzes e o barulho no mesmo horário diariamente, para que o organismo entenda que está chegando a hora do sono do bebê. Nessa hora você pode recorrer à rede de berço para bebê da MOOUI para começar a deixá-lo relaxado!

Se você está buscando soluções para o seu filho ter uma noite de sono tranquila, saiba que há ótimas opções de fitoterápicos para a criança dormir, como valeriana, passiflora e laranja amarga.

Acontece quando ao final da janela do sono (tempo que o bebê consegue ficar acordado), ao invés de ter um momento de calmaria para o relaxamento e indução do sono, o bebê recebe mais estímulos. Muita luz, sons, interação com muitas pessoas. Eu costumo exemplificar essa situação como o “excesso de colos”.

Balançar a criança é outro método eficaz quando pensamos em como acalmar o bebê. Balance seu filho com movimentos leves e delicados, fazendo com que ele se mexa de forma suave durante a ação. Esses movimentos vão deixar o pequeno mais tranquilo.

Quando o bebê acorda de madrugada, nos primeiros meses, não precisa se preocupar. Isso porque trata-se de uma reação normal de seu organismo, que ainda está se acostumando com a vida fora da barriga da mamãe.

O que fazer quando o bebê acorda à noite várias vezes? Além de ajudar o bebê estabelecendo uma rotina para o momento de dormir, tentando deixá-lo em um mesmo local, os pais também devem checar se ele não está sofrendo com calor ou frio e também, ficar de olho para manter um horário fixo.

Por que o bebê não dorme? Se o bebê não está dormindo e começa a ficar muito agitado, pode ser um indício da regressão do sono, falta de rotina, hábitos durante a noite e estímulos visuais em excesso.

A ausência de um padrão nos horários do sono se deve ao fato de os bebês, até o terceiro mês de vida, não produzirem a melatonina — o hormônio que regula o sono —, conforme explica a neurocirurgiã pediátrica Amanda López. "Essa desregulação é normal e esperada.

Algumas crianças podem ter um sono mais agitado devido a situações de saúde, como refluxo e cólica, ou por estímulos durante a noite. Se esse é o caso do seu filho, não se preocupe, há algumas dicas que você pode pôr em prática na rotina do bebê com sono agitado.

Floral de Bach Impatiens

O Floral de Bach Impatiens é indicado para os bebês mais agitados, trazendo paciência e tranquilidade, permitindo que o bebê durma e se alimente adequadamente. É recomendado também para os bebês que se irritam facilmente, são impacientes e querem tudo feito na hora.

Erva-doce. A infusão das sementes de erva-doce acalma a excitação nervosa dos bebês. Por isso, é considerado o chá mais popular para acalmar os pequenos. Além de facilitar a digestão, ele ainda alivia flatulência e cólicas intestinais.

Muito barulho e agitação
Ambientes muito barulhentos podem não só deixar o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono dele. Por essa razão, músicas, conversas e aparelhos eletrônicos muito altos podem incomodar bastante os pequenos. Nesse sentido, o ideal mesmo é evitar ambientes com essa atmosfera.

Manjericão: Boa opção para tranquilizar e relaxar o bebê; Hortelã: Erva conhecida por seu frescor, ajudando a melhorar resfriados e descongestionar vias aéreas; Sálvia: A exemplo da hortelã, também ajuda a descongestionar e melhorar a respiração dos bebês.

Então, a sua voz, um movimento leve, ruído branco (também chamado de white noise, som que lembra o útero e pode ajudar a acalmar o bebê) e uma bolsa de água quente são recursos para tranquilizar o seu filho, especialmente se ele estiver agitado ou estressado.