O que fazer quando o bebê já está assado?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Nesse momento, higienize a área assada com água morna e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Não esfregue o algodão na pele do bebê – dê batidinhas leves, de modo a não causar mais atrito em uma área que já está machucada. Se o caso for mais grave ou persistente, não tente tratar sozinho, em casa.

Daí passei a fazer uso da maisena para assadura! Assadura em bebê pode ser evitada com o uso de maisena a cada troca de fraldas você sabia disso? #ficadica! Mas o mais usado e até recomendado pelos pediatras são as pomadas para assadura.

Hidratação adequada. A prevenção às assaduras inclui hidratação adequada da pele. Para isso, deve-se priorizar o uso de cremes à base de petrolato, óxido de zinco e lanolina, além do conhecido talco, que é capaz de evitar o acúmulo de umidade na região em que é aplicado.

É útil saber que assaduras causadas por fraldas são comuns: mais da metade dos bebês de quatro a quinze meses terão assaduras causadas por fraldas ao menos uma vez em um período de dois meses. Mas não se preocupe, é comum e casos leves são curados entre 3 a 4 dias, com cuidados extras.

Cuidado: se a irritação estiver em “carne viva” ou com bolhas, pus e feridas, deve-se procurar o pediatra rapidamente. Casos em que as lesões foram provocadas por fungos e bactérias, pode ser necessário usar um antimicótico ou até mesmo antibiótico.

Você já deve ter se perguntado o que passar em assaduras. Apesar de muito comum, a utilização de talco e amido de milho para retirar a umidade da região afetada pelas assaduras não é recomendada. Isso porque essas substâncias podem agravar a irritação da pele do bebê.

As assaduras de bebê podem ser causadas por calor, umidade ou contato da urina ou das fezes com a pele do pequeno, quando este passa tempo demais com a mesma fralda molhada, por exemplo. Fora isso, pode acontecer alergias a certos produtos, como lencinhos de limpeza e outros itens de higiene.

As causas mais comuns de assaduras de bebês são fraldas, ou roupas de baixo, úmidas em contato com a pele do bebê. O contato com a fralda deixa a pele do bebê mais sensível, enquanto o atrito entre a pele, urina ou fezes deixa a pele mais irritada.

Se a pele parece particularmente irritada, colocar 10 minutos de molho em água pura,temperatura ambiente e sem sabão pode ajudar. Seque naturalmente e aplique uma camada espessa de creme na fralda.

Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.

Você pode aplicar o amido de milho (Maizena) de duas formas: Aplicando levemente em poucas quantidades nas regiões mais úmidas do bebê; Aplicar sobre a pomada, criando uma barreira de proteção.

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

Deve-se aplicar pomadas de tratamento (as que contém óxido de zinco são muito boas) ou uma combinação de pomada de tratamento + amido de milho por cima, cuja combinação parece dar bastante resultado (já que a pomada trata e o amido de milho absorve a umidade.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.

3 – Lavar sempre com água morna e sabão, assim evita o atrito do algodão na assadura e a causar mais irritação; 4 – Um combo indicado por pediatra: caso haja assadura com ferida, cada troca uma pomada diferente. Cansicorte + Oxiderme tratamento + Bepantol.