O que fazer quando o bebê estiver assado devido à diarreia?

Perguntado por: ivieira3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Faça ducha externas com água morna para alívio do desconforto. Pode usar cremes para assadura de bebês, mas não use medicamentos com corticoides, antibióticos, anestésicos ou antifúngicos sem orientação médica.

Se já houver assadura, limpe bem a região e faça compressas de água morna por 15 minutos, três vezes ao dia. Aplique a pomada que promove a barreira entre as fezes e a urina e a pele do bebê. Se a assadura não melhorar em 24 horas, mesmo aplicando a pomada em cada mudança de fralda, é melhor falar com o pediatra.

A resposta é sim!
...
Existem três formas de utilizar a maisena:

  1. Espalhar uma pitada do pó no bumbum do bebê. Ela não é tóxica em caso de aspiração, como o talco.
  2. Fazer uma mistrinha com óxido de zinco e óleo de amêndoas e passar a cada troca de fraldas.
  3. Colocar uma pitada na água do banho do bebê.

4 dicas de como tratar assadura nos bebês

  1. Deixe o bebê sem fralda para a pele respirar. As fraldas deixam a região mais abafada e causam atrito com as assaduras. ...
  2. Use pomada para assadura de bebê ...
  3. Leve o bebê para tomar sol. ...
  4. Faça infusão de camomila no banho do bebê

5 remédios caseiros para assadura de bebê

  1. Farinha de milho “tostada” Embora a farinha de milho, que absorve a umidade, possa ser usada diretamente da embalagem, ela funciona melhor quando assada no forno. ...
  2. Sal e zinco. ...
  3. Vaselina líquida. ...
  4. Use calêndula. ...
  5. Banho de bicarbonato de sódio.

- Ele pode ser utilizado como secante e também para potencializar a barreira quando aplicado sobre a pomada para assadura (aquelas com óxido de zinco, as chamadas pomadas de barreira) - explica Ana Elisa. Como prevenção, o amido deve ser passado diretamente na pele.

Essa umidade causada pelo suor (que pode aparecer muito, por exemplo, quando você usa roupas apertadas demais ou que não permitem a ventilação do ar), é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos, que podem piorar o quadro da assadura.

Amido de milho contra assadura e brotoeja.
O amido de milho presente no amido de milho ajuda no incômodo da brotoeja, assim como o talco, mas dependendo da localização da lesão, como por exemplo no pescoço, não se deve fazer a aplicação, pois podem ser inalados pela criança, afirma a especialista.

De acordo com os médicos pediatras, as melhores pomadas para se tratar a assadura do bebê são:

  • Bepantol baby.
  • Mustela.
  • Hipoglós.
  • Johnson's baby.
  • Dermodex Prevent.
  • Hipoderme.

Hidratação adequada. A prevenção às assaduras inclui hidratação adequada da pele. Para isso, deve-se priorizar o uso de cremes à base de petrolato, óxido de zinco e lanolina, além do conhecido talco, que é capaz de evitar o acúmulo de umidade na região em que é aplicado.

As assaduras no bebê são um problema corriqueiro, mas que podem gerar incômodo e preocupações. Essas irritações na pele, na maioria das vezes, tendem a desaparecer em alguns dias, desde que tomados os devidos cuidados.

Se o bebê ainda mama no peito, é recomendável que a mãe evite alimentos muito ácidos ou condimentados. O mesmo vale para bebês que já ingerem sólidos. Frutas ácidas, como abacaxi, morango, laranja e pera, podem favorecer as assaduras.

Maizena e óleo Johnson's, mas pode ser feita também com óleo de côco. 3 colheres de sopa de Maizena e três de óleo, rende bastante e é econômico para o bolso. Coloquei nessa embalagem que eu já tinha em casa para levar dentro da bolsa do meu bebê e o restante eu coloquei dentro de um potinho com tampa.

Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.

Deve-se aplicar pomadas de tratamento (as que contém óxido de zinco são muito boas) ou uma combinação de pomada de tratamento + amido de milho por cima, cuja combinação parece dar bastante resultado (já que a pomada trata e o amido de milho absorve a umidade.

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

Evite lenços e não use talco
O uso dos lenços umedecidos para evitar assaduras deve ser evitado, e eles só devem ser utilizados em situações especiais como, por exemplo, fora de casa, em momentos de passeio. Já utilizar talco é totalmente desaconselhável em qualquer situação.

Para tratar assaduras, a dica da apresentadora Bela Gil – famosa por ter um estilo de vida mais saudável – é óleo de gergelim. Rico em vitamina E, ele limpa, hidrata, protege e repara a pele dos bebês como nenhuma pomada vendida nas farmácias é capaz de fazer.

Você não deve passar talco, açúcar, farinha, tapioca ou fubá no local da assadura, pois esses itens podem causar ainda mais irritação na pele do seu bebê. Caso a assadura venha a persistir por vários dias ou haja formação de bolhas na pele, é necessário levar o bebê com urgência a um médico pediatra.

Uma dica super bacana também para evitar assaduras em bebês, é colocar uma colher de maisena na água do banho. Ela evita também que as dobras do bebê fiquem assadas e meladas se por acaso a mamãe não conseguir secar corretamente.

Quais são os tipos de assaduras em bebê?

  • LEVES. Nos casos de assaduras leves, apresentam leve irritação na superfície da pele, vermelhidão e coceira. ...
  • MODERADAS. Nestes casos as assaduras podem manifestar vermelhidão mais intensa e algumas feridas podem aparecer no local. ...
  • GRAVES.