O que fazer quando o bebê está com gases?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

5 dicas simples para aliviar os gases do bebê

  1. Massagear a barriga do bebê ...
  2. Preparar adequadamente o leite do bebê ...
  3. Dar mais água para o bebê ...
  4. Preparar corretamente os mingaus. ...
  5. A mãe deve evitar comer alimentos que provocam gases.

Confira: Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Quais são os 6 sinais de que o bebê está com gases?

  1. Barriga distendida. Quando os bebês estão com gases, a barriguinha normalmente fica distendida. ...
  2. Mudança de humor. Alguns bebês ficam mais agitados e irritados quando estão sentindo cólicas devido aos gases. ...
  3. Alterações no sono. ...
  4. Apetite alterado. ...
  5. Choro alto. ...
  6. Punhos fechado.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

O gás é uma ocorrência natural e comum em recém-nascidos. Os gases, geralmente, surgem nas primeiras duas semanas do pequeno e acontecem devido ao fato do sistema digestivo dele ainda estar em processo de desenvolvimento. Embora alguns pareçam não ter problemas com gases, outros podem ficar com um desconforto.

Nos primeiros meses de vida é muito comum ocorrências do bebê com gases1. Elas podem ser do estômago ou no intestino, ocorrem durante a amamentação por engolir ar ou até mesmo durante o choro quando ocorre à ingestão de ar, chupar chupeta ou dedo também podem ser responsáveis pelo acumulo de gases.

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, Luftal atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

Simeticona ou Dimeticona (Luftal® ou Milicon®): Trata-se de um medicamento muito utilizado para cólicas e gases. Nada mais é do que um silicone antiespumante, que tem como função diminuir a tensão superficial das bolhas de ar do intestino, e assim aliviar o mal estar que os gases provocam.

Luftal Infantil é um medicamento de uso oral indicado para bebês e crianças com excesso de gases no aparelho digestivo, proporcionando alívio nas dores e cólicas. O remédio é comercializado em frascos conta-gotas com 15ml ou 30ml.

E os bebés, podem beber chá de camomila? A resposta é sim. Mas com alguns cuidados especiais. Habitualmente, os bebés podem beber infusões de ervas naturais a partir dos seis meses.

Os médicos diagnosticam cólicas em um bebê se ele chorar três ou mais horas por dia, em três ou mais dias na semana, por pelo menos três semanas consecutivas.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

O paciente deita de costas e dobra as pernas sobre o abdome. A outra consiste em fazer massagens circulares suaves na região do abdome com as palmas das mãos de baixo para cima e em sentido horário por entre cinco e dez minutos”.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  1. Chá de erva-doce. ...
  2. Chá de hortelã-pimenta. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá da raiz de angélica. ...
  7. Chá de louro. ...
  8. Exercício para eliminar os gases.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Dor causada por gases
Você vai notar que o bebê se "espreme" e se contorce, e parece ter alívio quando solta um pum ou quando consegue fazer cocô. Ele também pode começar a chorar no meio de uma mamada. Algumas sugestões: Ponha o bebê para arrotar depois de cada mamada.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

A lista de alimentos que pioram ou estimulam o quadro são: feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Bebidas gaseificadas, caso de refrigerantes e cervejas, também entram no grupo.

Caso procure um leite para bebê que apresente benefícios vitamínicos e componentes que estimulam o desenvolvimento, sem ocasionar cólicas e gases, a opção certa é a Fórmula Infantil – Nan Supreme 1.

Sem corante e com ação em até 10 minutos, Luftal Infantil alivia de forma segura a dor e a cólica causada pelos gases.
...
Modo de uso:

  • o.
  • o3-5.
  • oDia.