O que fazer quando o bebê está com assadura em carne viva?

Perguntado por: lcustodio3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Cuidado: se a irritação estiver em “carne viva” ou com bolhas, pus e feridas, deve-se procurar o pediatra rapidamente. Casos em que as lesões foram provocadas por fungos e bactérias, pode ser necessário usar um antimicótico ou até mesmo antibiótico.

5 remédios caseiros para assadura de bebê

  1. Farinha de milho “tostada” Embora a farinha de milho, que absorve a umidade, possa ser usada diretamente da embalagem, ela funciona melhor quando assada no forno. ...
  2. Sal e zinco. ...
  3. Vaselina líquida. ...
  4. Use calêndula. ...
  5. Banho de bicarbonato de sódio.

Hidratação adequada. A prevenção às assaduras inclui hidratação adequada da pele. Para isso, deve-se priorizar o uso de cremes à base de petrolato, óxido de zinco e lanolina, além do conhecido talco, que é capaz de evitar o acúmulo de umidade na região em que é aplicado.

Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.

Óxido de zinco
É um ativo que protege e trata a pele do bebê contra as assaduras. Tem ação antisséptica, adstringente e anti-inflamatória. As pomadas Dermodex e Hipoglós são referência no tratamento e na prevenção das assaduras.

Se a pele parece particularmente irritada, colocar 10 minutos de molho em água pura,temperatura ambiente e sem sabão pode ajudar. Seque naturalmente e aplique uma camada espessa de creme na fralda.

Amido de milho contra assadura e brotoeja.
O amido de milho presente no amido de milho ajuda no incômodo da brotoeja, assim como o talco, mas dependendo da localização da lesão, como por exemplo no pescoço, não se deve fazer a aplicação, pois podem ser inalados pela criança, afirma a especialista.

Basta misturar uma colher do produto em um copo de água e passar nas partes do corpo onde as crianças suam mais, como o pescoço e as dobrinhas.

As assaduras no bebê são um problema corriqueiro, mas que podem gerar incômodo e preocupações. Essas irritações na pele, na maioria das vezes, tendem a desaparecer em alguns dias, desde que tomados os devidos cuidados.

Amido de milho (ou maisena) faz bem para assaduras? A resposta é sim!

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

Essa umidade causada pelo suor (que pode aparecer muito, por exemplo, quando você usa roupas apertadas demais ou que não permitem a ventilação do ar), é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos, que podem piorar o quadro da assadura.

Uma mistura de chá de camomila e mel atua como um antisséptico para assaduras. Pois elimina erupções cutâneas e cura a pele. Primeiramente, misture cerca de duas xícaras de chá de camomila com uma colher de chá de mel e borrife essa mistura diariamente na erupção para curar rapidamente.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.