O que fazer quando o bebê cospe o remédio?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Além disso, você cria outro problema: a aversão a essas bebidas nas quais o remédio foi diluído", diz. E caso a criança vomite a medicação, a dica é acalmá-lo, dar um banho e tentar novamente uma outra hora.

21/07/2022. Quando usado o conta gotas ou a seringa diretamente na boca do bebê, se o medicamento cair na garganta pode ocorrer reflexo vagal, engasgo e até mesmo parada respiratória.

Depende do medicamento utilizado e até mesmo de qual tipo de suco será consumido em conjunto. É verdade que alguns sucos podem diminuir os efeitos do seu medicamento, prejudicando o tratamento como um todo. Enquanto isso, outros podem aumentar o efeito do seu remédio, aumentando as chances de efeitos adversos.

Como falado anteriormente, se ela for colocada no centro da boca, o bebê pode engasgar ou vomitar o medicamento. Por isso, o recomendado é colocar a seringa no canto da boca do bebê e da criança. Além de posicioná-la no canto, ela deve estar voltada para baixo, assim, o líquido não vai para o céu da boca.

Em relação às bebidas, farmacêuticos recomendam que medicamentos como antibióticos sejam misturados na água e não devem ser ingeridos com leite, pois o alimento reduz o seu efeito.

Se vomitar imediatamente após darmos o remédio, podemos repetir a dose, na quantidade prescrita pelo pediatra. De preferência com uma seringa própria para medicamento líquido e pela lateral da boca da criança. Até 15 minutos após a administração do remédio: pode repetir a dose integral também.

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

A dosagem recomendada de dipirona para crianças é de 20 mg/Kg, por via oral, até 4 vezes ao dia em caso de dor de leve a moderada e febre. Considerando que a solução oral contém 500 mg/ml, uma criança de 20 Kg deve receber 400 mg ou 0,8 ml.

No caso de frasco com conta gotas, deve-se evitar pingar as gotas diretamente na boca o bebê / criança.

1 gota/kg até a dosagem máxima de 35 gotas por dose. A dose recomendada de paracetamol varia de 10 a 15 mg/kg/dose, com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não exceda 5 administrações (aproximadamente 50-75 mg/kg), em um período de 24 horas.

O melhor dispositivo para administração de medicação líquida – via oral – é a seringa, porque a quantidade é mais precisa que uma colher de casa, por exemplo. Além disso, colocando a ponta da seringa entre os dentes e a gengiva, o medicamento pode escorrer para a base da língua e a criança engole com mais facilidade.

O QUE DIZ O ESPECIALISTA
No caso de um bebê, vale cantar músicas e distraí-lo para que não relacione a hora a algo desagradável", orienta. "É bom lembrar que tentar enganar a criança, misturando o remédio a bebidas, não é recomendado, porque leite e sucos, por exemplo, podem neutralizar o efeito do medicamento.

Crianças de 6 meses até um ano podem comer em média de 250g á 350g (6 a 8 colheres de sopa) de papinha, cada criança tem um apetite diferente e uma necessidade calórica diferente.

A diminuição do apetite na criança é algo comum entre 1 e 3 anos de idade, quando começa a ficar mais seletiva e a entender seus gostos alimentares. Durante essa fase, ela negará alguns alimentos que antes aceitava bem porque seu paladar já está mais aguçado e sabe o que lhe dá prazer comer1.