O que fazer quando o antibiótico causa dor de estômago?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

- Caso o incómodo se mantenha e seja intenso, fale com o seu médico. "Este poderá indicar-lhe um protetor gástrico específico ou substituir-lhe o antibiótico por outro equivalente para que trate a infeção até ao fim", refere ainda a docente.

Antiácidos, analgésicos e antibióticos podem aliviar o desconforto estomacal. Os remédios só devem ser tomados sob prescrição médica, pois a automedicação tende a mascarar a causa e ainda pode piorar o quadro.

No entanto, ao tomar antibióticos, esses microrganismos benéficos são diretamente afetados, o que pode causar náuseas, diarreia, distensão abdominal, indigestão, dor abdominal e perda de apetite.

Antiácidos. Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Tomar 1 cápsula de omeprazol, 2 cápsulas de amoxicilina e 1 comprimido revestido de claritromicina, compondo 4 unidades de manhã e 4 unidades à noite antes das refeições, por uma semana, conforme critério médico.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

1 – Coma maçã: A maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Seja qual for o medicamento, nunca faça uso sem o acompanhamento médico, use o remédio conforme indicação (do médico ou da bula) e não engula cápsulas ou comprimidos “no seco”, sempre faça com uma boa quantidade de água (pelo menos 30 ml).

Quando a dor se mantém, o médico gastroenterologista deve ser consultado pois pode ser necessário tomar remédios inibidores da produção de ácido, como omeprazol ou esomeprazol, remédios antieméticos, como a metoclopramida ou anti-espasmódicos, como o Buscopan.

  1. Chá de hortelã A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. ...
  2. Chá de erva-doce. A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de camomila.

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico. Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas.

Tipo de medicamento prescrito
Por exemplo, antibióticos, como a amoxicilina e o ciprofloxacino, ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, apresentam rápida absorção e o limite de 30 minutos pode ser usado com segurança.

TOMAR LEITE FERMENTADO DURANTE O TRATAMENTO COM ANTIBIÓTICO É BENÉFICO.

As reações alérgicas ao medicamento costumam acontecer entre minutos e poucas semanas após o início de seu uso. Já as reações adversas podem se manifestar meses ou anos após a ingestão, ou seja, é um tempo muito variável.