O que fazer quando o aluno ler Silabando?

Perguntado por: rnovais . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Peça aos alunos observarem as sílabas e depois tentarem ler no seu próprio tempo. A ideia é que eles fixem as parte de uma palavras aos poucos, até conseguirem unir. Vale também ressaltar que o uso das cores ajuda a mente da criança a associar a sílaba em questão.

O padrão de leitura poderia ser identificado como silabado (Ex: O me-ni-no sa-iu de ca-sa), pausado (com prolongamentos entre as palavras) ou fluente (sem pausas grandes, com contorno prosódico).

Aprenda como ajudar a criança com dificuldades na leitura

  1. Comece cedo. ...
  2. Faça da leitura um hábito. ...
  3. Brinque de encontrar palavras. ...
  4. Atribua tarefas que envolvam a leitura. ...
  5. Grave a criança lendo. ...
  6. Identifique as maiores dificuldades. ...
  7. Ensine a separar as sílabas.

Pegue cartolinas e cole várias sílabas coloridas. Esse exercício é muito proveitoso e mostra sua eficácia a partir do momento em que o aluno começa a fixar as partes de uma palavra. Importante notar que o uso das cores ajuda a mente da criança a associar a sílaba em questão.

– Silábica:
Nessa fase, a criança já começa a fazer as primeiras associações entre a escrita e a fala – mesmo errando algumas letras. Ela também pode ser dividida em dois níveis: o silábico sem valor sonoro e o silábico com valor sonoro.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. É a capacidade de juntar sílabas, compreender frases e palavras e identificar as informações.

A leitura oral no disléxico é caracterizada por omissões, distorções e substituições de palavras e pela leitura lenta e vacilante, onde a compreensão da leitura também está prejudicada. Essa situação ocorre mesmo quando a compreensão da língua falada for normal.

No nível silábico a criança estabelece que as partes sonoras semelhantes entre as palavras se exprimem por letras semelhantes. Ela começa a escrever alfabeticamente algumas sílabas; para outras, permanece silábica.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

Silábica: Nessa fase a escrita já representa uma relação entre os termos, entre a grafia e a parte falada. Para cada parte falada (sílaba oral) a criança atribui uma grafia, ou seja, uma letra escrita.

Estratégias de Leitura

  1. Ler com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.

As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita são ocasionadas por fatores relacionados diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, cultural, problemas emocionais e condições de saúde.

Usar a música e as rimas, trabalhando ritmo, concentração, atenção, o som e suas formas, é ótimo para estimular a aprendizagem dos alunos com dislexia. As atividades que trabalham a percepção auditiva ajudam a desenvolver a percepção da sequência auditiva e as habilidades de consciência fonológica.

Para os alunos silábico-alfabéticos, você pode oferecer um banco com as palavras para completar a cruzadinha. O desafio é ler e encontrar as palavras que se encaixam na cruzadinha. As crianças adoram fazer cruzadinhas. Elas proporcionam muita reflexão sobre a escrita alfabética.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA HIPÓTESES SILÁBICO-ALFABÉTICA E ALFABÉTICA: - Proporcionar intensa atividade com letras, sílabas, palavras e textos, explorando semelhanças/ diferenças nas sílabas iniciais, finais, mediais (meio), na composição de novas palavras.