O que fazer quando o aluno Cola?

Perguntado por: ifarias8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Se seus alunos estão sempre colando, a primeira providência é entender o porquê. Talvez eles estejam manifestando insegurança, mostrando que não se ajustam a um ensino que privilegia a "decoreba" ou se recusando a quebrar a cabeça para provar que sabem coisas pelas quais não se interessam.

A “cola” na escola é a prática de furtar ideias e respostas alheias nas situações de avaliação. Trata-se de um fenômeno tão recorrente que gera a palavra de ordem dos corredores: “quem não cola não sai da escola”.

Segundo a pesquisa, a dimensão cultural está acompanhada de falhas no processo de ensino e aprendizagem: dificuldades de aprendizagem e a busca por bom desempenho são alguns dos motivos principais para recorrer à cola.

Cole usando uma pilha de papéis: esconda a folha da cola em um lugar separado da prova para não ser pego em flagrante. Você pode guardá-la no banheiro, na cadeira de alguém etc. Esconda as colas sob a manga de uma camisa de manga longa: este também é um bom método, já que o professor não vai procurar nesse local.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

Confira e aplique!

  1. Identifique as habilidades dos alunos. ...
  2. Proponha problemas reais. ...
  3. Utilize a tecnologia a seu favor. ...
  4. Impulsione a autoestima dos alunos. ...
  5. Ofereça recompensas para motivar os estudantes. ...
  6. Estimule a criatividade. ...
  7. Defina metas de aprendizagem. ...
  8. Realize dinâmicas e jogos lúdicos.

Turma agitada? Veja 7 técnicas para acalmá-la!

  1. Faça um intervalo e leve os alunos para uma área externa. ...
  2. Reproduza um vídeo de música. ...
  3. “Se você pode ouvir minha voz, faça isso!” ...
  4. Bolhas de sabão. ...
  5. “Estátua!” ...
  6. Enfatize a importância da concentração. ...
  7. Identificar comportamento inadequado e exaltar as boas atitudes.

Avalie se a forma como você trata os alunos incentiva essa atitude. Evite lições de moral e use o bom humor, que é um jeito leve de lidar com conflitos e promove empatia. Caso o problema seja coletivo, discuta-o com todos para que reflitam sobre como se sentem quando são o alvo.

A cola pedagógica propicia um estudo profundo dos conteúdos trabalhados, bem como avaliar de forma mais eficaz a construção dos conhecimentos.

Para que a colagem tenha efeito, é importante pressionar as duas superfícies durante 30 minutos a 1h de forma que ela fique firme. No total, o tempo de secagem varia de 18 a 24h. Barata e não-inflamável, ela fica clara quando seca, mas não é resistente à água.

“O aluno tem o direito de colar, mas o professor também tem o direito de tomar a prova do aluno caso isso seja percebido”.

Assim sendo, irão se tratar alguns motivos que resultam na desmotivação do alunado: questões de trabalho, retardamento da aprendizagem na idade adequada, organização familiar, alto índice de reprovação, metodologia usada em sala de aula, desinteresse pessoal, segregação escolar, dentre outros tantos motivos propícios ...

A psicóloga Cristina Tolentino acredita que a paixão pelo professor é comum porque a jovem acaba idealizando aquela pessoa de alguma forma. “Assim como as crianças idealizam os pais, os adolescentes podem projetar algum tipo de expectativa na figura do professor, e assim, acontecer a paixão.

Sentimentos negativos como ansiedade e raiva atrapalham o desempenho escolar; desenvolver as habilidades socioemocionais nos estudantes é alternativa. O processo de aprendizagem se dá de forma diferente para cada aluno.

Neste ano, o critério adotado pela instituição, por orientação da rede de ensino, está sendo o de verificar se os estudantes conseguiram ao menos aprender os conteúdos mínimos de cada ano. Isso porque 2022 ainda foi marcado por adaptações no currículo, priorizando algumas habilidades.