O que fazer quando não tem aterramento no chuveiro?

Perguntado por: egoncalves . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
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No caso dos modelos de chuveiros que não possuem o fio de aterramento, não há o menor problema. Se a tubulação for de ferro, você poderá usá-la como um aterramento estrutural, desde que haja continuidade destas tubulações até a parte inferior da edificação.

Quando o fio terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, por exemplo, ele fica energizado, podendo causar choque elétrico. Para evitar esse problema o fio fase fica na entrada da esquerda do disjuntor, o fio terra na entrada do meio e o fio neutro na direita.

Para evitar o choque no chuveiro, portanto, o primeiro passo é fazer o aterramento correto. Normalmente, o condutor de proteção tem a cor verde ou verde e amarela – e deve ser conectado ao sistema de aterramento elétrico de sua casa. Trata-se de uma ação simples: apenas conectar um cabo a outro.

Não se deve ligar o fio terra no neutro! Essa é a regra. Vejamos o porquê. A grande causa desse potencial do neutro ser diferente do terra real se deve aos desequilíbrios das cargas que causam circulação de corrente pelo neutro e assim, podem provocar problemas.

O que diz a NBR-14136. Segundo a NBR-14136, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA.

Não. Para o bom funcionamento do aterramento é necessário usar o mesmo tipo de material.

proibido para circuitos com carros menores que 10 milímetros e também para os circuitos de equipamentos portáteis pela norma fica claro que não se deve usar este método de aterramento para chuveiros o maior risco é a perda do neutro da instalação e neste caso o carro fase.

Por que as emendas aquecem e derretem o cabo? O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

No momento que abrimos o registro, a resistência elétrica dentro do chuveiro recebe uma tensão elétrica. A corrente elétrica passa pela resistência do chuveiro e esquenta a água. Por fim, a corrente continua seu ciclo até o aterramento. O choque elétrico ocorre quando há uma falha nesse processo.

Aterramento elétrico: como é feito
O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.

O que pode causar um choque elétrico no chuveiro
Um choque elétrico no chuveiro acontece porque em um corpo molhado é mais fácil de transmitir corrente elétrica. O que caracteriza o choque. A corrente elétrica sempre irá preferir percorrer o “caminho mais fácil”.

Isso acontece devido à eletricidade estática, a mesma que faz seu cabelo ficar meio arrepiado de vez em quando. A gente não percebe, mas o corpo humano é um bom condutor de eletricidade, ou seja, permite que cargas elétricas (os elétrons) se movimentem livremente, possibilitando a passagem de corrente elétrica.

O maior risco de utilizar o sistema de aterramento TNC é quanto a perda do neutro da instalação, neste caso o cabo fase perde a referência de neutro e tanto o cabo de neutro como o de terra que estão neste ponto, passam a ser um cabo de fase, ou seja, energiza os cabos de neutro até o ponto rompido e como o cabo do ...

Nele, o neutro é aterrado logo na entrada, que segue até o equipamento e as massas da instalação conectadas a um eletrodo de aterramento, diferente do eletrodo de aterramento da fonte, isto é, os dispositivos precisam ser aterrados com haste própria.

Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².

O fio terra deve ser instalado em todas as tomadas e pontos de energia da casa, independente do ambiente. Isto garante que qualquer equipamento que possua o fio terra seja interligado ao sistema de aterramento.

O fio de aterramento é geralmente colocado no corpo dos equipamentos de metal. A finalidade do fio é desviar o excesso de corrente elétrica do equipamento, evitando sobrecargas. Caso haja uma passagem de corrente elétrica através do aterramento elétrico, o circuito é interrompido e o aparelho não receberá mais energia.

No caso dos automóveis o aterramento é feito na lataria e no motor. Como? Repare que o negativo da bateria do seu carro está ligado a essas partes, e todo o sistema elétrico busca negativo na lata do carro. Isso acontece para facilitar a montagem elétrica de um automóvel.

Módulo isolador
Esse equipamento é alternativa prática para suprir a ausência ou deficiência de aterramento. Com sua tecnologia de dupla isolação, ele substitui o aterramento convencional, oferecendo proteção contra choques elétricos.

Sempre que possível, o ideal é utilizar uma malha de aterramento, onde diversos elementos metálicos e em contato com o solo são conectados entre si e a chamada barra de equipotencialização.

Os materiais tipicamente utilizados em aterramento elétrico são os condutores de cobre e os bimetálicos aço-cobre.