O que fazer quando não suporta colega de trabalho?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
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4 passos para lidar com colegas de trabalho desagradáveis

  1. Saiba o que incomoda.
  2. Não compartilhe defeitos.
  3. Não forneça muita informação sobre você
  4. Preserve seu (bom) humor.

Aqui, o melhor a se fazer quando um colega de trabalho não gosta de você é demonstrar proatividade. Procure-o nesse momento para saber a opinião dele, escute as sugestões que ele tem para dar, etc. Foque em trabalhar em equipe, sem levar em conta a pessoa em si.

Se o seu colega de trabalho nunca te inclui nos happy hours após o expediente ou nos assuntos do escritório, também é um indicativo de que ele não gosta de você. É bastante provável que essa pessoa não te considera um membro do time, por isso, não te inclui nas brincadeiras ou nas reuniões de sexta-feira à noite.

Você percebe que o emprego está fazendo mal para você
A recomendação não é simplesmente jogar tudo para o alto porque isso pode até agravar a sua situação. O melhor, nesse caso, é fazer um planejamento financeiro e buscar alternativas – um novo emprego, um plano B, algo que faça você ver luz no fim do túnel.

8 Dicas para acabar com o clima pesado no ambiente de trabalho

  1. Avalie a gestão de pessoas da sua empresa. ...
  2. Elogios e feedbacks. ...
  3. Ambiente para descontração e também para a refeição. ...
  4. Ouça seus colaboradores. ...
  5. Cultura da colaboração. ...
  6. Confiança. ...
  7. Happy hour. ...
  8. Coaching.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

O que fazer quando alguém te ignora

  1. Identifique como você sente. Como você se sente em relação ao tratamento indiferente? ...
  2. Converse com a pessoa honestamente. ...
  3. Reflita sobre o que você pode fazer sobre essa relação. ...
  4. Não traga a indiferença para o lado pessoal. ...
  5. Gerencie as suas expectativas.

Observe o comportamento da pessoa evitando pré-julgamentos e preconceitos. Tente entender porque ela é diferente de você. Busque comunicar-se com ela para garantir que sua relação seja mais saudável. Pouco a pouco, você verá que relacionar-se com ela se tornará mais fácil.

Dicas para trabalhar com quem você não gosta

  1. Reformule sua perspectiva. Um bom exercício é treinar para se concentrar nas boas qualidades que essa pessoa possui. ...
  2. 2 . Não demonstre seu desafeto. ...
  3. 3 . Não tenha medo de dizer o que está errado. ...
  4. Seja gentil. ...
  5. Seja rude. ...
  6. Denuncie como último recurso.

Existem algumas coisas que você simplesmente não deve dizer a um colega de trabalho, seja porque são inapropriadas ou porque podem ser interpretadas de maneira errada.
...

  • Fofocar sobre os outros.
  • Fazer piadas ofensivas.
  • Ser desrespeitoso.
  • Chegar atrasado o tempo todo.
  • Não cumprir promessas.

Não ajudar a disseminar os boatos
Já que você não pode controlar o que os seus colegas andam dizendo por aí, comece por você: quando ouvir algum boato, não o repasse para outras pessoas.Se for possível, nem chegue a escutar o boato e corte o colega no momento em que ele vier dizer algo negativo.

Um ambiente de trabalho tóxico é aquele cujas ações, comportamentos, regras e rotinas da empresa comprometem a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais, impactando no desempenho das suas funções, na sua produtividade, e nos seus relacionamentos interpessoais.

Se você está no último grupo, confira abaixo 5 itens essenciais que você deve saber antes de decidir se vai encarar essa nova aventura profissional.

  1. Avalie as suas motivações. ...
  2. Faça um planejamento. ...
  3. Prepare uma reserva financeira e deixe-a trabalhando para você ...
  4. Não tenha medo de falhar. ...
  5. Estude e acredite em você

Saiba quais são:

  • Não critique a postura da empresa. ...
  • Não questione a remuneração do colega de trabalho. ...
  • Não dê detalhes da vida pessoal. ...
  • Não fale palavrões. ...
  • Não conte vantagem.

Para lidar com pessoas arrogantes no trabalho, siga as nossas dicas abaixo!

  1. Combata a arrogância com bom humor. O bom humor desarma as pessoas arrogantes. ...
  2. Não leve a arrogância para o lado pessoal. ...
  3. Ignore tentativas de chamar atenção. ...
  4. Seja um bom exemplo. ...
  5. Exercite a empatia. ...
  6. Saiba quais batalhas deve escolher. ...
  7. Seja assertivo.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

Parar e refletir sobre tudo que foi dito. Se permita discutir e expor os seus pontos de vistas, mas respeite também os pontos de vistas dos outros de forma lógica, racional e paciente. Não é fácil mas faz parte de crescer, é necessário. Atitudes imaturas e intransigentes causam muitos danos.

Quando a pessoa te ignora: explicação da psicologia
A insistência, nesse tipo de situação, apenas vai gerar um efeito contrário ao que você deseja obter. Se alguém te ignora e você insiste em chamar a atenção dessa pessoa, é provável que essa pessoa não goste da ideia.