O que fazer quando não se vê sentido na vida?

Perguntado por: aferrari8 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Ter um propósito, seja ele qual for, deve ser uma das prioridades de quem ainda não sabe como encontrar o sentido da vida. Essa motivação deve estar alinhada com suas crenças e valores, para que reflita de maneira significativa no seu desenvolvimento pessoal.

O vazio existencial é um sentimento bem desagradável, que provoca angústia e dá a sensação de que existe um grande buraco no meio do peito.

A sensação de “a vida não ir para frente” acontece quando a mente não está sob o controle do corpo, ou seja, não importa o quão ativos somos e quantas conquistas realizamos, para a nossa cabecinha tudo vai ser “mais do mesmo”.

Para vencer na vida, mesmo quando tudo está dando errado, é preciso saber aproveitar bem as oportunidades e ser grato pelo que tem, ainda que não seja muito. É normal se sentir mal e pensar que será impossível superar os obstáculos que insistem em aparecer no caminho.

Os pacientes dizem: “Agora não vejo mais graça em nada, as coisas perderam o sabor, não vibro com mais nada…”. A anedonia é um sintoma central das síndromes depressivas, podendo ocorrer também em quadros esquizofrênicos e em transtornos da personalidade.

Não sentir, ou como usualmente se diz, não sentir nada, é preocupante. É algo apenas possível em determinadas condições patológicas de natureza física, neurológica ou psiquiátrica.

Para sair do estado de desânimo, o seu centro de energia precisa de fontes de prazer. Faça um pacto com você mesmo de gerar sensações prazerosas. Se não der para buscar prazer o tempo todo — porque às vezes não dá mesmo — tente gerar esse sentimento algumas vezes no dia.

Pode-se dizer, então, que esse sentimento é uma resposta a nossa falta de interesse e de satisfação com a vida. Entretanto, nem sempre a causa da ausência de ânimo é clara. Uma pessoa pode ficar desanimada “sem explicações” e não saber pontuar o que está perturbando o seu estado emocional.

Languidez ou lassidão é um termo usado para descrever um estado de vazio, falta de ânimo, um estado de espírito cansado diante dos acontecimentos do cotidiano e da vida. É um estado de apatia entre a depressão e a ansiedade. Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias.

O sofrimento subjetivo, o conflito psíquico e a angústia são resultantes ou a causa dos inúmeros questionamentos, reflexões, dúvidas e insatisfação com a vida que se levanta durante este processo, sendo estes um dos principais sintomas de uma Crise ou Depressão Existencial.

O que é vazio emocional
O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Nas próximas frases, compartilhamos nossas dicas.

  1. Dê um passo atrás. Pode parecer uma contradição. ...
  2. Defina o problema. É difícil avançar se você não entende por que está preso. ...
  3. Encontre o porquê ...
  4. Desprenda-se do que não funciona. ...
  5. Levante todas as opções possíveis. ...
  6. Frases que vão te ajudar a seguir em frente.

Faça as pazes com seu “eu” do passado e assim você perceberá maior controle sobre si. Perceba que não temos controle de tudo e não podemos mudar o passado e sim saber conviver com ele. Se você não consegue se despedir do passado, superá-lo ou enfrentá-lo, procure acompanhamento psicológico.

4 Formas para Superar Limites e Chegar mais Longe

  1. Concentre-se no que está dando certo. ...
  2. Valorize o seu network. ...
  3. Nunca pare de agir. ...
  4. Acredite em você mesmo.

Essa alteração costuma ser comum em pessoas com depressão ou outras doenças psiquiátricas como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química ou demência. Além da perda significativa de sentir prazer em atividades das quais gostava, a pessoa se sente emocionalmente “vazia”.

Deixe-o saber que você precisa de suporte emocional e precisa de companhia durante esse período. Caso o seu parceiro diga a você que está vivenciando a síndrome do ninho vazio, ofereça suporte emocional e deixe-o expressar os seus sentimentos sem julgamentos. Seja companheiro e o chame para sair e reavivar a sua vida.

Então, podemos dizer que nenhuma tristeza é vivida de maneira igual, da mesma forma que nenhuma depressão tem a mesma origem e nem é sentida igualmente por todos. Mas, existe um sintoma que é comum e que, de alguma forma, todas as pessoas experimentam em algum momento da vida, que é a anedonia.

Discussões constantes, decepções e falta de respeito entre o casal são os motivos mais frequentes para a baixa da libido. Rotina no sexo. Ter relação sexual sempre do mesmo jeito, com dia marcado, sem surpresas e emoções novas pode tornar o sexo morno e pouco interessante. Falta de conhecimento do próprio corpo.

A forma mais óbvia de parar os sentimentos é suprimi-los. Por exemplo, se você sente medo injustificado, inapropriado ou vergonha de revelar em uma dada situação, você pode simplesmente tentar não experimentar este sentimento ou distraí-lo para removê-lo.

Clinomania é um distúrbio
Vontade de dormir. Ou seja, sofrem de um distúrbio real e preocupante. A clinomania se trata do desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não; e mesmo sem sentir qualquer sinal de melancolia. Idosos também são considerados mais vulneráveis à doença.