O que fazer quando não se tem mais esperança na vida?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Procure falar sobre como você está se sentindo com pessoas de confiança em momentos de desânimo, desesperança e ansiedade. Desabafar com alguém próximo pode ajudá-lo a remover o peso de sentimentos desagradáveis e, assim, você consegue recuperar um pouco do seu bem-estar.

Para a boa saúde mental, é fundamental a relação com outras pessoas. Claro que os problemas não desaparecerão da nossa vida, mas os abraços, conversas e risadas com amigos e familiares são essenciais para nos levantar o astral. A influência do ambiente social em nosso humor e motivação é um fato.

Na maioria das vezes a sensação de que nada dá certo para sua carreira estão alinhadas as escolhas que não foram cuidadas. É comum encontrar pessoas insatisfeitas com as suas profissões e que não tem a ver com o que com as preferências da própria pessoa. Lidar com esse sentimento de frustração, nem sempre é fácil.

Morôni 7:42–43
“42 Portanto, se um homem tem fé, ele tem que ter esperança; porque sem fé não pode haver qualquer esperança. 43 E novamente, eis que vos digo que ele não pode ter fé nem esperança sem que seja manso e humilde de coração.”

A esperança só morre, quando a gente morre, seja como indivíduo ou mesmo como sociedade, de tal forma que transformações não significam morte, mas evolução. E a esperança está nesse processo evolutivo, mesmo que passe despercebida.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

Entre as atitudes que você pode tomar para voltar a ter esperança estão:

  1. Mude o foco. A desesperança traz o pessimismo, desânimo e apatia. ...
  2. Acredite em si mesmo. Trabalhe a sua autoconfiança. ...
  3. Abrace a incerteza. ...
  4. Procure pelo bom humor. ...
  5. Faça um novo plano. ...
  6. Dê um passo de cada vez. ...
  7. Busque novidades. ...
  8. Seja compassivo consigo mesmo.

Como mencionado brevemente, a angústia pode estar associada a depressão, ansiedade, pânico, transtornos de humor e outras condições psicológicas. Ela pode ser a causa assim como um sintoma acentuado. Quando essa sensação é acompanhada de sintomas físicos extenuantes, o diagnóstico ocorre mais facilmente.

  1. 6 dicas para vencer o desânimo.
  2. Estabeleça metas. Uma boa forma de driblar o desânimo é estabelecer metas. ...
  3. Registre seus resultados. ...
  4. Compartilhe seus problemas. ...
  5. Tire um tempo para descansar. ...
  6. Se alimente bem. ...
  7. Pratique exercícios físicos.

A ajuda psicológica pode ser aplicada quando a falta de animo e motivação não são originadas por causas orgânicas, ou seja, não existe uma doença do corpo. Um profissional poderá ajudar a identificar a possibilidade de depressão, distimia, ou outro quadro que possa estar apresentando estes sintomas.

Consulta tua consciência, pois é através dela que Deus fala diretamente contigo, e certamente te chegará às respostas que tanto necessita para viver melhor. Seja feliz! E ainda que tudo dê errado, não desista até encontrar o caminho onde terá a sensação de que finalmente tudo está dando certo.

O propósito da vida passa, então, a ser preencher o desejo de felicidade. Cria-se uma expectativa e, quando a felicidade falha, a existência torna-se uma lamentável experiência, um grande sofrimento.

Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” A esperança em Deus é essencial para vivermos bem.

Viemos à Terra para receber um corpo, aprender a fazer boas escolhas, ser testados e crescer. Nossa existência não vai acabar depois da morte. Todos ressuscitaremos como Jesus ressuscitou. Se escolhermos seguir Jesus nesta vida, poderemos viver novamente com Ele e nosso Pai Celestial.

Nossa esperança está no SENHOR; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.

1) ABRAÃO “CREU CONTRA A ESPERANÇA”
Abraão é considerado o Pai da Fé, e no texto de Romanos 4.16-18 o apóstolo Paulo afirma que aqueles que crêem são, no sentido espiritual, filhos de Abraão. Paulo também diz que Abraão, “na esperança, creu contra com a esperança”. Que afirmação impressionante!