O que fazer quando não se quer mais ir ao trabalho?

Perguntado por: hconceicao . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Seja qual for sua situação, porém, ainda há coisas que você pode fazer para melhorar seu estado de espírito.

  1. Procure ajuda de um psicólogo.
  2. Tente encontrar algum valor no que você faz.
  3. Encontre o equilíbrio em sua vida.
  4. Faça amigos no trabalho.
  5. Tirar uma folga.
  1. 5 passos para deixar de ser empregado e se tornar dono de um negócio. View Larger Image. ...
  2. Pense em objetivos de curto e longo prazos. ...
  3. Não tenha medo de ir contra as regras. ...
  4. Aceite que será um trabalho ininterrupto. ...
  5. Foque no progresso. ...
  6. Simplifique a sua vida.

Sobrecarga de trabalho
Profissionais sobrecarregados costumam trabalhar excessivamente, realizando horas extras, ou cumprindo funções que não são suas. Essas situações podem gerar estresse, que aos poucos pode se transformar em improdutividade, até iniciar episódios depressivos nos trabalhadores.

Produtividade baixa e exaustão constante
É natural se você se sentir cansado após o trabalho, mas não é normal que você acorde com fadiga, preguiça e sem vontade de ir trabalhar. Saiba que o cansaço incontrolável pode estar ligado a um problema mais grave, ou seja, é necessário ficar atento com o seu desempenho.

O ideal é combinar um horário para conversar a sós com seu superior e explicar as suas razões com objetividade, sinceridade e humildade, ingrediente que não pode faltar nessa conversa. Outra dica importante: jamais critique qualquer pessoa ou qualquer aspecto da empresa que tenha contribuído para a sua decisão.

Você pode escolher cumprir o aviso prévio ou indenizar o seu empregador, ou seja, esse período que você decidiu não trabalhar será descontado pelo seu empregador. Em regra, o pedido de demissão deve ser feito com antecedência de 30 dias, período em que o trabalhador ficará cumprindo o aviso prévio.

Se você não tem ainda um ano de empresa e faltam mais de 3 meses para completar um ano, o melhor dia para pedir demissão está entre os dias 25 e 28 do mês., dependendo do dia em que a empresa faz o fechamento das contas mensais.

A infelicidade no trabalho é um problema que afeta cada vez mais brasileiros. Estima-se que pelo menos 56% dos profissionais no país estejam insatisfeitos com as atividades que desempenham. Em outro levantamento, esse número chega a assustadores 90%.

Contudo, antes de qualquer coisa, é necessário ressaltar que qualquer doença psicológica pode justificar o afastamento de funcionário. Para tal, é preciso que a condição incapacite a pessoa de exercer as suas funções laborais, conforme explica o artigo 59 da Lei 8.213, de 1991.

Esse tipo de sensação é muito comum em pessoas que ainda não amadureceram formas de trocas e interações mais comprometidas. Rotina, na verdade, é uma simplificação psicológica, pois o tempo não pára, as pessoas amadurecem, os acontecimentos e evoluções do mundo estão ocorrendo a todo momento.

Qualquer trabalho pode se tornar uma tortura se você assim escolher que ele seja. Claro, pode ser um trabalho dos sonhos, mas se você encarnar um personagem ranzinza, que não fica satisfeito com nada, realmente nada vai lhe realizar mesmo, nem um bom salário, nem mesmo ter colegas de trabalho maravilhosos.

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é caracterizada por sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultantes de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

O funcionário só pode ser demitido por justa causa no caso de faltas quando se é alegado o atestado ou documento falso. Do contrário, é seu direito faltar quantas vezes forem necessárias em questão de saúde.

Dependendo da sua situação, pode ser que a melhor opção seja pedir demissão, ou então pedir a rescisão indireta.
...
Pela lei, existem 4 formas para que você deixe qualquer emprego:

  1. Pedir demissão;
  2. Fazer um acordo;
  3. Abandonar;
  4. Pedir a rescisão indireta.

Um dos motivos mais comuns para a demissão do funcionário é a chamada justa causa por falta. A empresa pode fazer esse tipo de dispensa após constatar que o colaborador faltou por, no mínimo, 30 dias seguidos no seu local de trabalho.

Ao pedir o desligamento imediato, sem a chance de realizar um acordo com o empregador, o funcionário perde o direito de sacar o FGTS, e ainda de receber a multa devida em demissões sem justa causa ou demissão por acordo.