O que fazer quando não se consegue pagar um financiamento?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

O que fazer quando não consegue pagar um financiamento?

  1. Faça renegociação.
  2. Transferir o financiamento.
  3. Troque o veículo.
  4. Refinanciar o veículo.
  5. Vender o bem alienado.

É possível devolver um veículo financiado para o banco de forma quitativa? Sim, existe essa possibilidade, desde que ela seja ofertada pela instituição credora.

Ao aumentar a quantidade de parcelas do financiamento, é possível reduzir o valor delas. No entanto, é preciso pensar bem sobre essa opção, pois vai demorar mais tempo para quitar o carro e também poderá pagar mais juros devido a esse período maior.

Você vai assinar um termo de entrega para reconhecer que devolveu o carro e que se compromete a pagar a dívida restante, se houver; Logo em seguida, Este termo de entrega deverá ser reconhecido no cartório (reconhecer firma) para oficializar a devolução do carro.

90 dias

Nesse caso, o consumidor tem direito de cancelar o financiamento do carro com defeito dentro de um prazo de 90 dias a partir da data de assinatura do contrato.

Isso varia de credor para credor. Por exemplo, é normal que o mercado pratique o prazo de 90 dias – ou seja, três (3) parcelas em aberto – para entrar com o pedido de busca e apreensão.

Caso o veículo não seja localizado, deverá o oficial de justiça proceder à livre penhora e avaliação de tantos bens quantos bastem para a satisfação da execução.... Oficial de Justiça proceder à penhora de ativos financeiros, diretamente no caixa da empresa executada....

É importante destacar que, para ser aceito, o veículo deve estar em bom estado de conservação. Para devolver amigavelmente o carro financiado, é necessário estabelecer contato diretamente com a instituição para qual você deve pagar o financiamento. A instituição analisa cada caso de forma particular.

Pela lei da alienação fiduciária, o banco é obrigado a vender o bem financiado (veículo etc) em leilão e esta venda normalmente se dá por valor entre 50% a 70% do valor de mercado do bem. Após, pagos os custos com leiloeiro, custas judiciais e honorários advocatícios, o que sobrar do valor vai para abater a dívida.

Legalmente, basta que apenas uma única parcela esteja em atraso para que o banco ou a financeira possam entrar com uma ação de busca e apreensão.

Só é possível cancelar o financiamento se houver o descumprimento de alguma cláusula contratual, e isso é feito através de ação judicial. Você não pode decidir cancelar por si só, o ideal é entrar em contato com a financeira para tentar entrar em acordo.

O direito a entrar com a ação revisional é adquirido no momento que você assina o contrato de financiamento. Não existe qualquer condicionante para o ingresso do processo, basta que haja um contrato bancário e que este contrato contenha irregularidades.

Quando o valor cobrado pelas instituições é superior ao valor necessário para cobrir o risco do empréstimo ou quando está acima do previsto pelo Banco Central, podemos entender que as taxas de juros são abusivas.

Devido a inflação do nosso país.