O que fazer quando não quer mais o cachorro?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Mas e se eu não puder mais cuidar do meu cão e não tiver mais ninguém a quem recorrer? Nesse caso, os abrigos para animais são a melhor alternativa. Os abrigos cuidam dos animais até que sejam adotados e muitos deles têm lares adotivos onde os cães podem ser integrados até que encontrem outro lar permanente.

Acostume, gradualmente, o cachorro a ficar certo tempo sozinho no lar. Iniciar o processo com saídas graduais, começando com períodos curtos de 1 a 5 minutos e depois aumentando gradualmente a duração. Após ter ultrapassado os 5 minutos, este aumento não deve ser linear, porém variando entre períodos maiores e menores.

Documentos a serem apresentados para a adoção:
RG e CPF; Comprovante de endereço atualizado; Levar coleira (no caso de adoção de cães) ou caixa de transporte (no caso de gatos) para o transporte seguro do animal. Taxa de R$ 25,50 por animal adotado.

O Cão Sem Dono é uma ONG (ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL), sem fins lucrativos, que nasceu de um grande sonho do seu atual presidente de resgatar das ruas animais abandonados e vítimas de maus-tratos, dar tratamento adequado e integrá-los a famílias que possam dar amor, carinho e uma vida digna a esses animais.

Onde doar cachorro: procurar um lar seguro é o seu dever
Antes de colocar cães para doação, é importante pesquisar bem para que seu bichinho encontre um lar o mais rápido possível e não fique à mercê do abandono. Uma boa forma de fazer isso é divulgar que você tem um cachorro para doar em grupos de amigos e conhecidos.

Justamente por conta dessa relação de afeto, acredita-se que, embora de maneira bem distinta de nós, um cachorro sente saudade do dono quando não está por perto.

O que será que ele sente? Segundo a matéria publicada do site The News Minute, assim como nós humanos, os cães também passam por estresse, ansiedade e medo. Eles apontam sobre o abalo emocional do cão que vive diariamente dentro de um lar e, de forma inesperada, é colocado na rua.

Isso também deve ser feito para o cão deixar de apresentar uma dependência excessiva.
...
Sendo assim, confira como você pode fazer isso a seguir.

  1. Defina regras. ...
  2. Não estimule o comportamento dependente. ...
  3. Não faça o pet associar sua presença com liberdade. ...
  4. Estimule o pet a fazer amigos. ...
  5. Trate o cachorro com respeito.

Bem, sem mais rodeios então, a reposta para essa pergunta é: por toda vida! As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.

O cão poderá se acostumar de 3 semanas a 3 meses. Isso não é uma regra, tudo vai depender também da forma de como o cão é recepcionado e o nível de atenção que ele recebe. A maioria dos especialistas em comportamentos de cães afirmam que, em média, o cão precisa de 3 semanas a 3 meses para se acostumar ao novo dono.

O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.

O primeiro passo é procurar a unidade do Centro de Zoonoses mais próxima à sua casa. Ela pode ter diferentes nomes, dependendo da cidade em que você mora; Verifique se o Centro de Zoonoses de sua cidade possui animais para adoção; Com esses detalhes em mãos, o próximo passo é buscar o CCZ e encontrar seu novo amigo.

SUIPA

SUIPA é uma sigla que quer dizer Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Além de um abrigo para resgate de animais, a organização possui ainda uma clínica veterinária que oferece atendimento a preços populares.

Ex.: “Doa-se esse lindo e amoroso (cão/gato), de nome (nome do animal, se for o caso), até hoje criado com muito carinho por (nome da pessoa responsável). Ele merece um novo lar que dê a ele a mesma atenção e amor que teve até hoje.”

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Alumínio é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de pragas urbanas como baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos.

Independentemente do nicho, todas ONGs precisam de voluntários. Afinal, elas não trabalham por dinheiro, mas sim por amor! Caso não saiba como participar de uma ONG de animais, basta entrar em contato com uma das mais de 370 em território nacional e perguntar de quais serviços eles precisam.

A responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal. Conforme a lei nº 1607, de 29 de janeiro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura é responsável pelo controle populacional de cães e gatos.

Visite uma loja Petz que tenha espaço dedicado à adoção. Lá você irá conhecer os pets das ONGs/protetores parceiros para criar a conexão perfeita com cão e/ou gato que busca um novo lar. Confira a lista de lojas aqui. Faça a entrevista na hora nas lojas com um voluntário da ONG/protetor.

O conceito de posse responsável pode ser definido como a aquisição consciente de um animal de estimação,visando atender a todas as necessidades do animal, garantindo-lhe bem-estar satisfatório.