O que fazer quando não consegue o primeiro emprego?

Perguntado por: epires . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Como conseguir meu primeiro emprego?

  1. Converse com colegas que estejam trabalhando. ...
  2. Comece um trabalho freelance ou temporário. ...
  3. Aproveite o serviço de orientação de carreira da faculdade. ...
  4. Selecione 5 empresas em que você quer trabalhar (e deixe que elas saibam disso) ...
  5. Pratique a entrevista. ...
  6. Faça um estágio.

Essa categoria de segurado é conhecida como Segurado Facultativo e é destinado aquela pessoa que não exerce nenhuma atividade remunerada.

Para quem não tem experiência, esta parte do currículo é um desafio. Use o tópico para falar de atividades similares a trabalho, como experiências vividas na faculdade, estágio ou voluntariado, por exemplo. Procure descrever quais foram as suas responsabilidades em cada um delas e o tempo que duraram.

Tempo médio para conseguir emprego: 6 meses. Motivo da demora: há menos oportunidades para posições gerenciais.

Passo-a-passo para conseguir primeiro emprego

  1. Converse com colegas que estejam trabalhando. ...
  2. Comece um trabalho freelance ou temporário. ...
  3. Aproveite o serviço de orientação de carreira da faculdade. ...
  4. Selecione 5 empresas em que você quer trabalhar (e deixe que elas saibam disso) ...
  5. Pratique a entrevista.

Sem sombra de dúvida, a falta de experiência é o principal desafio para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. É bem comum que a maioria das empresas faça essa exigência, até mesmo para cargos mais simples e que não demandam tanto conhecimento técnico. Uma forma de contornar isso é fazendo trabalhos voluntários.

Já são quase 64 milhões de brasileiros fora do mercado: os que não fazem questão de ter um emprego; os que não trabalham porque se acham muito velhos, muito novos ou têm algum tipo de incapacidade; os que preferem cuidar da casa e dos filhos; os que têm outros motivos para ficar em casa; e os que trocaram o serviço ...

Para o Ministério da Justiça, ou para o governo, a profissão de quem não tem ocupação não é desocupado, é sem ocupação, o que soa menos contundente que desocupado, e parece ser mais politicamente correto.

Como adquirir experiência profissional além da carteira assinada?

  1. 1 Aposte no empreendedorismo.
  2. 2 Invista em capacitação.
  3. 3 Aproveite as oportunidades de estágio.
  4. 4 Tenha interesse por trabalhos voluntários.
  5. 5 Trabalhe como freelancer para adquirir experiência profissional.
  6. 6 Participe de projetos em sua faculdade.

Esquecer informações ou exagerar nos dados pessoais
Pode parecer mentira, mas um dos erros no currículo mais comuns é o excesso ou a ausência de informações pessoais. Quem peca pela falta se esquece de colocar alguns dados básicos, como um número de telefone ou o endereço de e-mail.

Qual a profissão mais antiga do mundo? Há estudos que dizem que a profissão mais antiga do mundo é a de prostituta, porém, segundo a revista Mundo Estranho a profissão mais antiga do mundo é a de COZINHEIRO.

Você não precisa responder a sua pretensão salarial com um valor exato do salário almejado. A faixa salarial nada mais é que um intervalo de valores. Por isso você pode responder, por exemplo, entre R$ 2000 e R$ 2.500. Dessa forma, você mostra flexibilidade e dá uma margem de negociação para ambas as partes.

Na prática qual a diferença entre os dois? O Jovem Aprendiz é efetivamente um funcionário da empresa e possui tarefas a executar. Já o estagiário é mais uma atividade educacional, com o intuito de colocar em prática tudo o que ele está aprendendo em seu curso.

Adicione experiências em trabalhos voluntários
Você já realizou algum trabalho voluntário? Se sim, vale muito a pena citar aqui. E se você nunca participou de algum projeto voluntário, saiba que essa é pode ser uma oportunidade incrível para você adquirir vivência e ainda ajudar quem mais precisa.

O background da pessoa, o que ela traz de outras esferas da vida que podem agregar ao trabalho, os pontos de sua personalidade que podem ser desenvolvidos e aplicados no dia a dia. Além de tudo, a convivência demandar o desenvolvimento do olhar analítico de quem tiver contato direto com o novo colaborador.

Esse é o caso de programas de Jovem Aprendiz, vagas oferecidas pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e até trabalhos sociais. Uma área que possui projetos de incentivo a profissionais de nível júnior é a de tecnologia, que está entre as áreas mais procuradas nos dias de hoje.