O que fazer quando não confiamos em ninguém?

Perguntado por: rcosta . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Confira algumas das principais.

  1. Traumas. ...
  2. Falta de autoestima e autoconfiança. ...
  3. Dificuldade de colocar limites. ...
  4. Pratique a empatia. ...
  5. Converse com a pessoa sobre sua desconfiança. ...
  6. Aprenda com as experiências, mas deixe o que aconteceu no passado. ...
  7. Entenda e supere seus medos. ...
  8. Desenvolva uma amizade com o parceiro ou parceira.

Provérbios 28:26 Quem confia apenas em si mesmo é insensato, porém quem caminha de acordo com a sabedoria, não corre perigo. Quem confia apenas em si mesmo é insensato, porém quem caminha de acordo com a sabedoria, não corre perigo. O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente será livre.

A pessoa com transtorno de personalidade paranoide desconfia dos outros e supõe que os outros pretendem prejudicá-la ou enganá-la, mesmo quando ela tem nenhuma ou pouca justificativa para ter esses sentimentos.

Ao acreditar no potencial do seu time ou do seu par, naturalmente gera-se um ambiente de confiança. Além disso, quando uma pessoa sente que aqueles ao seu redor acreditam no seu potencial, consequentemente ela se sente mais confiante e preparada para atingir os seus objetivos.

A base para se tornar digno da confiança das outras pessoas é ser você mesmo. Jamais finja ser aquilo que não é por medo, acredite, aqueles que te amam verdadeiramente continuarão ao seu lado, mesmo que discorde deles.

Uma pista para saber se alguém é confiável é ouvir como ele fala sobre as pessoas que não estão presentes. Fuja daqueles que sempre fazem uso de críticas e zombarias, porque certamente eles também farão isso com você quando você não estiver presente. Descubra mais a seguir.

Veja o que diz o Senhor no Salmo 37, versos de 3 a 5: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele o fará”.

Ou seja, eles sobrevalorizam suas capacidades e não são capazes de reconhecer sua inépcia. "Em muitas áreas, a correlação entre a confiança de uma pessoa e seus resultados é basicamente zero", diz O'Brien. "Os menos competentes costumam ser os mais seguros, porque nem sequer sabem o quanto ignoram (do assunto)."

Além disso, quando confiamos, nós aprendemos não apenas sobre indivíduos específicos — nós aprendemos mais, de forma geral, sobre os tipos de situações em que devemos ou não confiar. Ficamos melhores em confiar. Yamagishi e seus colegas demonstraram as vantagens de aprender a confiar.

A pessoa que muito desconfia, é porque está fazendo coisas erradas e a desconfiança é que você faça o mesmo que ela.

A desconfiança excessiva, a falta de confiança em si, é uma grande vilã que pode impedir o seu crescimento pessoal e profissional, pois ela atua como um alerta constante de algo ruim pode acontecer a qualquer momento e que em alguns casos é melhor nem arriscar determinadas ações.

Uma pesquisa realizada pelo site Victoria Milan- voltado a pessoas comprometidas que procuram um caso - mostrou que a maioria dos brasileiros que 'pulam a cerca' também desconfiam que estão sendo traídos. O levantamento ouviu seis 6 mil usuários do site.

O que destrói a confiança na empresa?

  • Promessas não cumpridas;
  • Comportamentos antiéticos;
  • Injustiças (um exemplo: promoções baseadas em favoritismo e na preferência pessoal);
  • Resultados abaixo do esperado;
  • Falta de reconhecimento;
  • Falta de feedbacks.

De acordo com Lewis & Weigert (1985), os psicólogos conceituam confiança como um construto ou traço psicológico que os indivíduos desenvolvem, e que será influenciado por suas experiências sociais e socialização, consistindo em uma expectativa generalizada sobre a possibilidade de confiar em terceiros.

1 firmeza, segurança, certeza, convicção, força. Esperança: 2 fé, crença, esperança, otimismo.

Os três tipos de confiança
Nas relações organizacionais temos três tipos de confiança que são: Confiança baseada na intimidação; Confiança baseada no conhecimento e Confiança baseada na identificação.

Confiança: aquele que acredita na sinceridade de algo ou de alguém. Crença na retidão moral, no caráter e na lealdade de uma outra pessoa. Fé que se deposita em alguém. Acreditar plenamente, com firmeza.

Quem tem confiança em si próprio comanda os outros. É capaz quem pensa que é capaz. Um pouco mais de confiança em você mesmo e tudo se torna mais claro, fácil e atingível. Não deixe ninguém dizer que você não pode, confie no seu potencial e voe alto!

Segundo um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Nova Iorque e Dartmouth, o cérebro demora apenas três segundos para decidir se alguém é confiável ou não. Para chegar a esta conclusão, ele se baseia em parâmetros puramente físicos.

1. Não confiável. Eufemismo usado para dizer que alguém é que falso, desonesto ou traidor.

5 dicas sobre como ter confiança no relacionamento

  1. Conversem muito. O diálogo é a ferramenta mais importante que o casal deve ter. ...
  2. Estipulem limites. ...
  3. Sejam honestos. ...
  4. Respeito mútuo. ...
  5. Mostre empatia. ...
  6. Entenda o que causa a falta de confiança. ...
  7. Aprenda a se comunicar. ...
  8. Saiba a hora de dar um basta.