O que fazer quando liga o chuveiro a energia cai?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

Caso o disjuntor esteja desarmando devido a troca do chuveiro por outro de maior potência, é preciso trocar os cabos por outros de maior seção, o disjuntor do chuveiro e o disjuntor geral, por outros que suportem um fluxo de elétrons maior, pois o valor da corrente muda consideravelmente, lembrando que o ...

5 formas de resolver problemas de interrupção de energia

  1. Tenha controle dos equipamentos.
  2. Qualidade da energia controlada.
  3. Reconheça a raiz do problema.
  4. Faça verificações constantes na rede.
  5. Invista em tecnologia.

Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:

  1. Disjuntor que desarma constantemente.
  2. Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.
  3. Aumento inesperado na conta de luz.
  4. Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.
  5. Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.

Uma das possibilidades que indicam a queima de um disjuntor é quando o aparelho está armado, mas a energia não é transmitida. Essa situação também ocorre em casos de erro na ligação ou rompimento de fios. A ação mais comum para verificar se o dispositivo está queimado é utilizar o multímetro ou alicate amperímetro.

Uma das principais causas para que um disjuntor desarme sozinho é a sobrecarga do sistema elétrico. Isso acontece quando vários aparelhos estão ligados em um mesmo circuito e ao mesmo tempo. Ou, então, quando a instalação já é antiga e os aparelhos conectados exigem mais da rede do que o suportável.

Cada vez temos mais aparelhos eletrônicos em nossas casas, e se ela não tem capacidade para suportar manter os aparelhos ligados, a sobrecarga acontece. Quando isso acontece, o disjuntor desarma e a queda de energia funciona como um sinal para você identificar qual aparelho pode ter ocasionado esse pico de energia.

A falta de energia pode ocorrer por vários motivos. No entanto, as três causas mais comuns são causas naturais, erro humano e sobrecarga. Basicamente, qualquer interrupção entre a geração de energia e a energia doméstica pode levar a uma queda de energia.

O que é e quando acontece um curto-circuito
Será justamente esse aumento repentino da tensão no circuito elétrico que vai ocasionar essa falha. Isso faz com que os aparelhos ou instalações que estejam conectadas a esse circuito elétrico parem de funcionar instantaneamente.

Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.

A primeira coisa a se fazer quando o disjuntor desarma é tirar os equipamentos que estavam sendo usados da tomada (se esse for o caso) e rearmar o disjuntor novamente – seja na chave geral ou no circuito que foi prejudicado. A energia será restabelecida.

O que faz o disjuntor queimar? Um dos motivos mais comuns que faz com que o disjuntor queime, é o superaquecimento. Quando o disjuntor queima, é possível ver fios derretidos e a cor do disjuntor alterada e com cheiro de queimado.

Disjuntor não queima ao menos que haja um sobretensao nele (aquecimento) antes de substituir um disjuntor deve se localizar o defeito que esta causando a queima. Lembre se que você mora em apartamento e no quadro geral onde fica os medidores ha também um disjuntor geral que e bom verificar.

Disjuntores e dispositivos DR
Em condições normais, podem resistir por até 25 anos de operação. Importante: vale ficar atento para os sinais de desgaste dos componentes, especialmente quando começam a ocorrer desarmes frequentes.

Existem duas possibilidades porque o seu disjuntor do chuveiro não quer rearmar, veja o mais comum nesses casos: 1 – Sua instalação do chuveiro elétrico está em curto circuito. 2 – O seu disjuntor está com as molas fracas e chegou a hora de fazer a troca do seu disjuntor do chuveiro.

Cheiro de queimado na fiação
Por isso, se sentir um cheiro de plástico queimado sem motivo aparente enquanto algum equipamento estiver conectado na tomada, é hora de chamar um profissional, pois isso pode ser um sinal de um curto-circuito. Fio e cabos escurecidos ou derretidos são sinais de curto-circuito.

Após um curto-circuito, o primeiro passo é descobrir o ponto do circuito elétrico que causou o problema. Para isso, conhecer quais instalações e tomadas estão em cada circuito da sua casa ou empresa é essencial. Desligar os aparelhos da tomada e verificar os fusíveis é outro passo importante.

Ainda, existem alguns outros sinais de que um curto-circuito está acontecendo:

  1. disjuntores que desarmam com frequência;
  2. lâmpadas que queimam rápido demais;
  3. tomadas manchadas na cor preta;
  4. queda constante de energia;
  5. cheiro forte de queimado;
  6. aumento da conta de luz.

Um curto-circuito ocorre quando os potenciais elétricos entre os pontos de entrada e saída da corrente elétrica são os mesmos. Devido ao efeito Joule, caracterizado por haver um aumento da temperatura do condutor quando é percorrido por corrente elétrica, o fio superaquece.

“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.

As causas que podem levar o disjuntor a desarmar em função do chuveiro em funcionamento são várias, entre elas é ter trocado o chuveiro por um outro de maior potência, o dimensionamento dos cabos estiverem com a seção inferior a corrente que o chuveiro exige ou a distância do mesmo até o disjuntor.

Usa-se o multímetro ou uma chave teste para saber se a corrente está realmente saindo do disjuntor. O problema pode realmente estar do “disjuntor para frente”, em algum fio. Se a corrente não está saindo do disjuntor, então podemos determinar que ele apresenta defeito.