O que fazer quando lesionou o músculo?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Como é feito o Tratamento?

  1. aplicar gelo no local da lesão de 2 em 2 horas, pois o frio diminui o processo inflamatório, a sensibilidade à dor e o inchaço;
  2. imobilizar a região, o que ajuda a conter o inchaço e o sangramento interno;
  3. fazer repouso e evitar atividades ou movimentos que possam agravar a lesão;

Os diferentes graus de estiramento muscular
A dor é mais leve e o tempo de recuperação pode levar menos tempo, uma semana em média. Grau 2: Quando ocorre uma pequena ruptura do músculo. A dor é mais intensa e o tempo de recuperação também maior, em torno de oito a dez semanas.

O músculo ou tendão sofre uma ruptura total. Há dor intensa, extravasamento sanguíneo, inchaço e calor na região afetada. No estiramento grave pode-se sentir a ruptura das fibras palpando a região e o alongamento do músculo afetado não provoca dor e com o ligamento rompido, a articulação tende a ficar mais instável.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

6 dicas para acelerar a sua recuperação de lesões

  1. Continue treinando. Você pode continuar correndo se for mais devagar, não sentir dor e conseguir manter uma boa postura, diz Lewis Maharam, médico do esporte em Nova York (EUA). ...
  2. Mantenha a flexibilidade. ...
  3. Coma direito. ...
  4. Administre a dor. ...
  5. Maneire na bebida. ...
  6. Alivie o estresse.

Confira outros sintomas de distensão muscular.
...
6 remédios caseiros para distensão muscular

  1. Chá de casca de salgueiro branco. ...
  2. Banho de imersão com sais de Epsom. ...
  3. Compressa de infusão de sabugueiro. ...
  4. Óleo de arnica. ...
  5. Cataplasma de infusão calêndula. ...
  6. Vinagre de maçã

Ao contrário do estiramento, as contraturas não geram lesão na fibra muscular. O ESTIRAMENTO geralmente ocorre em uma situação de alongamento excessivo do músculo, muito comum durante as práticas esportivas, tendo 3 graus de variação de acordo com a gravidade.

Graus de estiramento muscular

  1. Grau 1: há estiramento das fibras musculares, mas não há ruptura. ...
  2. Grau 2: há uma pequena ruptura no músculo ou no tendão, o que causa dor mais forte. ...
  3. Grau 3: é caracterizada pela ruptura total do músculo ou do tendão, causando sintomas como dor intensa, inchaço e calor na região lesionada.

Se você sentir a dor da lesão chegando, pare imediatamente o exercício ou até mesmo o treino. Quanto maior o controle que você tiver da lesão, mais rápido poderá voltar aos treinos.

A dor parece uma pontada aguda no músculo e não uma sensação de rigidez, que é o esperado na dor muscular tardia; Há hematoma, região vermelha e inchaço.

- fraqueza muscular; - vermelhidão ou sinal de infecção no local; - dor generalizada; - dificuldade para respirar ou para engolir.

Dor muscular
Algumas opções de pomadas anti-inflamatórias para dor muscular são salicilato de metila (Calminex H ou Gelol), diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac gel) ou diclofenaco sódico (Voltaren emulgel).

As compressas, ou aplicação de gelo, devem ser realizadas por 15 minutos, cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, nas 48 horas após o ferimento. Quando houver algum inchaço, elevar o membro afetado ajuda a melhorar a circulação local, aliviando a dor e reduzindo o edema.

6 melhores remédios relaxantes musculares

  1. Carisoprodol. ...
  2. Ciclobenzaprina. ...
  3. Orfenadrina. ...
  4. Baclofeno. ...
  5. Tizanidina. ...
  6. Diazepam.

Vitamina D auxilia na hipertrofia e recuperação muscular após o treino - 03/01/2022 - UOL VivaBem.