O que fazer quando inalamos produtos químicos?

Perguntado por: osales . Última atualização: 21 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

Em caso de inalação de um produto:

  1. retire a pessoa fora do ambiente contaminado, de preferência para o ar livre.
  2. contacte a Linha do Centro de Informação Antivenenos (CIAV) – 800 250 250.

Devido ao risco de SDRA, todo paciente com sintomas do trato respiratório após inalação tóxica deve permanecer em observação por 24 h.

Em caso de inalação de um produto:

  1. retire a pessoa fora do ambiente contaminado, de preferência para o ar livre.
  2. contacte a Linha do Centro de Informação Antivenenos (CIAV) – 800 250 250.

Os sintomas dependem de qual gás ou substância química foram inalados e de quão profundamente e por quanto tempo foram inalados. Os sintomas podem incluir irritação dos olhos ou nariz, tosse, sangue no escarro e falta de ar.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Carolina orienta que quando há contato do produto com a pele ou olhos, o indicado é lavar o local com água corrente por 10 minutos. “Em caso de ingestão, o indivíduo não deve provocar o vômito ou beber leite, pois isso pode prejudicar mais a intoxicação.

Como identificar sinais de intoxicação
De forma geral, os principais sintomas são: dores de cabeça; enjoos e vômitos; alergias; tosse; irritação e inflamação nas vias respiratórias ou nos olhos; queimaduras e coceiras na pele.

No caso de intoxicações bacterianas, o ideal a se seguir é tratar com uma alimentação balanceada e muito líquido. Se os sintomas persistirem por mais de três dias, é indicado procurar um médico e realizar o tratamento com antibióticos.

Assim, nos casos de intoxicação, deve-se:
— induzir a absorção rápida de leite ou leite de magnésia para acelerar a eliminação do produto tóxico via fecal; — iniciar, logo que possível, a reidratação da vítima com soro caseiro; — por fim, encaminhar a vítima para o atendimento especializado.

Caso tenha havido inalação de fumaça, o recomendado é buscar ajuda médica o mais rápido possível para evitar que aconteçam lesões permanentes nas vias respiratórias. Além disso, é recomendado ir para um local aberto e arejado e deitar no chão, ficando, preferencialmente de lado.

Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias químicas ou plantas tóxicas; Lesões, queimaduras ou vermelhidão na pele, boca e lábios; Cheiro característico de algum produto na pele, roupa, piso ou objetos ao redor; Alterações súbitas do comportamento ou estado de consciência.

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

Entre os exames laboratoriais mais utilizados para o acompanhamento do paciente agudamente intoxicado destacam-se: - Hemograma completo – deve ser sempre solicitado, pois é um exame útil na avaliação do bem-estar geral do paciente e da presença de quadro infeccioso.

concentração do agente tóxico nos diferentes tecidos do organismo, através dos deslocamentos da substância no organismo. Intervém nesta fase absorção, distribuição, armazenamento, biotransformação, excreção.

Durante o período carnavalesco, as pessoas ocasionalmente esquecem a alimentação habitual e exageram no consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, provocando indisposições ou mesmo infecções intestinais.

> Diarreia aquosa; > Febre. Nos casos mais graves, também pode ocorrer: > Desidratação (causa sede excessiva, boca seca, dificuldade para urinar, fraqueza e tontura);