O que fazer quando ferve a água do radiador?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 14 de maio de 2023
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Depois que apareceu esse calorão, aí a água do radiador ferveu. E o jeito é abrir o capô e verificar o reservatório de expansão da água. Depois de algum tempo, depois de acalmados os ânimos, você envolve mão e braço com um pano molhado de boa espessura e vá abrindo devagar a tampa do reservatório.

Falta de água no radiador
A situação ideal é que você não se esqueça de ocar o líquido. Contudo, se um dia isso ocorrer, você precisa tomar cuidado para não sofrer um acidente. Antes de abrir o reservatório, ao perceber que está seco, é obrigatório que você desligue o carro e aguarde aproximadamente 15 minutos.

Sintomas da junta de cabeçote queimada
Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.

A não ser que seja um caso de emergência, uma situação que traga risco para o seu bem-estar ou para os seus passageiros, você jamais deve andar com a junta do cabeçote queimada. Com o passar do tempo, o defeito vai se agravando e acaba atingindo diretamente o motor do veículo.

O superaquecimento do motor é, portanto, causado pela falta de refrigeração, de lubrificação ou pelo calor excessivo.

Esse é um problema que não é possível deixar para depois, afinal quando o radiador está com vazamento ele perde sua capacidade de resfriar o motor. Assim, ao continuar rodando com o radiador furado existe a grande chance do motor superaquecer e você fundir a peça, tendo um prejuízo muito maior com o conserto do carro.

Uma vez estacionado, espere o motor esfriar. Normalmente, o tempo médio é de meia-hora. a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Neste caso é considerado comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana. As exceções podem precisar de reparo mecânico, por isso, cuidado!

Em artigo divulgado pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), o gerente-geral de Qualidade da PSA Peugeot Citroën, Cláudio Moysés, explica que não se deve utilizar água da torneira no sistema de arrefecimento.

Colocar água no radiador ligado ou desligado? Jamais tente abrir o reservatório de água com o motor quente ou fervendo. Espere esfriar muito e peça ajuda.

Depende da extensão do dano. Em caso de superaquecimento, se o carro for rapidamente desligado e rebocado para um oficina é provável que seja necessário apenas trocar a junta. É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00.

O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.

Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. Portanto, faça de tudo para evitar que a junta do cabeçote queimada ocasione o superaquecimento do próprio motor.

Os motivos para a queima da junta do cabeçote podem ser vários mas, basicamente, acontece por causa da alta temperatura ou até superaquecimento do motor. O material da junta do cabeçote não suporta. Por isso, sempre dizemos da importância de auto peças originais de fornecedores que ofereçam garantia de qualidade.

Caso perceba fumaça em excesso saindo do escapamento, é bom ficar atento, pois também pode indicar sérios problemas na junta do cabeçote. Se a fumaça for branca, não há razão para desespero. Mas, se notar uma fumaça preta saindo, inclusive depois que o motor esquentar, procure o mecânico o mais rápido possível.

Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda. Os valores, geralmente, podem ser financiados em carnês, cheques ou por financeiras e bancos.

Fumaça ou vapor saindo do compartimento do motor: Se você notar fumaça ou vapor saindo do capô do seu carro, é provável que o motor esteja superaquecido. Essa fumaça geralmente tem um odor característico de líquido de arrefecimento queimado.

Posso andar com a ventoinha ligada direto? Não, quando você notar que a ventoinha não está desligando deve levar o carro a um especialista. Como explicado acima, se você andar com ela sempre ligada pode ter problemas nos componentes eletrônicos e no sensor de temperatura.