O que fazer quando está magoado com alguém?

Perguntado por: emelo3 . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Compreender e aceitar que o outro também erra é uma etapa determinante para lidar com as mágoas. Vale lembrar: cada ser humano vê o mundo de uma maneira. Isso quer dizer que nem sempre a intenção da outra pessoa é magoar, pois uma atitude que é errada para você, pode ser considerada correta por ela.

O cultivo da raiva excessiva faz com que o corpo humano entre em estado de estresse, pois a descarga de adrenalina no organismo é muito grande. O sentimento pode causar alterações fisiológicas como aumento da pressão e dos batimentos cardíacos, tonturas, vertigens, tremores, inquietação e até insônia.

A magoa, é um tipo de emoção interpretado pelo cérebro como algo doloroso. Esse sentimento ativa nossos mecanismo de defesa, que são variados, há pessoas que sentem vontade de revidar, outras podem se afastar, ignorar, tentar esclarecer, tirar satisfação e assim por diante.

Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.

Muita gente costuma guardar a mágoa e os sentimentos ruins por não conseguir extravasar, daí vem à tristeza e a angústia. Isso acontece porque temos temperamentos e limites diferentes fazendo com que alguns levem sem traumas as decepções do dia a dia, enquanto outros guardem e fiquem remoendo as dores.

Vá e fale o que te incomoda, as vezes não foi nem intenção do seu amigo te magoar, as vezes foi, mas chega nessa pessoa e diz o que te magoou e ouça o que ele tem a dizer.

Veja a seguir como dar um basta na situação e finalmente superá-la:

  1. Corte o mal pela raiz. A indicação da especialista é ocultar as postagens ou bloquear a pessoa das redes sociais. ...
  2. Foque no seu bem-estar. ...
  3. Deixe o calendário de lado. ...
  4. Não projete o alívio em um novo amor. ...
  5. Deixe a natureza agir. ...
  6. Honre sua própria história.

Ressentimento é guardar mágoa contra alguém. Em vez de perdoar e superar a dor, a pessoa que se ressente continua sofrendo com os sentimentos negativos provocados por outra pessoa. O ressentimento torna a vida amarga e tira a alegria (Jó 5:2). A Bíblia diz que Deus perdoa Seus filhos e não fica ressentido para sempre.

Para facilitar as desculpas, veja a seguir seis dicas:

  1. Não encare como fraqueza. Esqueça a ideia de que pedir perdão é uma atitude de fraqueza. ...
  2. Entenda que toda história tem dois lados. ...
  3. Tente ver lado humano. ...
  4. Pense nas consequências em longo prazo. ...
  5. Dê uma chance para explicações. ...
  6. Perdoe-se primeiro.

Quando se diz que determinada pessoa “guarda mágoa” de uma situação ou indivíduo, significa que existe uma mistura de sentimentos que varia entre o rancor, a raiva e a tristeza. Normalmente, a mágoa é fruto de uma grande decepção.

Lembre-se: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você!

  1. 2) Nada de redes sociais ou telefone. Nada de terminar um relacionamento por meio das redes sociais ou telefone. ...
  2. 3) Não sinta pena da pessoa. ...
  3. 4) Seja sincero (a) ...
  4. 5) Nada de usar desculpas esfarrapadas. ...
  5. 6) Mantenha-se firme sempre. ...
  6. 7) Seja direto (a)

Se a pessoa sabe que te magoa e CONTINUA fazendo, a pessoa não se importa com você e muito menos com o que você sente.

Guardar rancor é quando você guarda raiva, amargura, ressentimento ou outros sentimentos negativos muito depois de alguém ter feito algo para magoá-lo.

Em termos práticos podemos dizer que a raiva, como uma emoção, não implica em mágoa, mas em estresse, e o ódio, como sentimento, implica numa mágoa crônica, numa angústia e frustração.

Outros estudos também apontam que a falta de perdão pode desencadear em sérias doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão, reações alérgicas, enxaquecas, dores no corpo e até câncer. A falta de perdão nos faz sentir torturados.

Variações do humor - Quem tem ódio e rancor fica remoendo as situações a todo momento e este ressentimento pode causar o que chamamos de transtorno do estresse pós-traumático (TEPD). Se não for diagnosticado corretamente, pode provocar variações de humor, ansiedade e até transtorno de personalidade.

Síndrome do Coração Partido: o que é e quais os sintomas? O coração sente as emoções. E, as consideradas negativas, como estresse, tristeza, angústia, acentuadas durante a pandemia, podem afetar em cheio o coração e causar uma doença ainda rara chamada de Síndrome do Coração Partido – ou cardiomiopatia de Takotsubo.

Com o desenvolvimento da intimidade, tendemos a ver o outro como nossa posse. Sem perceber, passamos a agir como donos do outro. A qualquer contrariedade, qualquer ação do outro diferente das nossas expectativas, instala-se a guerra.

Me desculpe, meu amor. Eu sei que errei e não tenho desculpas para justificar meu comportamento. Só posso dizer que sinto muito e que prometo fazer o possível para nunca mais te magoar. Você é uma pessoa muito especial para mim e não quero perder sua confiança e amor.

Perdôo sinceramente quem me rejeitou, me odiou, me abandonou, me traiu, me ridicularizou, me humilhou, me amedrontou, me iludiu. Perdôo especialmente quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada.