O que fazer quando está com 34 graus?

Perguntado por: asales . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Em casos de hipotermia leve, com a manifestação apenas de tremores de frio, a recomendação é agasalhar e ingerir alimentos quentes, como sopa ou chá. Porém, se a temperatura não começar a se elevar e o paciente piorar, apresentando confusão mental, por exemplo, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.

O que causa a hipotermia? A hipotermia geralmente acontece quando há uma exposição prolongada a ambientes frios. Mas, ela pode ocorrer também em temperaturas mais amenas, quando a pessoa se molha na chuva, por exemplo, e não se seca – condição que se torna ainda mais grave se houver vento frio.

Pode atingir uma média regular em torno de 35,5 º C, enquanto, em outros, pode chegar até 37,5 °C. A hipotermia acontece quando o corpo atinge uma temperatura inferior a 35 °C. A perda de temperatura pode ser muito perigosa se não for controlada a tempo.

Hipotermia leve: indivíduo apresenta temperatura central entre 35 ºC e 32 ºC. Hipotermia moderada: indivíduo apresenta temperatura central entre 31,9 ºC e 28 ºC. Hipotermia grave: indivíduo apresenta temperatura central menor que 28 ºC.

A hipertermia é o aumento da temperatura corporal, geralmente acima de 40 ºC, acima do ponto de ajuste hipotalâmico. A hipertermia pode ter inúmeras causas, como a exposição a ambientes com temperaturas elevadas e a realização de atividades físicas prolongadas em condições inadequadas, como em ambiente mal arejado.

Geralmente quando ela surge, já é um sinal de alerta. Mas, quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 º C ocorre a hipotermia, condição que requer tanta atenção quanto a febre. Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C.

Veja abaixo quais alimentos que aquecem o corpo (e a alma) no inverno:

  1. GENGIBRE. Além de melhorar a digestão e a circulação sanguínea, o gengibre acelera o metabolismo, aquecendo o corpo. ...
  2. CANELA. ...
  3. CACAU EM PÓ ...
  4. CHOCOLATE. ...
  5. PIMENTA VERMELHA. ...
  6. CHÁ VERDE (CAMELLIA SINENSIS) ...
  7. VINHO.

Hipotermia: causas
Em sua grande maioria, o que causa hipotermia é a permanência humana em locais onde a temperatura ambiente é muito baixa; em outras palavras, exposição ao frio.

No caso de adultos saudáveis, geralmente, não há grandes riscos até que a temperatura corporal atinja 39.5º C ou mais. Já para crianças, a menor mudança de temperatura deve ser vista com atenção.

A hipotermia é a temperatura central do corpo < 35°C. Os sintomas progridem de calafrios e letargia à confusão, coma e morte.

Hipotermia: causas
Em sua grande maioria, o que causa hipotermia é a permanência humana em locais onde a temperatura ambiente é muito baixa; em outras palavras, exposição ao frio. Nesse caso, a taxa de calor que o corpo cede ao ambiente é muito maior do que a taxa de calor que o próprio corpo humano gera internamente.

Medicamento para tratamento de Síndrome da Hipertermia Maligna pode ser obrigatório em hospitais. Os hospitais, clínicas e atendimentos de urgência, públicos e privados, poderão ser obrigados a manter em seus estoques o medicamento Dantrolene Sódico ou similar.

Na hipertermia, temos um aumento drástico da temperatura corporal central, que fica acima dos 40 ºC. Podemos definir a temperatura central como sendo a temperatura do coração, pulmão, encéfalo e órgãos esplâncnicos. A temperatura central, em condições normais, apresenta-se entre 36,6 ºC e 37,6 ºC.

Além dos problemas comuns que já citamos e algumas doenças, o endocrinologista também atua com questões pontuais do organismo de um paciente.

Aos primeiros sinais de calafrios e de mal-estar, é normal suspeitar que o corpo possa estar entrando em um estado febril. Porém, em situações nas quais o termômetro sequer chega a indicar que a temperatura subiu, muitas pessoas acabam alegando que estão com uma condição chamada febre interna.

Quando questionamos por que suamos quando estamos com febre, a resposta é simples: o corpo está utilizando todo seu arsenal de reações imunológicas para combater a presença de microrganismos invasores e, depois, retornar a temperatura para o padrão adequado para nossa saúde.

Como a temperatura média de um ser humano saudável varia entre 36,1°C e 37,2°C, é normal que, ao longo de um período de sono, o corpo chegue aos 35°C.